Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 6 de julho de 2021

Textos em Julho 06

 * Victor Nogueira



Cartoon derksoul

2013 07 06 pedropauloaníbaltózésócretinos   são simples peões de brega que representam interesses divergentes mas não radicalmente antagónicos dos donos das diversas ganadarias e coudelarias ?

De momento deu um passo em frente  a coudelaria que apoia paulo portas, que não conseguiu impor o seguro ? A (des)propósito - alguém viu o seguro e assis pacheco ou antóinio costa ou mário soares  ou carlos silva (sucessor de proença na ugt) a convocarem manisfestações de rua ou misturados com elas  ? Ai,  Bilderberg,  Bilderberg, a quanto os obrigas !

O que é preciso é acabar com todas os circulos manhosos e não transformar isto num desafio clubístico em que aos eleitores e a quem trabalha pretendem reservar as bancadas sem entrada na arena, salvo como carneiros a abater. Rua com os flautistas e seus maestros e encenadores ? 

O BARCO VAI DE SAÍDA - ORA OUÇAM
 

Fausto - "O Barco vai de saída", do álbum "Por este rio acima"  -  manuel ferreira

NA NOSSA MÃO ESTÁ A NOSSA FORÇA ! A FORÇA DE QUEM DE FACTO TRABALHA E PRODUZ RIQUEZA !


2013 07 06 - dos jornais ... nos últmos 5 dias e 4 noites - os episódios duma farsa de "falça" e alguidar

* Paulo Portas, que subiu a número 2 na hierarquia do Governo com a saída de Vítor Gaspar, demitiu-se ...
* Paulo Portas demite-se do governo. Paulo Portas apresentou hoje a demissão a Passos Coelho, abrindo a porta à queda do Governo.
* Paulo Portas afirma que a decisão de se demitir é irrevogável
* Passos não se demite, nem aceitou ainda a demissão de Portas
* Presidente da Repúbkica exigiu permanência de Paulo Portas no Governo
* Portas recua na demissão e fica no Govern. Paulo Portas deverá manter-se no Governo e com uma posição mais reforçada no acordo de coligação.
`Paulo portas blá blá blá
* Coligação pode alargar às europeias
* blá blá blá

TODOS NA RUA PARA DEMITIR ESTES VIRA-CASACAS E PARA CORRER COM O PSD-CDS

A seguir e como brinde o Hino da Maria da Fonte


Vitorino - "Maria da Fonte" do disco "Não há terra que resista (Contraponto)" (LP 1979)
DoTempoDosSonhos
Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação
É avante Portugueses
É avante sem temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer
Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir
Já raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar

Sem comentários: