Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 4 de junho de 2023

Textos em junho 04

 * Victor Nogueira


2023 06 04  Apple, uma das "privadas" que à sorrelfa espiolha para os serviços secretos do Governo dos EUA. Espiolha tudo, minha gente, quer o comum dos cidadãos, quer empresas rivais, quer políticos, sejam ou não "amigos", nos "Governos" dos países mais, menos ou nada "livres".

2023 06 04 Mesmo para ser colocado nos depósitos de velharias, mais ou menos manhosos, mais ou menos longe da vista, mais ou menos longe do coração, mais ou menos zombie, é preciso ter bagalhoça e um farto pé de meia!   


2023 06 04 A sanha, o sonho, o ranho e a ronha de Milhazes e milhafres 

2023 06 04 Ai, credo, Jesus, Maria Santíssima, valha-nos a Senhora da Agrela. Ai, credo, Jesus, Maria Santíssima, ui, os mauzões dos trabalhadores, que ousam contestar a paz dos cemitérios e da Roma Imperial, que ousam manifestar-se, lutando e reivindicando melhores condições de vida e de trabalho, para si, para suas famílias, para o comum dos vizinhos!

.

Ai, credo, Jesus, Maria Santíssima, ui, isto anda todo ligado, o PS de esquerda, seja lá o que isso for, que reabilitou e homenageou o contra-revolucionário Spínola como símbolo do 25 de Abril. Spínola, o oficial de cavalaria, observador da Wehrmacht no cerco e na batalha de Estalinegrado. 

Cavaco Silva PM PR destratou Salgueiro Maia, o capitão que prendeu Marcelo I, PCM. Por seu turno,  Soares PM PR reabilitou  Spínola, a quem Marcelo I PCM exigira entregar o poder para que este não caísse na rua.

Soares, PS, elevou o General ao Marechalato e como símbolo do 25 de Abril. Spínola a quem Marcelo I PCM pretendeu transmitir o poder para que este não caísse na rua. Transmitir o poder não a um qualquer Capitão, sargento que fosse, muito menos miliciano, mas apenas a um General, apenas ao General Spínola!

Uma farsa, pois Marcelo I PCM dependia exclusivamente do Presidente da República (PR), ao tempo Américo Thomaz, chefe da direita mais radical.

Na Constituição de 1933 o PR era o único perante quem o Governo fascista era responsável, que livremente o nomeava e demitia o Presidente do Conselho de Ministro.

É verdade que no tempo de Salazar PCM isto era uma comédia pois era este quem livremente designava quem seria o PR candidato na farsa das eleições presidenciais. No tempo de Salazar, o PR de facto era um subordinado às ordens de Salazar PCM, que em 1958 afastou o desafecto General Craveiro Lopes PR, escolhendo o Almirante Thomaz, que manteve após o susto provocado pelo General Delgado, em 1958.

O sucessor de Salazar PCM foi Marcelo I, o dos “trabalhos ciclópicos”, os da chamada “Primavera Marcelista”, a da “evolução na continuidade,” na defesa do Grã-Kapital, contra o mundo do Trabalho. Ambos, Salazar PCM e Marcelo I, PCM, destacados. Ideólogos, teóricos e executantes do fascismo, inspirado em Mussolini.

Spínola? O que a 26 de Abril nomeou um novo Director-Geral para a PIDE/DGS, o que pretendeu manter a ilegalização dos partidos políticos, designadamente o PCP e o PS, Spínola, o que pretendeu concentrar em si todos os poderes, Spínola, o que tentou manter a proibição de símbolos comunistas, o que pretendeu manter no cárcere a maioria dos presos políticos.

Spínola, o que tentou prosseguir a guerra colonial,  opondo-se ao reconhecimento dos movimentos de libertação como interlocutores e, consequentemente, à independência das colónias, abrindo caminhos para que estas desembocassem em regimes de apartheid, visceralmente racistas, como os da Rodésia e da África do Sul. Spínola, cujos intentos foram sucessivamente derrotados devido ao ascenso e radicalização da luta de massas e à Comissão Coordenadora do MFA

É pois este Marechal Spínola que Nobre Soares reabilitou, proclamando ser o “símbolo do 25 de Abril”! Nobre Soares, do PS de esquerda, seja lá o que isso fôr!

O PS de esquerda, seja lá o que isso for, cujos autarcas reabilitaram em Braga o Cónego Melo, um dos integristas miguelistas e caceteiros que em 1974 / 75, no Portugal a norte de Rio Maior, aliado à “direita radical”, a de Spínola e doutros de igual gabarito, pôs a ferro, fogo, assassinatos e atentados bombistas contra sindicalistas e militantes ou simpatizantes de partidos de esquerda, como PCP, UDP, MDP/CDE ....

O PS de esquerda, seja lá o que isso for, cujos autarcas em Santa Comba Dão, de maioria dita socialista, querem reabilitar a memória de Salazar, antecessor de Marcelo I, PCM, ideólogo do chamado Estado Novo.

Pois o PS de esquerda, seja lá o que isso for, que malogradamente pretendeu transferir a Assembleia Constituinte para o Porto neste “refugiar-se”, no Porto, a Norte de Rio Maior, para a partir daí apelar à intervenção da NATO para que invadisse Portugal Para quê? Para, segundo Nobre Soares, esmagar o que ele dizia ser a "Comuna de Lisboa" (e a de Setúbal e a do Alentejo da Reforma Agrária), sempre de alianças com as direitas, mais ou menos radicais, sempre contra a Revolução de Abril, pois, o PS de esquerda, seja lá o que isso for, vem denunciar quem são os maus da fita no desmoronar do chamado "Estado Social".

Não são os desgovernos do chamado Bloco Central de interesses e de negociatas do alterne PS/PSD e seus acólitos. Não são as injunções da neoliberal UE, cada vez mais militarista e fascizante. Não é o Grande Capital, económico financeiro, cada vez mais transnacional, cujos representantes se encontram no PS, no PSD, no CDS, no Chega, nos iéles e outros da mesma estirpe, diferenciados nas aparências, mas irmanados no essencial.

Os mauzões da fita, diz o PS de esquerda, seja lá o que isso for, são as greves dos trabalhadores por melhores condições de vida, de lazer e de trabalho, são as manifestações das populações por melhores condições de vida, de lazer e de trabalho ou aquelas que defendem o cumprimento do que ainda resta da Constituição de Abril, apesar das revisões e amputações sob a batuta do PS/PSD e seus acólitos.

Não, mil vezes não! Os coveiros de Abril de que foram agentes e pretendiam ser beneficiários, rumo ao socialismo e a uma sociedade mais justa, mais fraterna, defensora da Paz entre os Povos, são os malvados dos trabalhadores. Essa corja que ousa pôr em causa o regresso ao passado, defendido pelo PS, PSD e seus acólitos! Com o apoio de Marcelo II, PR, e da esmagadora maioria da Comunicação Social, que lhes dá guarida, microfone, palco e potentes altifalantes!

Ah! ganda PS, o coveiro de Abril à pala do engodo do que no essencial nunca foi: socialista, defensor do socialismo.

“Honi soit qui mal y pense” ou “talent de bien faire:”. Para lá dos embrulhos, isto anda tudo ligado?

2016 06 04  É possível escrever um artigo destes sem falar nos "crimes" de Estaline? Pois o historiador JPP pedagogicamente escreve "Stalin não “manipulava” as pessoas, matava-as” Mas …  e os belgas no "Estado Livre do Congo", os franceses na Argélia e na Indochina, os norte-americanos no Vietname, na Coreia, em Hiroshima e Nagasaki ou Albuquerque e Vasco da Gama no Oriente, a mando do "venturoso" D. Manuel I ? Porque contra a ignorância, se fala em Estaline e se silenciam outros? Ah! Leopoldo I dos Belgas apenas "assassinou" cinco milhões de negros. É verdade. Foram só 5 milhões, mas correspondiam a metade da população do tal "Estado Livre" E quanto aos ameríndios e respectivas culturas e civilizações, a limpeza" europeia foi quase total. Perguntem como pedagogia aos descendentes dos ameríndios. [Ou aos descendentes dos aborígenes da Austrália ou das Ilhas Canárias]


2015 06 04

na internet
sem rede
encostado à parede
recostado na rede
maravilhoso
fabuloso
espantoso
o mundo sem fundo
na internet
uma maravilha
e a cavilha que não atilha
e tu na pele sem osso
sem osso debaixo da pele
tecendo os andores
os ardores tecendo
fiando e torcendo
tecendo e fiando
frisando e torcendo
e tu na pele sem osso
sem osso debaixo da pele
e nós sem rede
encostados à parede
esmorecendo
na escuridão
ão ão ão
Setúbal 2015 06 04

Manuela Vieira da Silva Com ou sem rede, a net não tem fundo, é vazio de tão cheio de mundo... sem fundo.

8 ano(s)

Vânia Cairo Mto bonito !!!

8 ano(s)

2015 06 04 foto victor nogueira - pôr do sol no porto fluvial de setúbal com a serra da arrábida em fundo parcial


6 comentários

Maria João De Sousa    Lindíssima fotografia, Victor! Obrigada e um abraço!

8 ano(s)

Manuela Vieira da Silva   A cor rasga o céu em fios desordenados vindos do caos inferior terrestre. 🙂

8 ano(s)

Fatima Mourão  linda foto,obrigada pela partilha ❤

8 ano(s)

Maria Lisete Almeida Belo pôr de Sol! Bem haja amigo Victor Nogueira.

r8 ano(s)

Milu Vizinho Obrigada camarada Victor Pela partilha, a foto é excelente ❤

8 ano(s)


2012 06 04 Foto Victor Nogueira - praia do  Portinho da Arrábida e Pedra da AnichaO título desta foto é "Onde está a Gaivotinha ?" - Eu sei, ela sabe, e isso basta LOL

Maria Jorgete Teixeira  Escondeu-se por detrás dos penedos...ou voou de repente antes que pudesses apanhá-la...com a objetiva...

11 ano(s)

Odete Maria Botelho   Eu estou a vê-la..ali aquela coisinha branca..Que foto maravilhosa amigo Victor..o mat está lindo.Um beijinho amigo!!!

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Maria Jorgete Teixeira Querias saber mas não te digo LOL.

José Inácio Leão Varela  Victor, esta foto é das melhores se não a melhor, para mim claro, que publicaste por aqui e onde, mais uma vez, tiveste a gentileza de nela me identificares. Abraço amigo.

11 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira  Pois vou perguntar à gaivota, pronto!

11 ano(s)

Yolanda Botelho foto muito bela ,meu esquerdista preferido.....acho que a gaivotinha está atrás do barco.Bj

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Ao desistir de fotografar a esquiva gaivota com a Pedra da Anicha em fundo, com a avezita dando profundidade à foto, resolvi tirar o retrato, "cego", enquadrando apenas mentalmente, pois o brilho do sol no "monitor" da digital não me permitia "ver" o que estava fotografando, ao contrário do que sucedia com a minha velha reflex. Só qd saí dali vi que poderia ter salvo a foto se o "bote" não tivesse ficado encostado à margem esquerda desta 🙁

11 ano(s)

Belaminda Silva Magnifica foto! Obrigada camarada. Beijinhos♥

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia  Memórias de juventude me traz esta foto.Continua a ser um marco na minha vida.

11 ano(s)

Filomena Pita Soares  Lindo!:)

11 ano(s)

Catarina Da Graça Rijo  Que serenidade e pureza, esta foto nos transmite!... Obrigada Victor!

11 ano(s)

Isabel Maria  Hum!!!cheirinho a mar só de olhar para a foto apetece dar um mergulho...lol

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  'bora, Isabel  A que horas chegas ? LOL

11 ano(s)


2012 06 04 Foto Victor Nogueira - Évora - Aqueduto da Prata e muralhas - anos 70 do passado milénio. A máquina do fotógrafo nos anos '70 era fraquinha e as ampliações ficam desfocadas. A solução é tratar estas fotos digitalmente e transformá-las em "aguarelas" ou "óleos"

Maria Jorgete Teixeira  É de artista!

11 ano(s)

Isabel Maria Acho boa a tua solução...seria uma pena perderem-se estas recordações

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira Ah! Carmen Montesino Eu na altura não tinha dinheiro era para comprar uma reflex. Agora tenho 3 herdadas mas tive de render-me por razões de custos às digitais LOL

11 ano(s)

Jose Manuel Faleiro Faleiro Que saudades...

10 ano(s)

Margarida Piloto Garcia Há tantos anos que não vou a Évora! Muitos mesmo :-))

10 ano(s)

Sem comentários: