Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Textos em 2013 julho 07

 * Victor Nogueirita


2013 07 07 Nada entenderemos da dinâmica das marés e como aproveitá-la se nos ficarmos pela espuma das ondas que morrem na praia envoltas em neblina ou fumaça. Ou se pensarmos que os artistas não têm quem nos bastidores os apoie, se não quiserem ir pela borda fora, descartáveis. Nada entenderemos se ficarmos pelos juízos de valor como se se tratasse apenas do caracter das pessoas. 

Nada entenderemos se tomarmos como nossa uma vergonha que é a deles. Nossa, será a honra de correr com eles - os que estão no palco ou na comunicação social e - sobretudo - os que nos bastidores escrevem as narrativas e manobram nas águas turvas. A nossa vergonha e a nossa honra não são a deles, que enchem o bandulho e vivem à custa da miséria e do divisionismo que fomentam entre a esmagadora maioria dos que por eles são explorados, roubados e desprezados.

Aproveitando a boleia de gaspar, portas - que sempre esteve com um pé no governo e outro fora dele, deu um salto, para que se cumprisse, Bilderberg - eleições e tózé apoiado em portas. Mas o salto foi sem rede e paulo estatelou-se. Perdeu o apoio da facção do grande capital cujos interesses representa ? Talvez não. 

Mas o salto foi sem rede, não só pk não avisou os seus colegas de partido nem no Governo - uns apressando-se a escrever a posteriori inúteis cartas de demissão para o baú de pedro - nem na direcção do CDS, que atarantada não o seguiu, bem pelo contrário.

Quem apoia paulo não conseguiu vencer quem interna e externamente apoia(va) Gaspar e Maria Luís, dos swaps e da banca que não quer investir senão na especulação. Cavaco - um turista acidental e sem garra - naturalmente, tomou a decisão que está ao seu alcance - perante a recusa de seguro/ps num Governo de salvação do capital, pedido por muitos sectores dominantes - manteve o ajuntamento ou conúbio de pedro e paulo, com o reforço do poder de quem apoia paulo -  Trata-se no entanto dum remendo, de manter um governo terminal ligado à máquina. 

E seguro ? Seguro, esse exige eleições, mas foge das multidões, das greves gerais e das manifestações de rua como o diabo da cruz ! Porque será ?

A solução está na nossa mão. Correr com a troika e os vendilhões acoitados no ps-psd-cds. Aqui e em todo o mundo, dar a voz e o leme a quem trabalha e produz. Conquistar a voz e manter o leme. Evitando que a força da maré se perca em sinuosos riachos divergentes

QUE FORÇA É ESSA AMIGO ?  


Que força é essa, amigo?, por Sérgio Godinho


2013 07 07 dos jornais ou diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és ?

* Governo na primeira missa do novo patriarca de Lisboa. Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva foram alguns dos políticos presentes na primeira missa do novo patriarca de Lisboa, onde foram recebidos com aplausos. (Expresso)

* Palmas para D. Manuel Clemente, Cavaco Silva e Passos Coelho (Público)

* Em dia de Entrada Solene na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, D. Manuel Clemente apelou à paz e à concórdia.

* D. Manuel III, um patriarca para tempos difíceis

* Manuel Clemente enaltece capacidade de resistência das populações do Norte

Da historia - É possível misturar água com azeite ? Há algo de comum entre António Ferreira Gomes (bispo do Porto) e Manuel Martins (bispo de setúbal) e o cónego Melo da Sé de Braga e que esteve à frente de quem pôs o norte a ferro e fogo e à bomba contra o 25 de abril ? Há algo de comum entre a teologia do cónego melo e a perseguida Teologia da Libertação e dos padres-operários ? Porque procurou Mário Soares em 1975/76 mudar a Assembleia Constituinte para o Norte, onde imperava o terror das redes bombistas de extrema direita e spínolistas, para permitir o esmagamento do que ele dizia ser a comuna de Lisboa (e de setúbal e da reforma agrária no alentejo?) Foi de Braga que partiu o Movimento dos Tenentes capitaneados pelo general gomes da costa que pôs fim à I República (parlamentar) e instaurou a Ditadura Militar que desembocou no fascismo ! E foi o Norte capitaneado pelos padres que apoiou a monarquia absoluta e caceteira de D Miguel, das Cortes à moda antiga contra a Monarquia Parlamentar.. E foi no Minho que se iniciaram) os movimentos da Maria da Fonte e da Patuleia (tentando impor o regresso ao passado, ao absolutismo) com os padres à frente (um deles o  ultramontano Padre Casimiro) . Porque em Lisboa falou o novo patriarca (de todos os bispos) apenas nas "populações do Norte" ? As do Sul, incluindo os "mouros" e "as comunas", não fazem parte do Povo de Deus ?  

A escolha do Mosteiro dos Jerónimos tem um significado. Foi nele que em 2007 se assinou o tratado de Lisboa (post Maastrich) , que nos conduziram ao estado "súcial" do "súcialismo" em liberdade. E porque tem um significado, a que parte do chamado Povo de Deus pertencem aqueles que, aclamando o novo "patriarca para tempos difíceis", não se coibiram de aclamar quem – de norte a sul de Portugal - é rejeitado, assobiado e apupado pela maioria do povo português, seja ou não católico, apostólico, romano ? Tão crentes e devotos que ao anjo da guarda preferem o corpo de segurança da PSP !

Havendo quem diga que Cristo não veio à terra trazer a paz mas sim a guerra, dando-se a César e Deus o que a cada um é, sem misturas, devido, e não falando as bem-aventuranças senão dos oprimidos, que paz e concórdia foram as que levaram os presentes nos jerónimos a aplaudirem Aníbal e Pedro ? A uns e outros, que lhes faria Cristo se à terra e ao Templo regressasse?

EM TEMPO - A “entrada solene”, que constitui uma apresentação “formal” à diocese de Lisboa, contou com a presença de 278 padres e bispos e 65 cónegos de todo o país bem como de um conjunto de convidados da esfera política e económica.

https://www.publico.pt/2013/07/07/politica/noticia/palmas-para-d-manuel-clemente-cavaco-silva-e-passos-coelho-1599552


2016 07 07 Mais um paredão a separar a cidade do rio, depois do porto de setúbal ? E os golfinhos e uma das mais belas baías do mundo convivendo e sobrevivendo com a poluição sonora e ambiental provocada pelos "yatchs" ? Não confundir estes com o "iate de setúbal", que esse apodreceu nas margens e nos esteiros da reserva natural do estuário do sado. E as alterações climatéricas provocadas na cidade pelo referido paredão ?

A "marca" distintiva de setúbal é a natureza, a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, bem como a dimensão humana que ainda tem. Projectos como este não apostam na preservação e divulgação daquilo que distingue setúbal duma qualquer Monte Carlo numa economia de casino..(VN)

Revolução na zona ribeirinha de Setúbal

 A zona ribeirinha de Setúbal poderá ser alvo de uma verdadeira revolução muito em breve.  A Câmara Municipal de Setúbal assinou hoje, em Macau, um memorando de entendimento com investidores daquela região administrativa especial chinesa no qual se prevê a construção de uma marina e dois hotéis de luxo de quatro e cinco estrelas na zona onde hoje se situa a Doca de Recreio. 

O projeto inclui um edifício com sessenta apartamentos, um yacht club, uma gare de embarque para Troia, um Retail Village, um Hot Market e Grocery Store, estacionamento e um equipamento cultural, além de novas instalações para o Clube Naval Setubalense. 

No conjunto dos vários equipamentos, está prevista a criação de cerca de três mil novos postos de trabalho. (CONTINUA EM https://www.facebook.com/notes/456065005361511/?comment_id=1189245001146660)

Sem comentários: