Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Textos em junho 05

* Victor Nogueira


2023 06 05   Foto victor nogueira - Golfinhos em terra? (2023 06 01 IMG_2212)

As Tágides, ninfas cantadas por Camões, são o símbolo do Rio Tejo, onde também habitam golfinhos. Não havendo ninfas no estuário do Rio Sado, os roazes-corvineiros são o símbolo do Rio Azul e da cidade de Setúbal, nesta representados em variadas esculturas e murais.
Inaugurada em 2017 06 29, a escultura em pedra mármore de Estremoz, na foto, representa o movimento de um grupo social de golfinhos, cuja autoria é do artista plástico Carlos Andrade, doada à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus.
A obra situa-se no interior da rotunda que serve a entrada norte de Setúbal, concretamente na área de interseção entre as avenidas Antero de Quental e Álvaro Cunhal e o final da A12.
Esta é mais uma peça instalada no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com a Fundação Buehler-Brockhaus, entidade que já doou à cidade, entre outras, as esculturas evocativas de várias profissões instaladas no Mercado do Livramento e um conjunto escultórico patente no Fórum Municipal Luísa Todi.
Fazem igualmente parte do leque de peças artísticas instaladas na cidade no âmbito do protocolo a escultura “Zéfiro”, implantada na rotunda do Monte Belo Norte, assim como a peça “Sardinhas”, na rotunda das Fontainhas.
VER «Estatuária em Setúbal 21 Golfinhos em Setúbal 03 - Golfinho Parade 2016» in https://kantophotomatico.blogspot.com/.../golfinhos-em...
«Golfinhos em Setúbal 01- Golfinho Parade 2011» in https://kantophotomatico.blogspot.com/.../golfinhos-me...
«Golfinhos em Setúbal 04 - Allegro ma non troppo» in https://kantophotomatico.blogspot.com/.../golfinhos-em...
«Golfinhos em Setúbal 03 - o mural» in https://kantophotomatico.blogspot.com/.../golfinhos-em...
«Murais em Setúbal 04 - Rua do Seixal» in https://kantophotomatico.blogspot.com/.../murais-em...

2020 06 05  foto victor nogueira - Setúbal - sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Neste edifício , reconstruído no século XVIII, que da traça primitiva conserva apenas a escadaria de acesso ao 1º piso, esteve instalado o Hospital da Misericórdia, cuja Igreja anexa foi demolida nos anos '60 do século XX para permitir o alargamento da Rua Velha da Alfândega. No edifício estão instaladas a Cruz Vermelha Portuguesa e a Sociedade Musical Capricho Setubalense.


2018 06 05 Foto victor nogueira - embora não goste que a fotografem por razões que desconheço, a Évora - a cadela do Rui Pedro - tem direito a foto de capa. Desta feita não está sentada ao meu lado olhando para o  televisor ou enroscada em si  mesma na "cama" que em vai-vem transporta pela casa toda para ficar junto a mim ou do Rui.
 

2016 06 05 Perguntam-me como estou e respondo "estou sentado, a escuridão em torno de mim quebrada pela luz do candeeiro, pequeno círculo luminoso de claro/escuro. Para lá da janela. os pirilampos em terra, como se uma galaxia fossem"


2012 06 05 Foto Victor Nogueira - Belmonte (Na Rota das Judiarias) - Paço e Castelo dos Cabrais


António Silva Ferreira   Que pena terem deixado chegar à ruína.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Na beiras alta e baixa foi a desertificação que permitiu conservar a traça antiga. Só que com a política que tem sido seguida, Portugal ficará reduzido a uma mosntruosa faixa litoral e um imenso deserto de pedras e de estevas até à raia de Espanha, António Ferreira

11 ano(s)

Belaminda Silva  Bela foto,,, mesmo em ruínas tem a sua beleza!!! Obrigada camarada por partilhares. Uma maravilhosa noite te desejo♥ Beijinhos♥♥

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Estas ruínas são do castelo e dos Paços dos Cabrais, um deles conhecido - Pedro Álvares Cabral

11 ano(s)

Licínia Diogo  ...por outros países isto não se vê.... mas também não existe a repulsa em que se transformem em motéis... ou outros fins turísticos a fim de se preservar e custear a sua manutenção....

11 ano(s)

Belaminda Silva  As coisas que tu sabes! pudera foste o fotografo e não só...

11 ano(s)

Yolanda Botelho   Realmente é uma pena estar em ruínas,gosto das fotos meu amigo,bjs

11 ano(s)

António Silva Ferreira  Muito obrigado pela informação cuidada e pormenorizada.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Belaminda Silva Tenho um livro de viagens escrito mas inacabado LOL

11 ano(s)

Thatalyscal Scaldelai  Preciosa foto!Obrigada! 😊

11 ano(s)

Cristina Maria Tavares Esteves  Obrigada amigo.. Lindo..Conheço de passagem, não ao perto.. Sou natural da Covilhã.. Tenho pena que das vezes que passei por Belmonte não ter tido oportunidade para parar por lá e visitar.. Quem sabe um dia... Abraço e mais uma vez obrigada...

11 ano(s)

José Inácio Leão Varela  E é mesmo, caro Victor Nogueira, Tenho até por aqui um livro que se chama mesmo a Raia de Portugal...por outro lado, quando "marchei" para Coimbra fui para a então chamada Comissão de Planeamento da Região Centro e tive então nas voltas pela região observar bem as diferenças entre o Litoral e o Interior...tenho mesmo um livro/estudo, editado pela Comissão, onde a partir de fotos e dados dum Censo demonstro isso mesmo...este livro/estudo teve 3 ou 4 edições e serviu para quase ou todos os partidos, após o 25 de Abril, recolherem muitos dados para as suas sessões de esclarecimentos.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Varela José Inácio Tens de arranjar-me um exemplar autografado para a minha biblioteca 🙂 Mar A. D. Esteves Na beira interior e no alto alentejo refugiaram-se muitos judeus para escaparem às chamas da misericordiosa e tolerante Santa Inquisição. Em Belmonte no século passado foi descoberta uma comunidade que praticava ritos judaicos e há vestígios de judiarias em Belmonte, Guarda, Trancoso, Linhares da Beira, Covilhã, Pinhel, Gouveia, Castelo Rodrigo e Castelo de Vide. Antigas sinagogas encontram-se em Tomar, Castelo de Vide, Belmonte e Guarda. Fiz quase toda esta rota, bem como a rota islâmica em Portugal, esta sobretudo no Alentejo e Algarve

11 ano(s)

Belaminda Silva  Amigo Victor, mas um dia ficara acabado e mesmo inacabado já é um grande livro.

Beijinhos e um dia feliz:))

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia  Para além da tristeza que a destruição do património me traz, há um tremendo encanto-desencanto poético nesta foto.Esta cruz de uma tremenda simplicidade quase que enfrenta aquela janela ogival.Uma beleza de foto Victor, profética e inspiradora.

11 ano(s)

Manela Pinto  nao tenho podido comentar as fotos maravilhosas k comigo partilhas aproveito o momento para agradecer eesperar k quando fizer enter isto nao desapareça. obg vitor por estes miminhos

11 ano(s)

Isabel Maria  Olá Victor! talvez se a tal Santa não tivesse expulso os judeus de Portugal nos fossemos a Holanda do sul e o interior tivesse mais gente ... gosto da foto...boa noite

11 ano(s)


2012 06 05 Foto Victor Nogueira - Porto, Cidade Granítica (Sé)

Belaminda Silva   Bem linda!!! Pois é a minha terra Natal! Mas a que eu considero mesmo minha terra é Angola!!! que tanto amo!!! Obrigada amigo querido por partilhares comigo. Beijinhos ♥♥

11 ano(s)

Belaminda Silva  Quando saio desta santa terrinha ou é para o Porto, ou Espanha. Mas como te disse adorava conhecer o Alentejo. Tem um restinho de tarde feliz. Beijinhos♥♥

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia  Magnífica arquitectura

11 ano(s)

Isabel Maria  "Porto Sentido" é como eu vejo esta foto ...gostei bjs

11 ano(s)

Alice Coelho Gosto!! bjs

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Menina Carmen Montesino Não sou dragão de aviário mas desde o tempo em que quem ganhava os campeonatos eram o Malfica e os Lagartixas. Os meus pais e tios são do Porto (Cedofeita, como frisava o meu pai acerca do Porto em que nascera) e os meus avós provenientes de vários pontos cardeais residiam no Porto, os paternos em muitas casas, os maternos sempre na Rua dos Bragas LOL e 😛

11 ano(s)

Ana Roque Eu não sou do Porto, mas gosto muito da cidade, e o meu marido é de lá, fiz muitos anos férias na Madalena.. Obrigada pela partilha bjs:)

11 ano(s)

Yolanda Botelho Gosto muito amigo....Porto a minha cidade.Bj

11 ano(s)

Maria Mamede  Como escritor és muito bom, como fotógrafo de pormenor, excelente.Parabéns! Bj. M.M.

11 ano(s)

Thatalyscal Scaldelai   Muito legal e belo! 😊

11 ano(s)

Ana Maria Eyng  Como a Bahia parece com Portugal

10 ano(a)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2011 06 05  Bem, lá  vou cumprir um dos meus deveres cívicos: Votar, pela Democracia Económica,  Social, Cultural e Política !

Sem comentários: