Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 10 de abril de 2021

operação marquês

 * Victor Nogueira


2021 04 07  



2021 04 09 - APESAR DE TODO O SURURU E DE TRANSFORMAREM SÓCRATES NO BOMBO DA FESTA E DESTE EMBANDEIRAR EM ARCO DIZENDO QUE  ESTÁ PROVADA A SUA INOCÊNCIA E QUE VAI PEDIR INDEMNIZAÇÕES AO ESTADO PORTUGUÊS,  A VERDADE É QUE AINDA NÃO SE SABE QUEM VAI A JULGAMENTO E QUAIS OS CRIMES QUE SERÃO JULGADOS, UMA VEZ QUE A DECISÃO DE IVO ROSA PODERÁ  AINDA SER OBJECTO DE RECURSO PARA O TRIBUNAL DA RELAÇÃO, QUE VALIDARÁ OU NÃO AS "DECISÕES" DE IVO ROSA.

.UMA VEZ MAIS SÓCRATES ARMA O ARRAIAL ENQUANTO OS RESTANTES, COMO SEMPRE, NESTE E EM PROCESSOS SIMILARES, GUARDAM DE CONRADO O PRUDENTE SILÊNCIO.

.QUE DISSE IVO ROSA? «Apesar de ter arrasado grande parte da acusação, o juiz Ivo Rosa considerou que as entregas de dinheiro por parte de Carlos Santos Silva ao ex-primeiro-ministro indiciavam um crime de corrupção entre ambos, sendo o primeiro o corruptor activo e Sócrates o passivo. Este ilícito, defendeu, estará prescrito. “Mostra-se indiciado que existem entregas em dinheiro e pagamentos de 1,7 milhões de euros. No entanto, não se sabe o motivo das entregas de dinheiro, mas indiciam a obtenção de uma vantagem patrimonial pelo facto de José Sócrates ser primeiro-ministro. As entregas em numerário tinham como objectivo a compra de simpatia”, disse Ivo Rosa. Apesar de prescrito, o montante ilícito obtido poderá dar origem a outros crimes, como o branqueamento de capitais, ilícitos pelos quais Sócrates ainda deve responder, considerou Ivo Rosa. »

NUM CASO DESTA DIMENSÃO E COMPLEXIDADE, CAUSA-ME UMA ENORME PERPLEXIDADE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO TENHA ALEGADAMENTE ARROLADO PARA JULGAMENTO QUER CASOS PRESCRITOS QUER INSUFICIENTEMENTE "PROVADOS" OU "FUNDAMENTADOS".

SERÃO IVO ROSA SUPER-INTELIGENTE E CARLOS ALEXANDRE E A PROCURADORIA SUPER  INCOMPETENTES E SUPER TÓTÓS, MAL-AMANHADOS?

.EU BEM SEI QUE AS LEIS E JUSTIÇA TÊM UM CUNHO DE CLASSE, SENDO  MAIS FÁCIL APANHAR  E CONDENAR QUEM ROUBA UM PÃO PARA MATAR A FOME DO QUE QUEM SE ABOTOA COM MILHÕES. 

.QUE O DIGA O DESGRAÇADO DO MOTORISTA, QUE SE PRETENDE VÁ JULGAMENTO ÚNICAMENTE POR POSSE DE ... ARMA PROIBIDA, SEM ESQUECER Ricardo Salgado (ex-presidente do Banco Espírito Santo), A QUEM IVO ROSA IMPUTA APENAS 3 crimes de abuso de confiança.



2021 09 10 - MAS IVO ROSA, "ARRASANDO" O  MINISTÉRIO PÚBLICO,  PARANGONA A COMUNICAÇÃO SOCIAL,   "ALIVIOU" APENAS ... SÓCRATES? 

DURANTE 3 HORAS O JUIZ MONTOU O CENÁRIO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL INTERPOLADO COM COMENTÁRIOS E DEIXAS QUE SE FOSSEM FEITOS POR CARLOS ALEXANDRE PROVOCARIAM UMA SEGUNDA QUEDA DO CARMO E DA TRINDADE. 

MAS  ... SE SE PRETENDIA QUE SÓCRATES FOSSE JULGADO POR CORRUPÇÃO, QUEM ERAM OS CORRUPTORES?  E QUAIS OS BENEFÍCIOS POR ESTES ALCANÇADOS?

NINGUÉM, DISSE O "ROMEIRO"! UM MISTÉRIO QUE NEM POIROT NEM SHERLOCK  HOLMES CONSEGUIRIAM ALGUMA VEZ DESLINDAR.

NA BERLINDA FICARAM APENAS SÓCRATES E O BANQUEIRO ESPÍRITO SANTO, ESTE APENAS PRONUNCIADO POR ABUSO DE CONFIANÇA, CIFRADO NA BAGATELA DE 10 MILHÕES DE EUROS.

ARMADO O ARRAIAL, COM SÓCRATES CUMPRINDO O ESPERADO PAPEL DE "PRIMA DONNA", A COMUNICAÇÃO SOCIAL NA GENERALIDADE EMBANDEIRA DESTE MODO. «OPERAÇÃO MARQUÊS  -  De 31 crimes para seis: Ivo Rosa alivia Sócrates e arrasa Ministério Público

Juiz criticou vários pontos da acusação, decidindo não levar José Sócrates a julgamento pelos crimes de corrupção.»

MAS IVO ROSA, "ARRASANDO" O  MINISTÉRIO PÚBLICO,  PARANGONA A COMUNICAÇÃO SOCIAL,   "ALIVIOU" APENAS ... SÓCRATES?


UM NOVO MILAGRE DAS ROSAS? "SÃO ROSAS,, MEU SENHOR, SÃO ROSAS!"

'Conta a lenda que, um dia, estava a rainha santa Isabel com as suas aias rodeada de vários pobres. Seu marido, o rei D. Dinis, aproximou-se e perguntou:

— Que tendes vós aí ?

E a rainha respondeu:

— São rosas, senhor, são rosas!

E do seu colo caíram rosas conforme a rainha dissera.

Foi assim que ficou conhecido o milagre das rosas, pois o pão que a rainha trouxera e distribuía se transformara em belas rosas.

É esta a lenda que ilustra a santidade desta rainha e a sua mensagem de amor ao próximo.'

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-significado-da-expressao-sao-rosas-senhor-sao-rosas/21259

 [consultado em 10-04-2021]

POST SCRIPTUM: CERTA IMPRENSA, DITA DE REFERÊNCIA, TITULA EM PARANGONAS: «Salgado vai a julgamento na Operação Marquês acusado de se apropriar de €10 milhões do Grupo Espírito Santo.»

SEGUNDO O  EXPRESSO: «Ricardo Salgado saiu da instrução do processo da Operação Marquês livre de grande parte dos crimes de que era acusado. Às imputações de corrupção ativa, de branqueamento de capitais, de falsificação de documentos e de fraude fiscal qualificada, Ivo Rosa decidiu que o banqueiro que presidiu por 22 anos ao Banco Espírito Santo não tem de responder perante a justiça. Restaram três - todos de abuso de confiança. É por eles que, segundo a instrução, Salgado é pronunciado para julgamento em processo comum com intervenção do tribunal coletivo. »



 

Sem comentários: