Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 1 de novembro de 2009

D'os beijos e do amor

en amour il suffit d etre la derniere !!! pas la premiere !!no amor basta ser a ultima !! não é preciso ser a primeira !!!quero ser a ultima mulher da tua vida !!
.
.
1. - Mon Dieu! Que tétrico! «Um Noivado do Sepulcro» com  Soares de Passos? Mas que se passa no hi5? A reedição do Beija-Mão daquela que depois de Morta foi Rainha?
.
"(...)
"Mulher formosa, que adorei na vida,
"E que na tumba não cessei d'amar,
"Por que atraiçoas, desleal, mentida,
"O amor eterno que te ouvi jurar?(...)

  .
Em Tempo - Um Bjo Vivo, com Amizade ... Eterna do Kant_O   :-)
 .
2. -

a) mestre fico alegre por saber que esta tudo bem bjs
 .
b) beijos vivos victor !! acha que este hi5 esta convencional?? risos
.

3 . - Isso não se faz amiga. Ia tendo um xilique. «Mestre?» Mas lá me aguentei na corda bamba e afinal o Mestre é outro. Uffa! Tinha ficado mesmo cheio de suores frios, mas Mestre é outro que não eu.
.
Bjos à moda de Páris (como serão)?
.
4 - duvido muito que um homem como você fique impressionado com uma simples palavra...
.
quanto ao beijo a moda parisiense ..... será muito diferente do lisboeta?????
.
5. - Amiga

Isto dos escritos saltaricos baralha um homem a caminho da 5ª idade como eu, oh! teen. Qual a palavra que me assusta? Quanto aos beijos, eu escrevi «Páris» e não «Paris», o que não é o mesmo  Quanto às outras diferenças que mencionas, não posso responder pois nunca beijei qualquer parisisense e o mais perto que estive de Paris foi em Ponte Noire, ex Afrique Équatoriale Française :-)
.
By the Way - Setúbal não é Lisboa, como Paris não é Marseille!
.
"

Allons enfants de la Patrie,

Le jour de gloire est arrivé !

Contre nous de la tyrannie,

L'étendard sanglant est levé, (...)"





6. -
Isso de ser a última pode ser frustante: ou ela ou ele podem já estar muito ... usados e sem viço por muito serviço. Nada como as primícias !
.
Do Kant_O, only one kiss, parce qu'il ´est dejá trés fatigué de la vie, des  hommes et surtout, des femmes! :.)

.
.

Sem comentários: