Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 26 de junho de 2012

De cautelas e medos te vestes por Victor Nogueira


por Victor Nogueira a Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 às 23:55 ·
* Victor Nogueira

De cautelas e medos te vestes
De cinzento deixas que te vistam
mesmo que o contrário digas
És, mulher, metade da humanidade
mas apenas metade e não toda a humanidade
Sem ele e sem ti ela não existiria.
Mas nos teus filhos e no teu companheiro matas a vida
e aceitas ser simultâneamente
não fonte de liberdade

mas presa de medos e cadeias e obrigações ancestrais 
que não são universais
mas interiorizas como tais
como punhais
de que o pretenso e hipócrita amor aos filhos é máscara e disfarce
que lanças ao teu companheiro a quem negas a paternidade
e
que
.
muitos
.
comodamente

aceitam para desespero / inFELÍCIA tua
ou "não"
a generosaa sacrificada
a pura
a sem máculla
a desinteressada
minha "Nossa Senhora" submissa e dominadora
.
No fundo de ti
acreditas na mentira que constróis
que teces
em que te enredas
em que te encerram
e aos que dizes amar
.
Como se o amor e a liberdade
residissem na mentira
na sujeição
no medo
no ciúme
.
na posse
 .

E admiras-te da violência doméstica
temes a violência na sociedade que nos violenta
e não falas
da que exerces
sobre o teu companheiro
teus filhos
teus netos
teus irmãos
que perpetuas mesmo que o negues
e receias que to desvendem!


Victor Nogueira 
Setúbal
2012.06.25

 
  • 50 de 51

    • Victor Nogueira Yuuuuuppppppiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeee Yolanda Botelho . Finalmente um "Não Gosto" Mas ... não gostas do que escrevi, de como escrevi ou do que descrevi ?
      26/6 às 0:06 · 

    • Victor Nogueira Ah! Beijos do teu esquerdista preferido, Yolanda Botelho :-)
      26/6 às 0:08 · 
    • Yolanda Botelho DO QUE ESCREVESTE.....E DESCREVESTE..... DO CONTEÚDO PERCEBES?BJ
      26/6 às 0:11 ·  · 2
    • Deolinda Figueiredo Mesquita Onde já vi isto??......Não comento. Obrigada.
      26/6 às 0:12 ·  · 1
    • Thatalyscal Scaldelai Foi infeliz neste poema amigo...
      26/6 às 0:17 · Editado ·  · 1

    • Victor Nogueira 
      Eu não quero, Yolanda Botelho e Thatalyscal Scaldelai polemizar. Mas será que as minhas leitoras me vão condenar ao garrote da inquisição assim me dando razão ? Bjos para quem quiser e ao escrever isto previa as reacções, embora não soubess
      e de quem viessem. Mas de repente deixei de ser o "memorialista" que sem lê sem mergulhar as mãos na vida e na sociedade que no-la negam, deixei de ser quem escreve mais ou men os conseguidos textos de amor? 

      Eppur si muove teria dito Galileu contra a "evidente" teoria de que o sol se movia à volta da terra de que nas escrituras se buscava fundamento contrariando o uso da razão, as teorias dubidativas das verdades eternas, expressas depois também por Descartes, Durkheim e Marx? Ou os navegadores portugueses que nos descobrimentos estilhaçaram verdades que se queriam imutáveis, eternas ?
      26/6 às 0:28 ·  · 4
    • Yolanda Botelho SOU TUA AMIGA,POR ISSO FUI SINCERA...QUANDO NÃO GOSTARES DE QUALQUER COISA QUE EU FAÇA OU ESCREVA,SE TIVERES A MESMA ATITUDE ACEITO....BJS
      26/6 às 0:42 · Editado ·  · 1
    • José Pires Documento do Ministério da Educação e Ciência divulga as reformas "concluídas" e…
      as que ainda estão "em curso" no sistema educativo !!!!

      26/6 às 0:50 ·  · 

    • Victor Nogueira 
      Eu podia falar-vos do homem que sou e das violências a que as mulheres, com o seu amor ou ódio, sujeitam os homens. E violência extrema de mulheres encontram-se descritas quotidianamente ao ler os jornais. Não falo em público de mim, por
      ser da minha esfera intíma e essa não a partilho em público. E muitos homens dela não falam por pudor em revelarem as suas derrotas, as suas fraquezas, 

      Se há escravocratas é porque os escravos aceitam a submissão. E violência doméstica não é apenas a dos homens sobre as mulheres, mas destas sobre aquelas, e de ambos sobre os filhos e destes sobre os pais, praticamente desde o berço, se estes lhes apararem o jogo. 

      Não estou em guerra convosco, Yolanda BotelhoDeolinda Figueiredo Mesquita MesquitaThatalyscal Scaldelai e mais quem negue as evidências porque consderam que todas as mulheres são vítimas e todos os homens carrascos. Alegria por Tatcher e Merckl serem governantes? Nops, nenhuma ! Ou Passes de Coelho. Ou Mário Soares. Alegria por Gandhi, Lurdes Pintassilgo , Rosa Luxemburgo ? Sim!
      26/6 às 0:57 ·  · 5


    • 1. Na tua mão 
      bate estrangulado
      o meu coração.
      Preso no teu olhar
      bate suave
      muito leve
      com desejo de voar.
      Onde o riso e a palavra
      que o façam sossegar?

      2. Com os meu dedos 
      sigo lentamente o teu olhar
      Uma leve brisa agita o teu rosto
      e não sei bem se é um pássaro
      ou uma flor
      o sorriso que nasce nos teus lábios.
      Será noite 
      ou uma criança a navegar?

      3. Nas minhas mãos 
      o dia escurece
      e não ouço nelas
      o calor da tua voz a cantar. 
      Uma gota cai lentamente no 
      [ horizonte
      E outra
      E outra
      E mais outra ...
      E as minhas palavras são
      um novelo em busca do mar!
      O teu rosto,
      o teu rosto é uma linha a navegar
      onde loucas gaivotas
      querem mergulhar.
      Quem as recolherá
      como um cristal a brilhar?
      26/6 às 1:06 ·  · 7
    • Thatalyscal Scaldelai Meu amigo Victor,existem tanto homens como mulheres carrascos,não estou tirando sua razão Ok?Este poema acima é muito bonito! =)
      26/6 às 1:11 · 
    • Yolanda Botelho JULGAS-NOS BURRAS?CLARO QUE HÁ VIOLÊNCIA TAMBÉM DA MULHER CONTRA O HOMEM,SIMPLESMENTE NÃO GOSTO DO POEMA,POSSO?ACHO-O NITIDAMENTE SOBRE A MULHER E DIRIGIDO ÁS MULHERES.BJ E MAIS NADA.
      26/6 às 1:16 · 
    • Deolinda Figueiredo Mesquita Sabe-se que há mais noticia de Mulheres Viitimas pois são estas que apresentam queixa. Homens reservam-se. Violência Psicológica :( Poema Lindíssimo!!!!
      26/6 às 1:21 ·  · 1

    • Victor Nogueira Vê, Yolanda Botelho Eu não insulto as pessoas, nunca te insultaria. Não adjectivo as pessoas e ao adjectivá-las agredindo. Faço juízos de facto procurando evitar os juízos de valor, embora não seja um invertebrado sem ética. Não chamei burro a quem quer que seja. Emiti uma opinião. Como emito outras que não agradarão a Belmiros, Coelhos, Cavacos ou Sócrates. Bjos e enterra o machado, please.
      26/6 às 1:41 · 
    • Yolanda Botelho NUNCA DESENTERREI O MACHADO....SÃO SÓ MANEIRAS DE VER DIFERENTES,NEM DISSE QUE ME INSULTASTE....GOSTO DE TI MEU ESQUERDISTA PREFERIDO....
      26/6 às 1:49 ·  · 1
    • ‎...e eis senão quando, o simples abordar pela via da poesia, de um tema, esse sim tão candente como a violência inter-sexual, desencadeia uma "guerra" de paixões tão exacerbada, que e também, graças à própria poesia, vem ela própria em segunda análise, serenar os ânimos, impedindo mesmo o efectivo "desenterrar do machado"!!.... Que viva a "palavra" e o bom senso!!! ...mas ficou a polémica!!!
      26/6 às 9:18 ·  · 5
    • Isabel Reis Violência doméstica ...não obrigado!!!
      26/6 às 12:15 ·  · 1

    • Victor Nogueira 
      Mas porque será, Isabel Reis que se reage tão epidermicamente sem ler o outro, homem que é, e se fica pelo imediato e não se lê / interpreta / pondera / se reflecte tudo o que no texto é dito? Como quem fecha os olhos, como que se o fechar
      os olhos eliminasse a realidade que existe e persiste ? Porque se reduz o texto sobre a violência à violência doméstica e esta apenas à do homem sobre a mulher, quando outras são nele referidas ?
      26/6 às 12:48 · Editado ·  · 2
    • Isabel Reis Porque será Victor'? quando todos os dias ouvimos notícias de mulheres que morrem por causa da violência doméstica tu escreves um poema em que dizes (e admiras-te da violência doméstica) eu fiquei com a ideia que foi um apoio aos homens que fazem isso...mas tenho consciência que tb à mulheres violentas assim como filhos e pais...eu e sou contra todas elas...
      26/6 às 15:15 ·  · 4

    • Victor Nogueira 
      Isabel Reis Todos os dias os jornais noticiam também assassinatos de homens pelas mulheres. E sei de muitos homens violentados pelas mulheres, peritas na violência psicológica sobre os homens, aquela que não deixa marcas na pele. Eu sei do
      que falo. Muitos homens também. Mas repito, leste o que escrevi? Não. Não leste. Nem os meus comentários. 

      Oh! Isabel, afinal eu partilho ao longo de meses o que penso, o que sou, e tu e outras lêem o que escrevo e depois escreves "que foi um apoio aos homens que fazem isso..".

      Mas vocês nem me conhecem nem leêm o que escrevo. Lê, analisa, reflecte. E depois falem !
      26/6 às 16:01 · Editado ·  · 2
    • Isabel Reis Essa critica é injusta !!! leio tudo o que escreves talvez por isso não gostasse deste...
      26/6 às 16:03 ·  · 1

    • Victor Nogueira Não, Isabel Reis Ler é também interpretar e não distorcer. 4 mulheres não gostaram e manifestaram-no. 5 mulheres e dois homens mas não as 4 discordantes assinalaram apenas com um "like"

      Lê a nota pausadamente, linha linha, linha a linha, linha a linha, reflecte linha a linha e responde para ti mesma linha a linha e depois, no final, fala, se quiseres.
      26/6 às 16:10 · Editado · 
    • Maria Jorgete Teixeira Eu também não gosto, mas isso não deve ser novidade para ti. Abstenho-me de fazer qualquer tipo de comentários...
      26/6 às 18:07 ·  · 1
    • Graca Maria Antunes Victor Nogueira: Sou das mulheres q não gostam!
      26/6 às 18:38 · 
    • Orlanda De Castro Barros obrigada Victor Nogueira.Da gosto lêr-te.
      26/6 às 18:49 ·  · 1

    • Victor Nogueira Maria Jorgete Teixeira Tu, que dizes ser minha amiga, tu que já falaste comigo olhos nos olhos por mais de uma vez, sabes do que falo. O resto saberás em privado ! Bjos meus ♥
      26/6 às 20:43 · Editado · 

    • Victor Nogueira 
      Graca Maria Antunes Sou dos homens que não gosto de muitos aspectos nesta sociedade e gostando de seres humanos, incluindo as mulheres, nelas nem tudo o que fazem, dizem ou escrevem merece a minha concordância ou assentimento. Porque prez
      o a liberdade, a igualdade, a solidariedade, o respeito-mútuo. É a vida, que o resto, incluindo "a paz dos cemitérios deserto da Roma Imperial", é ser vegetativo, zombie, morto-vivo, cadáver ambulante ! Bjos meus, Graça, com a cor e o sabor que lhes quiseres dar se os receberes.
      26/6 às 20:52 · Editado ·  · 1
    • Maria Jorgete Teixeira Victor, não deixo de ser tua amiga por discordar de ti. Sei do que falas e eu também sei do que falo...uma coisa são as experiências de cada um, outra é generalizar num texto que tem, quanto a mim, uma ideologia bem marcada e isso, vindo de ti, incomoda-me.
      26/6 às 21:08 ·  · 1

    • Victor Nogueira Maria Jorgete Teixeira. Recorto ali de trás, dum comentário meu:

      "Lê a nota pausadamente, linha linha, linha a linha, linha a linha, reflecte linha a linha e responde para ti mesma linha a linha e depois, no final, fala, se quiseres."
      26/6 às 21:10 · 
    • Graca Maria Antunes Victor: Parece-me q quiz dizer q (corrije-me se estou errada...) a culpa da violência doméstica e etc é das mulheres que dão cabo do juízo aos homens (algumas mulheres, concedo...) Não concordo porque sendo assim o oposto não é verdade? Quanto ao teu comentário, nada a opor. Beijos da cor da fraternidade e o sabor da amizade aqui no face!
      26/6 às 22:28 · 

    • Victor Nogueira Graca Maria Antunes "Lê a nota pausadamente, linha linha, linha a linha, linha a linha, reflecte linha a linha e responde para ti mesma linha a linha e depois, no final, fala, se quiseres."
      26/6 às 22:41 · 

    • Victor Nogueira 
      Graca Maria Antunes Não falo de mim mas sim na generalidade - Não entendo nem aceito embora perceba que homens e mulheres violentando-se mutuamente mantenham uma relação qualquer que ela seja. Aqui não há amor mas sim doença. Entendo que o
       ciúme significa ou sentimento de posse exclusiva ou expressão de falta de confiança em si e no/a outro/a. Não aceito as guerras de ciúmes mais ou menos encapotados entre as mulheres da vida dum homem - mães, companheiras, noras, filhas, amigas, colegas de trabalho ... Não aceito que em processos de divórcio as mulheres considerem os filhos como propriedade exclusiva, nem que um ou ambos os pais utilizem os filhos como chantagem ou procurem lançar os filhos ou contra o pai ou contra a mãe, Não aceito que as mulheres neguem muitas vezes a responsabilidade ao pai ou que este comodamente o aceite, Não aceito que não haja uma partilha das tarefas e responsabilidades familiares por todos e cada um dos membros do agregado familiar. Não aceito que os filhos só entendam que deveres são dos pais e direitos apenas os deles, Não aceito que as mulheres carreguem aos ombros todas as responsabilidades (as da sociedade, as dos filhos e netos, as dos homens,...) e que não as partilhem, que não exijam essa partilha, antes se calem e aceitem com base em princípios que considero falsos. 

      Face a todo este arrazoado, resta-me caminhar só, esperando que antes de morrer, na curva dum caminho, encontre a minha metade e complemento LOL
      26/6 às 23:21 · Editado ·  · 2
    • Graca Maria Antunes Victor: Também não aceito e aqui concordo consigo!Completamente!Mas é óbvio q esses ciúmes de q fala, existem.Assim é a natureza humana! Tb eu gostava de viver num mundo ideal! E alguém acredita q exista?
      26/6 às 23:20 ·  · 2

    • Victor Nogueira 
      Graca Maria Antunes Serei talvez um homem de sorte: pk vivi em muitas terras,com usos e costumes diferentes, pk contactei milhares de pessoas de todas as classes sociiais, pk a minha experiência de vida, a minha maneira de ser e o que estu
      dei em évora, numa escola dos jesuítas, me tenham levado a ver o outro ponto de vista, a tentar percebê-lo, para o trazer para a minha barricada ou para "esquecê-lo" de vez ou neutralizá-lo,, pk tive de gerir diferenças e contradições profundas e por vezes antagónicas na famíilia, em évora, na vida de intervenção social, no trabalho, enquanto chefe que fui. E que isso do individualismo e da concorrencia e das obrigações exclusivas da mulher para comodismo dos homens que elas educam para que assim seja é treta, porque em cadeiras como Psicologia Social, Sociologia, Antropologia, História,descobri que há outros sistemas de valores, outras sociedades, outros povos (muitos destruídos) em que não vigoram os castrantes valores judaico-cristãos.
      26/6 às 23:37 ·  · 2
    • Margarida Piloto Garcia 
      Coloquei " gosto" porque aprecio a tua maneira de escrever, mas não me identifico mínimamente com o que escreveste. No entanto tenho de concordar que o assunto está bem justificado e desenvolvido pelas várias partes. Mas pergunto: até onde 
      é que este juízo que fazes reflecte a tua experiência? Bem, o que respondeste à Graça Maria Antunes já diz algo mas aqui há muito para contar e relatar, por isso, não posso aceitar ipsis verbis a tua nota.Mas...vou estudá-la melhor.Pergunto-me também qual a tua relação com as mulheres qe te dita esta posição.
      27/6 às 17:52 · Editado ·  · 1
    • Graca Maria Antunes Victor: Nem tds têm a tua cultura, embora alguns se esforçem.Lol Mas gostava q desenvolvesses melhor essa parte em q falas dos castrantes valores judaico-cristãos.Não é não saiba do q falas.Sei, pois, fiz td o percurso de menina bem comportada.Só gostava q desenvolvesses mais este assunto e o outro, das outras sociedades em q há outros sistemas de valores, mas de certeza q isso daria um calhamaço. Contento-me c/ um resumo...
      27/6 às 21:17 · 

    • Victor Nogueira 
      Margarida Piloto Garcia O que exprimi pode ter algo a ver com a minha experiência pessoal mas ultrapassa isso e é o resultado do que durante anos observei e ainda observo nas relações homem/mulher e que é transversal a todas as classes so
      ciais e caracteriza muitas das sociedades "existentes" . 

      Face à polémica tentei explicitar algumas das minhas razões - e repara que eu sempre consegui dar a volta por cima em todas as situações de conflito - salvo nas políticas, qd é mesmo para partir - e que nas minhas relações "terminadas" ficasse não o ódio, mas a amizade por causa de tudo aquilo que de bom há em qualquer relação que não seja psicopática. E remeti para uma nota posterior
      A reacção violenta expressa em comentários à minha nota "De cautelas e medos te...Ver mais
      27/6 às 21:30 · Editado ·  · 

    • Victor Nogueira 
      Naturalmente, Margarida Piloto Garcia há questões que pertencem à minha esfera pessoal e íntima e essas não as ponho na praça pública LOL Mas repito a pergunta que fiz à Yolanda. "Mas ... não gostas do que escrevi, de como escrevi ou do que
       descrevi ?" Depois de toda esta "tertúlia", poderei mudar alkguns aspectos do que escrevi, que poderão obscurecer o que pretendo dizer. Sem esquecer que generalizando ou alargando:

      Os livros e as pessoas

      Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos.
      Mas os livros não se sentam á nossa beira,
      nem têm olhos, nem sorriem
      nem nos abraçam,
      nem connosco passeiam pela rua, pelo campo.
      Nada podemos dar aos livros
      senão as letras dos nossos pensamentos
      ou um pouco de nós
      para que chegue aos outros.
      .
      Os livros têm os olhos que nós temos.
      E os seus lábios são os nossos lábios.
      Porque se os livros tivessem olhos
      e lábios e mãos e dedos
      seriam talvez pessoas
      mas nunca livros.

      Victor Nogueira (1969)
      27/6 às 21:38 · 

    • Victor Nogueira Graca Maria Antunes LOL - Nunca gostei de ser professor. Poderia ter sido um bom professor em matérias "neutras" como a Matemática, a Estatístiica, a Contabilidade ou disciplinas "técnicas". Porque não tenho jeito nem feitio pra apóstolo nem para tentar "converter". E a maioria dos livros por onde estudei e muitos dos que te poderia indicar são em francês ou inglês ou castelhano e outros teria de procurar :-)
      27/6 às 21:46 · Editado ·  · 1

    • Victor Nogueira Mas... Margarida Piloto Garcia encontrei outr texto meu mais apropriado sobre as escitas e leituras LOL

      AS PALAVRAS

      Rede com dois gumes
      letras do nosso pensamento
      são
      os olhos que nós temos
      e os seus lábios os nossos lábios (1969)
      27/6 às 21:55 ·  · 1
    • Laura Rijo Muito se escreveu aqui, mas apenas um unico homem teve a coragem de opinar. Incrivel não é verdade?! Normalmente opinam alguns amigos do Victor, sobre praticamente tudo o que escreve aqui no mural. Sem comentários.
      27/6 às 22:01 ·  · 3

    • Victor Nogueira 
      Laura Rijo Eu não estou a angariar apoiantes, homens ou mulheres, nem faço alinhamentos de barricada "corporativos" . Mas como chefe e noutras situações na vida real verifiquei que o"corporativismo feminino" deixa muito a desejar LOL. Mes
      mo algumas mulheres e subordinadas no trabalho dizem-me que as mulheres são tramadas para se lixarem umas às outras ( ao contrário dos homens dizem elas)

      Contabilizo 4 "likes" masculinos" e 9 femininos e duas intervenções masculinas.

      Esta nota foi enviada a 45 pessoas da minha llista - 36 mulheres e 9 homens.

      Pronunciaram-se 2 da lista e 3 extra e 13 mulheres da lista e 1 extra. Há uma ligeira inclinação para as mulheres, mas a balança pende favorelmente para o lado dos homens que não se ilimitaram ao "like" relativamente às mulheres.

      Vou jantar. Bjos às moças abraços aos moços :-)
      27/6 às 22:36 · Editado · 
    • Laura Rijo Boa noite Victor. Para isso serve também a Liberdade, ter a nossa propria opinião. Mulheres e homens, existem os de bom, e mau caracter. Acho que é mais por ai! Não aprecio guerra de sexos.
      27/6 às 23:03 ·  · 1

    • Victor Nogueira Nem eu, Laura Rijo, estou numa de "guerra de sexos" nemm quero estar. Bjos meus :-)
      27/6 às 23:09 ·  · 1
    • Margarida Piloto Garcia Tanta coisa me tem vindo à cabeça para escrever sobre este assunto.Nem imaginas! E à medida que o pensamento se vai desenrolando vou ficando cada vez menos de acordo com o tal poema.Escrito aqui torna-se extenso mas que dava uma bela conversa, lá isso dava.
      28/6 às 18:00 ·  · 1

    • Victor Nogueira ‎' bora, Margarida Piloto Garcia Marca o dia, o local e a hora para o "duelo" e para a maratona fotográfica, LOL 

      Mas ...Quando alguém rejeita esta nota, com maior ou menor violência, fá-lo porque é falso o que no texto se diz, porque inco
      moda o que nele é dito porque reabre feridas ou é imagem que o leitor (m/f) não quer ver ou pk do autor fazem uma imagem que o texto nega ? :-)

      1, - AS PALAVRAS

      Rede com dois gumes
      letras do nosso pensamento
      são
      os olhos que nós temos
      e os seus lábios os nossos lábios (1969)

      2.- "Lê a nota pausadamente, linha linha, linha a linha, linha a linha, reflecte linha a linha e responde para ti mesma linha a linha e depois, no final, fala, se quiseres."
      28/6 às 21:04 · Editado ·  · 1
    • Manuela Silva 
      O que é mais complexo na sociedade e no mundo? Para mim são as relações humanas, sejam elas homem/mulher e vice-versa, pais/filhos e vice-versa, amigos/amigas e v..., vizinhos/vizinhos, colegas de trabalho e aqui diferencio os homens e mulh
      eres (ou seja F/F, F/M, M/F e F/M, etc. A capacidade de se relacionar consigo próprio e com os outros, considerando todos os aspectos que influenciam esses relacionamentos (para não falar dos stress, do álcool, da droga, das frustrações individuais, que se reflectem em cada momento da vida...) inteligência/tacto/sensibilidade/respeito/compreensão/afectos. Qualquer tipo de violência é reprovável, a única maneira de corrigir tal situação é na educação, no desenvolvimento mental e psicológico de cada um, alimentado com cultura e boas práticas apaziguadoras (que não deixam de ser complexas também), com um objectivo que é a perfeição, a paz, a harmonia entre todos. Utópico? É um sonho que possivelmente não verei realizado, mas pensar nisso ajuda a viver. Se cada um conseguir evitar um conflito sem agressão verbal ou psicológica, para não falar da física - porque é o extremo do descontrolo total e da baixa de valores - aqui já não é um humano no verdadeiro sentido da palavra, posso mesmo dizer que são os instintos animais que ainda existem num ser não desenvolvido. Tenho dito. Peço mil perdões se agredi alguém, não foi com essa intenção, mas tinha mesmo de comentar. Obrigada. Gostei da forma como abordou o tema, Victor Nogueira. Bom fim de semana.:-)
      30/6 às 0:30 ·  · 1

    • Victor Nogueira 
      Manuela Silva A violência que a sociedade capitalista (individualismo, exploração, concorrência) e das religiões de Estado (cada uma delas a senhora da Verdade, da única Verdade, da intolerância por detrás do "diálogo", da misogenia e suba
      lternização e diabolização da mulher) trazem no seu seio, intrinsecamente, não se combate com a paz mas com violência. Eu bem, sei que a violência chama a violência, mas as pregações de Luther King e de Gandhi acabaram por ser neutralizadas. 

      Quem luta pela Paz, pela Solidariedade, pela Igualdade, não pode ser ingénuo face a quem usa da trapaça, da mentira ... E os "descobridores" europeus encontraram sociiedades cuja organização social se baseava em princípios que aqueles negaram e destruíram com a espada numa mão, a cruz na outra e a peçonha cúpida no cérebro.

      Afinal a cobertura das partes pudibundas "escandalosamente" expostas foram um bom incentivo à ind´stria textil e à da quinquilharia.
      30/6 às 1:06 ·  · 1
    • Manuela Silva 
      Ingenuidade e idealismos à parte, tenho de concordar consigo, porque é a realidade, mas sou adepta de Gandhi e do Luther King. E se houvesse muitos mais «Gandhis» e «Kings» e homens e mulheres que não cegam a falsos brilhantes, continuo a d
      izer que a paz pacifica. Há culturas/religiões que não passam de expressões viris de homens dominadores perante as mulheres, e o mundo (infantilidades e ganâncias). Mas também acredito que tudo tem a sua evolução e já está a acontecer muita coisa, muita mudança nas mulheres (p. ex. as árabes).
      30/6 às 1:38 ·  · 1

Sem comentários: