Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 7 de janeiro de 2023

Textos em janeiro 07

* Victor Nogueira


2023 01 07 Foto victor nogueira - Porto - Igreja e cemitério do Bonfim (2022 11 01 IMG_0637)

O Cemitério do Prado do Repouso foi o primeiro cemitério público da cidade do Porto, tendo sido inaugurado em 1839, possuindo uma das melhores colecções de arquitectura  funerária e de escultura da cidade, reunindo entre muitas outras obras da autoria de Soares dos Reis e Teixeira Lopes.

Substituindo uma anterior, demasiado exígua face ao crescimento populacional,  a actual igreja foi construída entre 1874 e 1894, tendo sido consagrada a Santa Clara e ao Senhor do Bonfim.


2023 01 07 - Auto-retrato no Mindelo, em dia de aniversário (2023 01 05)

Clara Cabral  -  Os meus parabéns atrasados. Que contes muitos mais. Beijinhos

Victor Nogueira Clara Cabral Grato, maninha. Beijos e bom ano 🙂

 Odalinda RomãoMuitos parabéns atrasados e muitas felicidades e muita saúde beijos

Victor Nogueira - Odalinda Romão Grato e bom ano 🙂

 Antónia Matias - Parabéns com Saúde e Realizações! Abraço.

 Victor Nogueira  - Antónia Matias Grato, Antónia e bom ano, com saúde e alegria 🙂

 Maria Helena GM Pereira - Parabéns ao menino Capricorniano, que há em ti, espero k tenhas tido 1 dia super estupendo, Bom Ano Novo tbm, tudo numa Nice, abraço carinhoso da Lena Gourgel Martins Pereira

Victor Nogueira - Maria Helena GM Pereira Tão simpática a minha mana de Angola. Grato e bom ano com saúde, paz e alegria 🙂

 Xavier Pires   

Victor Nogueira - Xavier Pires Grato e um ano novo cheio de felicidade 🙂

 Filomena Ramos - Parabéns, Victor.

Feliz 2023 🥂

Victor Nogueira - Filomena Ramos Olá, bons olhos te vejam. Grato e bom ano 🙂 de 2023

 Mario Silverio - Parabéns🎉🎊

Victor Nogueira - Mario Silverio Grato e bom ano 🙂

Mario Silverio   Victor Nogueira 🎈🍾🎉  

 Victor Sousa - Parabéns feliz aniversário

 Victor Nogueira - Victor Sousa Grato, Victor e aquele abraço 🙂

 Rita Sequeira - Os meus parabéns atrasados um beijo.

Victor Nogueira - Rita Sequeira Olá, Rita. É sempre tempo para os amigos. Beijos meus 🙂

 Fernando Faria - Muitos Parabéns. Um Abraço.

Victor Nogueira . Fernando Faria Grato pela presença e um bom 2023, tanto quanto possível ou mesmo um bocadinho mais 🙂

José Inácio Leão Varela Abraço amigo e parabéns atrasados

Victor Nogueira - José Inácio Leão Varela Grande abraço Varela e grato pelo aceno., É sempre tempo para os amigos. 🙂

2022 01 07 - No Porto (Travessa da Carvalhosa, 44), em 1949, e no Mindelo (Praia da Gafa), nos anos '80 do passado milénio

VER  Depois do aniversário, as saudaçõe


Que pena Edgar  https://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/01/07/que-pena-edgar/

2016 01 07   - A Coreia do Norte uma ditadura ? É o monárquico Reino Unido uma democracia? E os republicanos EUA o que serão ? São defensáveis em democracia "instituições" como o Senado ou a Câmara dos Lordes ? A democracia "afirma-se" apenas em processos eleitorais de tantos em tantos anos baseados em condicionamentos à consciência dos eleitores e no show-business? A democracia existe quando toda a política tem como finalidade a protecção mais ou menos encoberta dos grandes senhores do dinheiro e donos disto tudo ? Há democracia sem pão, sem paz, sem habitação, sem educação, sem trabalho, sem direito à vida que não seja apenas respirar ? Na mesma altura na Arábia Saudita foram executados dezenas de opositores ao Regime e as mulheres não têm direitos enquanto Israel nuclear chacina impunemente os palestinianos. Que é na verdade uma democracia ? A dos "coronéis" não é seguramente a dos "sem-terra" e a democracia da minoria e ditadura para a maioria, mesmo que disso não tenham consciência.Há democracia em Portugal e na União Europeia? Se não há, porquê ? Como escreve Brecht nas Perguntas de um Operário Letrado "Tantas histórias / Quantas perguntas"

Sem comentários: