Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um pouco de mim - Victor Nogueira


01 - Nome?  

Victor Manuel Nogueira de Aragão Avis e Calatrava  :-)

02 - Quantidade de velas no teu último aniversário?
63

03 - Tatuagens?
nenhumas

04 - Piercings?
nenhuns

05 - Já foi à África?
Vivi em Angola 16 anos mais 8 nas férias de verão. E duas férias grandes (de Verão em Portugal, pk nas colónias portuguesas a sul do Equador Julho a Setembro correspondiam ao "cacimbo", pino da estação fria) em Pointe Noire (na altura África Equatorial Francesa)

06 - Já ficou bêbado?
Várias vezes mas passou-me definitivamente a bebedeira das bebedeiras

07- Já chorou por alguém?
Sim, de alegria, de  tristeza e de raiva. E de imensa alegria, quando ouvi na rádio a proclamação da independência do meu País – Angola !

08 - Já esteve envolvido em algum acidente de carro?
Vários, mas só um grave, ao entrar  numa auto-estrada, a do Estoril, com pedaços do meu carro e dos da frente a voarem, pois a minha velocidade e o pouco espaço de manobra só permitiram que o embate fosse lateral e apenas com prejuízos materiais. Durante meses forcei-me a continuar a conduzir pois via sempre pedaços de chapa a irem pelos ares.

09 - Peixe ou carne?
Peixe, carne, verduras, fruta ...

10 - Música preferida?

Depende do estado de espírito, desde que não seja da pesada como era a da banda de garagem do Rui Pedro

11- Champanhe?
Nunca bebi do verdadeiro. Gostava de uísque e rum, mas já não gosto!

12 - Metade cheio ou Metade vazio?
Depende do que for, mas como filosofia de vida .... metade cheio se mais não puder ser :-)

13 - Lençóis de cama lisos ou estampados?
Estampados mas discretos

14 - Filme preferido
Um dicionário deles

15 - Flores?
Todas as que tenham bom cheiro, incluindo as pequenas campestres. Se tiver de escolher alguma – papoilas e gira-sóis

16 - Coca-Cola simples ou com gelo?
Com gelo. Mas só Coca-Cola. As outras Colas não se entranham, estranham-se apenas pelo mau gosto :-)

17 - Quem dos teus amigos vive mais longe?
Judite, na Hungria

18 - Quem você acha que vai responder a esse e-mail mais rápido?
Ninguém, pois não tenciono re-enviá-lo

19- Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender?
O fixo ao 5º toque passa para o voice-mail e o télélé é quase secreto e atendo logo se estiver ao alcance da mão e do ouvido, excepto  se for a conduzir

20 - Qual a figura do tapete do seu rato?
Um calendário da CDU das eleições autárquicas de ... 2002. É resistente e continua com bom aspecto :-)

21 - Pior sentimento do mundo?
 Depende da situação e do contexto. Em termos genéricos, o espírito mesquinho e tacanho, a cobardia, a sabujice, a mentira, a subserviência.

22 - Melhor sentimento do mundo?
A Paz na Humanidade, Amoramizade, Solidariedade, Felicidade, Inteligência, Sensibilidade, Franqueza

23 - Ultima coisa que faz antes de dormir?
Apago a luz do candeeiro

24- Qual o primeiro pensamento ao acordar?
Depende. Dava um romance descrevê-los :-)

25- Qual o último pensamento antes de dormir?
idem, aspas

26 - Se pudesse ser outra pessoa, quem seria?
Sou o que sou e o que de mim a vida, as circunstâncias, e outrem foram moldando, a meu gosto ou contra-gosto

27 - O que você nunca tira?
Nada tenho de externo ao meu corpo que não tire

28 - O que você tem debaixo da cama?
Os sapatos, as sandálias, os chinelos ou pantufas e por vezes poeira :-)
[E claro e sempre - o soalho]

29 - Qual a pessoa que talvez não te responda?
Ninguém vai responder porque só a quem me envia respondo e não re-passo!

30 - Aquele que com certeza vai te responder?
Prejudicada pela resposta anterior

31 - Quem gostarias que te respondesse?
Se repassasse, a meia dúzia do costume  da galeria de 88 retratos no hi5 [2011 - e as poucas pessoas que me correspondem no Facebook, algumas já vindas do mIRC e do hi5]

32 - Qual é o livro que estás a ler?
Vários simultaneamente. Mas assim de momento «Capitão de Abril,  Capitão de Novembro», de Sousa e Castro, «Camaradas de Guerra», de Sven Hassel, «Hitler, Ascensão Irresistível», de Kurt Gossweiler  e «A Viagem do Elefante», de José Saramago, para além da poesia que me enviam e publico no meu blog D'Ali e D'Aqui e a que vou descobrindo nas minhas deambulações pela Internet. Para além das news-letters e da imprensa on line, diariamente

33 - Uma saudade?
Luanda, que já não é ! E também os meus familiares e amigos, que já morreram ou se dispersaram porque em muitas terras vivi intensamente ! Mas se tivesse que mencionar alguém, dos que morreram,em 1º lugar,  a Celeste, mãe do Rui e da Susana e o meu irmão caçula Zé Luís, e depois os meus avós António Barroso e Zé Luís ,a minha tia-avó Esperança e os meus tios José João e José Barroso, a minha cunhada Teresinha [Gato], a minha colega Isabel Pimentel [que morreu aos 20 anos porque o para-quedas não se abriu]. E muitas pessoas que conheci na Internet e  «desapareceram» como a Manariana, a Gabi e o Suave Perfume do Lis, a minha amiga Fátima da Madeira, ou a minha colega de Económicas de quem perdi o rasto depois de se reformar, a Emília. [E também gostaria de reencontrar o Jorge Zamith e o José Carlos Abranches de Figueiredo e a Maria José Morgado e a Rita, estas minhas colegas em Évora, bem como a Bia de Safara e a Florinda] E sempre, a minha mana e doce Clarisse !

34 - Uma característica tua:
Não pregar rasteiras e assumir a responsabilidade do que faço e de quem me está subordinado, mas se um inimigo meu tropeçar ao cimo da escada nada faço para detê-lo. Se for um(a) amigo/a, deito-lhe a mão  para tentar evitar que caia. Sentido do humor e da ironia fina (dizem-me)  e uma grande capacidade de rir-me de mim mesmo e dar quase sempre  por cima) a volta às situações.

35 - Decepções que tiveste na vida...
Muitas. A maior - Joana Princesa, que me inspirou muitos e belos poemas e deixou um vazio dentro de mim.

36 - Lugares em que morei.
Por mais de de cinco anos: Luanda (antiga S. Paulo da Assunção de Luanda - Angola), Évora, Lisboa, Setúbal,  Porto, UCP Soldado Luís (Monte da Arouca – Vale de Guiso),  Paço de Arcos,
De um a três anos: Uíge (antiga Carmona - Angola), Amareleja, Santo Amador (Moura),  Barreiro, Alcácer do Sal, Salvada (Beja), Caldas da Rainha, Mindelo (Vila do Conde), Vila do Conde, Póvoa de Varzim,
De uma a várias semanas: Huambo (antiga Nova Lisboa - Angola), Caála (antiga Vila Robert Williams - Angola), Pointe Noire (antiga África Equatorial Francesa), Beringel (Beja),  Santiago do Cacém,  Viana do Castelo, Tavira, Lagos, Aljezur, Vila Nova de Mil Fontes, Portimão, Beja, Covilhã. Lamego, Mirandela, Braga, Leiria, Coimbra, Cascais, Pateira de Fermentelos (Águeda), Goios (Barcelos), Canha (Vendas Novas), Santarém, Cartaxo,  Funchal (Ilha da Madeira), Óbidos

37 - Programas de TV que assistias quando criança [e adolescente]
Não havia televisão em Luanda. Mas  era frequentador assíduo de cinema, incluindo o Cine Clube de Luanda, e de todas as raras temporadas de ópera.

38- Programas que assisto hoje:
Reportagens, Entrevistas e Documentários

39 - Lugares em que estive e gostava de voltar
Todos, em especial a Beira Baixa, Coimbra, Castelo Novo, Silves, Sines, Mértola e Tavira.  E sempre - Lisboa [Setúbal para mim já "morreu"]

40 - Formas diferentes que me chamam
Victor, Victor Nogueira, Dr. Victor, Dr. Victor Nogueira, Dr. Nogueira, Camarada Victor, Camarada Victor Nogueira, Camarada, Companheiro, Vizinho  (Setúbal), Amigo (Alentejo), senhor Victor, Vitinho, Vitinha, Vic, Vi, Pai e quando menino – Vitó. [2011 - E para o meu  neto Francisco, com dois anos, sou o  Tó] E como Victor é difícil de pronunciar, Vítaro pelas pessoas de poucas letras. E pelos empregados em Luanda: menino Vitó.


41 - Pessoas que me mandam mails quase todos os dias
Moranguinho Pereira e Flor do Oásis

42 - Comidas Favoritas
Várias e depende da disposição

43 - Lugar em que desejaria estar agora
Num lugar onde pudesse ser feliz


44 - Espero que este ano eu possa..
Que todos nós consigamos dar a volta ao mundo tenebroso, sombrio e desumano em que a esmagadora maioria da Humanidade vegeta

45- Mande um recado para quem te enviou:
.
a) Gosto de ti e gostaria que nos encontrássemos para nos conhecermos.
.
b) Gosto de ti,  porque és a única pessoa que me telefona para saber de mim, para além dos meus filhos, da minha tia Lili e da Madalena. :-)
.
c) Gosto de ti, da poesia que escreves e dos poemas de outrem que partilhas e continuo à espera do cafezinho :-)
.

Sem comentários: