Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quase diário sem sal nem pimenta !



[18-12-2009 21:49:34] Victor Nogueira: Hoje esteve muito frio e chove, mas não está previsto nevar em Setúbal
.
[19-12-2009 09:17:21] Victor Nogueira: Por aqui o dia está triste, frio, cinzento e chuvoso
[19-12-2009 09:23:22] Victor Nogueira: Ali a minha estação metereológica caseira marca + 17º em casa, mas desconfio que não mede bem a temperatura :)
[19-12-2009 09:29:00] Victor Nogueira: Vou deitar-me. Estou cheio de frio e gelado. Agora está a vir o sol e o céu a ficar azul com nuvens brancas. Afinal a poluição que avisto no horizonte deve se de Lisboa e Barreiro. pois tirando a Serra dos Barris, no cimo da qual fica o Castelo de Palmela, o terreno é todo planície. Do Castelo de Palmela vê-se Lisboa, embora esteja distante dela uns 30 km.
 .
[20-12-2009 12:30:00] Victor Nogueira: Por cá o dia está cheio de sol e com céu azul e o  tempo frio. Estou gelado e vou tratar do almoço.
[20-12-2009 12:38:27] Victor Nogueira: A neve é bonita, mas só nas fotos e nos filmes. Nos idos de 1975, quando fomos com os alunos à Serra da Estrela, estava enlameada de castanho e parecia esferovite
[20-12-2009 12:40:44] Victor Nogueira: Em Luanda o Natal era no tempo quente e da praia. Mas fazia-se árvore de natal e presépio, sendo a neve que desconhecíamos substituída por flocos de algodão e mais tarde por um spray. As prendas eram postas pelo «Pai Natal» de madrugada e de manhã era um alvoroço para irmos desembrulhá-las.
.
[20-12-2009 19:47:18] Victor Nogueira: Está frio, está chuva e o tempo está triste e eu também
[20-12-2009 19:49:19] Victor Nogueira: Chove dentro do meu carro, pois tentaram assaltá-lo e como já tem 350 000 km tenho de comprar um novo até ao fim do ano para beneficiar dum subsídio do Governo. O meu Ford Fiesta tem 17 anos e já não vale a pena gastar dinheiro nele, embora não me tenha dado muitas despesas até agora
.
[20-12-2009 19:59:38] Victor Nogueira: Já deixei os relatórios das electreomiografias ao médico ortopedista e vou consultá-lo no Hospital na próxima 4ª feira de manhã. De tarde vou fazer os testes para o aparelho auditivo.
.
[20-12-2009 20:00:25] Victor Nogueira: Amanhã à tarde tenho consulta de psicologia, mas não me serve de muito, pois ando deprimido outra vez
[20-12-2009 20:03:55] Victor Nogueira: Tenho de fazer a contabilidade toda do prédio relativa a 2009, por causa da assembleia de condóminos, que votará o relatório de actividades e as contas de 2009 e definirá o plano de actividades para 2010. Precisamos de pintar o prédio por fora mas o dinheiro no banco não chega. A actual Administração continua e com isto já vou para o 7º ano consecutivo
.-
[20-12-2009 20:05:40] Victor Nogueira: Costumava fazer a contabilidade no excell, mas este ano comprámos um programa de contabilidade específico, mas ainda não decidi se este ano faço no excell se no novo programa, mas ainda não o experimentei.
.
[21-12-2009 07:46:40] Victor Nogueira: Acordei agora. Dói-me muito o ombro esquerdo. O céu está cinzento escuro e as gaivotas passam aqui frente à janela. Hoje deve chover..

[13:51:18] Victor Nogueira: O ombro esquerdo agora já dói menos. Está um dia de sol e acordei agora, de mais um pesadelo. Vou tratar do almoço.
.
[22-12-2009 15:33:30] Victor Nogueira: Ainda está uma tarde bonita mas daqui a pouco será noite cerrada. Acabei de almoçar e vou buscar os jornais. Não gosto de Natal. Sempre pensei que teria uma família grande mas não tenho. Vou sair para comprar os jornais. O céu hoje está bonito, com nuvens brancas e as gaivotas voltaram para o mar! Antigamente havia uma árvore enorme junto ao prédio, mas caíu durante uma tempestade, destruindo dois carros. O meu e o da minha mãe escaparam por pouco, pois os ramos ficaram a poucos centímetros deles. Mas essa árvore estava sempre cheia de pássaros a chilrearem (cantarem). Não sei se seriam pardais. Agora já não há pássaros, nem no jardim. As únicas aves que pousam ali no largo são pombos, para comerem os restos de comida, especialmente junto aos contentores do lixo. E são eles e as gaivotas que esvoaçam para lá da janela. Por vezes os pombos pousam na varanda da sala e houve uma vez que fizeram ninho num dos vasos. E pronto, vou sair.
.
[22:03:27] Victor Nogueira: Fui às compras: comprei uma impressora, um teclado novo para o PC e um disco externo e mais livros no alfarrabista.
[22:05:40] Victor Nogueira:  Aqui o frio abrandou mas a Meteorologia prevê chuva para amanhã e dias seguintes. Amanhã vou consultar o ortopedista de manhã e à tarde experimentar os aparelhos auditivos.
.
[22:55:43] Victor Nogueira: Bem, estive em mudanças. Pus os casacos e calças de verão aqui no roupeiro do escritório e as camisas no camiseiro no quarto da minha mãe, tirando destes armários a roupa de inverno para o roupeiro do meu quarto. Fiquei a suar e vim até aqui dedilhar um pouco. Agora vou alimentar os meus blogs :)
.
E pronto, está a «cumbersa» feita. Já é um novo dia, isto é, a madrugada de 23 de Dezembro, antevéspera de Natal. Ainda tenho de fazer os embrulhos para as prendas, mas fica para 5ª feira, véspera de Natal.
.
Acabei de ler o romance de António Brito - O Céu Não Pode Esperar - que me prendeu no princípio mas depois tornou-se algo fastidioso, com algumas cenas que me pareceram metidas a martelo como a dos amores do tenente com a freira. Depois comecei a ler um sobre a Guerra Colonial Portuguesa, de Armando Sousa Teixeira, mas pu-lo de lado. Fixei-me agora em «Jerusalém», de Mia Couto, e num de Richard Zimler - Os Anagramas de Varsóvia -  para além de ter retomado o Sven Hassel - Vi-os Morrer - saltitando dum para outro conforme a minha disposição de espírito.
.
.

Sem comentários: