Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 23 de janeiro de 2022

(quase) diário de campanha 05

 * Victor Nogueira

DESTAPANDO A CARECA:

Antes do 25 de Abril, entre 1926 e 1974, foi um fartote de justiça: as eleições fraudulentas e viciadas, o trabalho forçado e sem direitos nas colónias e em Portugal, a PIDE/DGS, a Legião, a bufaria, os Tribunais Plenários, as medidas de segurança, o prolongamento indefinido das prisões por decisão da PIDE contra as já de si iníquas sanções dos Tribunais Plenários, a ausência de habeas corpus, o visado pela censura/exame prévio, os campos de concentração como os do Tarrafal, de S. Nicolau, da Machava .... , as prisões políticas como as do Aljube, Peniche, Caxias ... , a declaração ajuramentada de integração na ordem social estabelecida com activo repúdio do comunismo e outras ideias subversivas, os sindicatos com direcções previamente avalizadas pela PIDE, a tortura e assassinatos pelas forças policiais e militarizadas por motivos políticos, o condicionamento/proibição dos direitos de reunião, associação, manifestação, greve e por aí fora ...

A "eficácia da justiça" garantia toda esta repressão!

É este Rio que Costa/Ps avalizam contra as "esquerdas" ? Que "virar de página" pretende o Presidente da República? 

Não, não foi o Chega que elogiou a eficácia da "justiça" no tempo do fascismo. Não foi o Chega, que pretende o Ministério da Justiça num governo do PSD para pôr na prisão os que fizeram o 25 de Abril. 

Foi Rui Rio do PSD, avalizado por Barroso, Cavaco, Passos Coelho, Rangel, Moedas, Montenegro .. É Rui Rio do PSD que elogia a eficácia da "justiça" antes do 25 de Abril. É esta "justiça" que o Chega também reclama para si, como Ministério!

Só o voto na esquerda pode estancar o Rio á direita e frustrar os planos de Marcelo e da ala direita do PS.




O título é falacioso, como se a "direita" e as políticas das direitas alguma vez - desde sempre - tivessem deixado de ser sido o alvo da CDU e do PCP.



A CAMPANHA NO EXPRESSO "PIRATEADO":  ENALTECER O RIO DO PSD, desmobilizar o PS e dividir AS ESQUERDAS! 

DIZ O EXPRESSO "PIRATEADO" QUE É  ... #liberdadeparainformar
2022 01 23

Sem comentários: