Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 8 de abril de 2021

os textos em abril 07 / 08

 * Victor Nogueira

2013 04 08 Há para entreter ou cativar os "inocentes" muitas teorias políticas. A do "súcialismo" em liberdade, a do pelotão (de estar em pelota), a do oásis, a do pântano, a das forças do bloqueio, as do "deixem-me trabalhar", a do "tribunal constitucional", a das conspirações mais ou menos escavacadas, a do PEC IV, a do menino zequinha bom aluno. Como havia no tempo de santa comba a de que todos os do contra estarem "infiltrados" a soldo do estrangeiro e de Moscovo.
Todas estas teorias têm como peça fundamental o dividir para reinar, a de turvar a água e o ar para que tubarões. hienas, abutres, polvos e fauna similar naveguem à vontade ! Como Ali Bábá e os 40 Ladrões, sempre de portas abertas com sócretinos escavacados passes de coelho por lebre foleira . Com marcelinhos e marcos mentes e outros que tais como sacristães.
E os "inocentes" seguem o pastor, espartilhadas pelas baias no carreiro, cantando, rindo ou chorando levados pela voz do som tremendo!
E o TC escolhido a dedo por ps-psd e escavaco lançou mais um pedra para baralhar e dar os trunfos aos senhores do capital - os reformados são gente de 2ª e com menos direitos que os desempregados ou os trabalhadores esmifrados.
Os reformados da AP não são aumentados há anos e desde há dois anos que sofrem cortes nos subsídios de férias e no 13º mês, há anos que tal como a generalidade dos cidadãos são esbulhados por via dos impostos e pelo aumento do custo de vida e castigados pela destruição do serviço nacional de saúde. Mas disso não falam os pastores nem os inocentes.
Quem recebe pensões acima de 1 100 euros fez descontos durante toda a carreira contributiva e com base nos vencimentos/salários que ia auferindo. O que os "inocentes" deveriam defender é- já não digo a revolução e o fim do capitalismo - mas sim denunciar os milionários (de mais de um milhão de euros e não de ... mil euros) que fogem aos impostos e são perdoados por tuta e meia, denunciar e recusar a fraude que é a dívida soberana e a transformação das dividas privadas em dívidas públicas bem como denunciar e recusar a agiotagem da banca que depois do crédito barato e das falperras de Cavaco e do Sócrates e Pedro e Paulo continua a lucrar esmifrando quem menos tem, isto é, quem não tem menos de largas centenas de milhares de euros de rendimento por dia o por mês e tem contas em off-shores.
Mas as pessoas são muito pequeninas, muito mesquinhas, são vítimas de dezenas de anos de fascismo e das mentiras do ps-psd-cds e vão na cantiga da divisão, da inveja, da xico-espertice de pobrezinhos embora desonrados, da xico-espertice de relvas sócretinas, até acabarem na fossa!
É uma tristeza tanta mediocridade da pequena burguesia, dos filhos de camponeses com um lameiro de couves (que estiveram contra a Reforma Agrária e a Revolução e os operários da cintura industrial de lisboa e setúbal), o ilusionismo ou mediocridade das camadas intermédias a que chamam classe média, que saiu da ferrugem e despreza os pais que cheiram a suor e não são "doutores", muitos deles que assinam "dr.", para não serem confundidos com a mulher a dias ou o contínuo.
Sem esquecer muitos operários (m/f) que com as indemnizações se transformaram em pequenos patrões condenados à miséria mas defendendo a grande burguesia, porque agora têm uma lojeca, um salão de cabeleireira, uma taberna, um snack-bar, uma papelaria/tabacaria,uma engomadaria, uma oficina de garagem ou vão de escada ...
O que deveriam fazer é denunciar a exploração defendida por Belmiros, Ulriches, Van Zelleres, Soares dos Santos e outros que defendem mais precariedade e baixos salários. O que deveriam é pararem para reflectirem e não embarcarem na divisão entre "privados" e "funcionários" públicos - que asseguram as funções sociais do estado, que pagam impostos a que não podem fugir, entre empregados e desempregados, entre "doutores" e analfabetos de poucas letras, entre reformados e os outros. O que deveriam é questionar o grande negócio que é o capitalismo irrecuperável porque é de sua natureza engordar à custa da destruição da Humanidade e da Vida.
Mas não. Os grandes capitalistas e seus lacaios no ps-psd.cds lançam a divisão e os "indignados" dividem-se - pequenas reformas contra reformas "milionárias" (no tempo do escudo, milionário seria quem recebesse mil escudos por mês, já pensaram ?), empregados contra desempregados, público contra o privado, segurança social contra adse, novos contra velhos (que só dão despesa são hoje todos os que têm mais de 40 anos de dade), "analfabetos" de mão dada com "doutores" ...
Tanta cegueira, , enquanto enriquece o charlatão


O Charlatão
Sérgio Godinho
Numa ruela de má fama
faz negócio um charlatão
vende perfumes de lama
anéis de ouro a um tostão
enriquece o charlatão
No beco mal afamado
as mulheres não têm marido
um está preso, outro é soldado
um está morto e outro f´rido
e outro em França anda perdido
É entrar, senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos, três enguias
uma cabra abracadabra
Na ruela de má fama
o charlatão vive à larga
chegam-lhe toda a semana
em camionetas de carga
rezas doces, paga amarga
No beco dos mal-fadados
os catraios passam fome
têm os dentes enterrados
no pão que ninguém mais come
os catraios passam fome
É entrar, senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos, três enguias
uma cabra abracadabra
Na travessa dos defuntos
charlatões e charlatonas
discutem dos seus assuntos
repartem-se em quatro zonas
instalados em poltronas
P´rá rua saem toupeiras
entra o frio nos buracos
dorme a gente nas soleiras
das casas feitas em cacos
em troca de alguns patacos
É entrar, senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos, três enguias
uma cabra abracadabra
Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguém quis
vai o tiro dum canhão
e o trono é do charlatão
Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguém quis
vai o tiro dum canhão
e o trono é do charlatão
É entrar, senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos, três enguias
uma cabra abracadabra

2013 04 07 E diziam que não tinham Plano B. O Plano B é o que foi "chumbado" para poderem avançar com o verdadeiro Plano A, o Plano da Agiotagem e da Aldrabice, aquele que puseram em marcha a todo o vapor desde que com sócretinos e seguros passes de  coelho & portas tomaram posse pela mão de Gasparinho com a bênção das troicas internas e externas..

No circo não poucos parecem baratas tontas. Marques Mendes pequinitates perora que  o chumbo do Orçamento é o princípio do caos e blá blá vejam o que se passa em Itália, sem Governo. Sócrates prossegue em grande forma o seu solilóquio sem contraditório em defesa do seu eventual regresso como caudilho, estrénuo defensor da Constituição que ele e os que o antecederam no PS mandaram às urtigas. em nome do "súcialismo em liberdade" atacando esCavaco e o PSD, esses mauzões que o levaram à demissão ... mas só depois de lampeiro assinar o memorando com a troica, minando o terreno e a passadeira. 

No público do tio Belmiro VPV, o vasco que não é santana nem gonçalves,  mas do clube das Mónicas, do Barreto, do Espada e do Ramos, bolsa contra a igualdade, essa "trampa" (palavra minha) estandarte de assassinatos sem fim perpetrados ... pelas Revoluções Francesa e de Outubro. Decreta VPV  que "só  um louco furioso pode pretender legislar a igualdade." E prossegue, desembestado que "infelizmente os deputados de 1975 eram um bando de loucos furiosos [entre os quais, digo eu, estavam Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Mário Soares]  que não hesitaram em fazer isso mesmo; e, como se vê, ainda hoje  (sublinho eu, VN, "ainda hoje") há passagens na Constituição (apesar das revisões do ps-psd-cds, digo eu, VN) que permitem argumentar e decidir em nome da igualdade". E mais adiante o vasco pouco polido e mui "ferabrás" apelida os juízes do TC de ignorantes da história e da filosofia , pois se o não  fossem "teriam recusado aplicar um princípio que em dezenas de ocasiões (nomeadamente na revolução francesa e na revolução russa) produziu matanças sem nome e uma crueldade sem justificação e sem desculpa". Será caso para dizer "Volta, Adolfo, estás perdoado" ?

A ignorância crassa ou a má fé permitem que Vasco Pulido Valente," Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Doutorado em História pela Universidade de Oxford. Reformado do Instituto de Ciências Sociais", bolse tiradas de reescrita fascizante da história, duma penada varrendo as revoltas camponesas ou guerras religiosas na Europa e as cruzadas, as lutas operárias, a escravatura e os autos de fé, dessa europa da servidão da gleba e dos massacres dos ameríndios, dos povos da oceânia, Austrália incluída, dos povos do méxico e das civilizações andinas, da destruição das economias dos países fora da europa e dos eslavos, ciganos e judeus pelos senhores da "raça" germânica.

Também para esta gente -  que não se "doutorou" nem pela Lusófona nem pela Independente ,  a Declaração -Universal dos Direitos Humanos assinada em 1945 pelas Nações Unidas depois da derrota da besta nazi-fascista com o contributo relevante da URSS, é um trapo, uma loucura das hordas como as que assolaram Portugal em 1974/75, quando o poder estava nas ruas, nas fábricas, nos campos do Alentejo.

E todas estas diatribes dos pregoeiros de Ulrich, Belmiro, Soares dos Santos, Balsemão, Amorim, "Espírito Santo" e associados externos, que reclamam baixos salários, que enaltecem os sem-abrigo, que fogem à fiscalidade, que exigem a revisão da constituição e a sua "desideologização" e desprogramatização rumo ao "laissez faire, laissez passer" dos senhores do dinheiro e seus assalariados, são dirigidas contra um "tribunal popular e revolucionário" ?  Não !. São dirigidas contra 13 juízes escolhidos a dedo pelo ps-psd e cavaco, 13 cidadãos que na óptica do senhor VPV ninguém conhece, cuja sabedoria e competência "está escondida em revistas da especialidade". Não foram pois examinados em provas públicas e  não escrevem nos órgãos de reverência pagos pelo capital nem são habilitados comentadores como VPV, barreto, sócrates, marques mendes, ferreira leite (a cavaquista que queria suspender a Constituição) morais sarmento ou rebelo de sousa entre outros habilidosos..

Num Estado de Direito toda esta gente assalariada "illuminatti", das trevas, estaria fora da lei e a cavar batatas para  seu  sustento. Ou não ?

Sem comentários: