Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

(quase) diário da campanha 08


* Raquel Varela

Quando as pessoas respondem a inquéritos assinam um documento de consentimento informado - sabem o que estão a fazer e qual a finalidade, autorizando ou não. Este é um instrumento fundamental na investigação científica, uma questão ética central que usamos sempre em estudos do trabalho. O Facebook (e a minha questão é também os jornais?) estão a fazer inquéritos às pessoas sobre o seu comportamento eleitoral como se fossem jogos, vê com que Partido irias jantar, em quem irias votar etc: a minha pergunta, que não é retórica, é esta. O Facebook vende, segundo denúncias públicas, estes jogos (vê como serias se..., qual o teu tipo de...), que são inquéritos de facto, sem consentimento, a empresas para o mercado. Os jornais estão a explicar às pessoas e a pedir o seu consentimento para participar no "jogo"? Ou consideram que jogo não é inquérito? Guardam para si os resultados ou partilham-nos com empresas? Era importante sabermos o que se faz com estes dados gerados gratuitamente. Devo dizer que as respostas são, para cientistas sociais críticos, irrelevantes. Entre este tipo de jogo  e a análise do comportamento eleitoral pode estar um hiato como entre ler a Maria e ter conselhos para a sexualidade e fazer psicanálise. Portanto a questão não é o que se aprende ou ensina com tal - nada. A questão é o que se faz com os dados e se se é claro para quem participa que são dados que estão a ser - eventualmente - recolhidos. Se não é irrelevante, se sim é sem consentimento informado.


~~~~~~~~~~~

* Paulo Ramalho  

Tenho andado por aqui a pensar que jeito dá estas últimas sondagens precisamente na altura das votações antecipadas e do dia 30 dia de eleições...

Por um lado o PS de maioria absoluta desce 6 ou 7 % o PSD moribundo sobe 7 ou 8%, enquanto cá em baixo os "pequenos" vão subindo décimas e descendo no dia a dia...

Mas onde quero chegar é como se consegue manipular a intenção de voto e concentrando a votação nos mesmos 2 de sempre?

Fácil eu respondo como...

Manipulando sondagens e colando os dois maiores partidos um ao outro fazendo com que tanto eleitores de esquerda como de direita direcionem os seus votos nestes dois em ato de desespero para que a esquerda ou a direita consoante os seus gosto e ideais assim o levem a escolher...

O nosso sistema eleitoral está viciado para ganhar sempre 1 dos dois que mencionei e assim sempre será, caso seja preciso ou um deles mostre menos força, haverá smp um empurrão deste género para equilibrar as contas


2022 01 25

Sem comentários: