* Victor Nogueira
Foto MENS - Évora - Moinhos de vento em S. Bento, com D. Alice Quaresma (cerca de 1973)
D. Alice era viúva dum oficial do exército, capitão, conhecida dos meus pais desde Angola, indo com frequência a Évora em passeio com a minha mãe, para me visitarem, almoçando ambas muitas vezes na messe dos oficiais.
Era uma pessoa castiça, que em Luanda reprovou vezes sem conta no exame de condução automóvel, até que por fim lá obteve a almejada carta. Dizia eu que lha haviam concedido por antiguidade. Obtida a ambicionada licença, convidou a minha mãe para dar uma volta ao volante. Tão tormentoso deve ter sido o passeio que a minha mãe, ao chegar a casa sã e salva, jurou que nunca mais sairia com a Alice a conduzir.
Admirava-se a D. Alice de eu ler tantos jornais de seguida, sobretudo depois do 25 de Abril, comentando-me que ela, ao fim duma página, ficava tão esgotada ou cansada que não conseguia continuar a ler.
Um pouco como aquelas pessoas que indo a minha casa se admiram, por vezes com cepticismo, quando lhes respondo que li a esmagadora maioria dos largos milhares de livros da minha biblioteca, acrescidos de outros tantos noutras paragens.
Sem comentários:
Enviar um comentário