Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

João Baptista Cansado da Guerra (21)

* Victor Nogueira
.

A UMA PRINCESA QUE SE DIZIA AMIGA, TALVEZ, mas LEVIANA?

.

.

Para uma bela Princesa
Boa amiga, muito mui mais
Que não manteve a chama acesa
Faltou sem dizer água-vais.

.

À prima toda a gente cai:
Foi do livro, ida a Lisboa;
Telefonou, ficou um ai
De quem por ela se magoa.

.

Pois fiquei em grande aflição
Não aprovei, mas lá passou.
Na segunda, oh! confusão
Nem cuidou nem telefonou.

.

Que sucedeu? Caiu ao chão?
Ora, estava apenas cansada,
Na cama com chateação
Tudo varrendo com penada.

.

À terceira ,”não falto, não"
“Até já!", foi a despedida.
O jantar deu nova canção
Boa disposição perdida!

.

À quarta, a mesma hist6ria.
Adeus, bela conversação
Amigo p'ro lixo, sem glória:
Amor em má escuridão.

.

Tu, em não me aparecendo
Assim, foi um ar que te deu;
Minha amizade fenecendo
E de mim te aparto eu.

.

É duro, bem triste, tirar
Fiança que desmereceste,
Ao trair meu simpatizar
Por ti, que bem me pareceste!

.

1989.09.15 - Setúbal

7 comentários:

A OUTRA disse...

Pobre rapaz!
Isto não é coisa que se faça.
O que vale é que foi há muito tempo!...
Bj
Maria

De Amor e de Terra disse...

coisa velha, coisa nova
canções de triste penar
canta o Vitó esta trova
para não ter de chorar!...


Bj

Maria Mamede

Gi disse...

Uma amizade muito desatenta !
Com uma pitadinha de falta de consideração. Pobre João!

Vim parar aqui pelo que li na São, fiquei curiosa, não me alongo porque o "Défice" acho que se alastrou ao meu tempo disponível.

Beijinho

São disse...

Mas tal como a Teresa inspiradora, o João encontrará o seu grande amor e deixará de "roer borda de penico".
Abraços!

Victor Nogueira disse...

Ts ts
Os ou as minhas escassas comentadoras brincam com o João Baptista, que tal como o verdadeiro pode ser que um dia destes perca literalmente a cabeça, não por encanto de Teresa, mas sim entregue numa bandeja a um qualquer Herodes por artes duma Salomé instigada pela sua mãe Herodias.
Saudações
Victor Manuel

A OUTRA disse...

Meu Deus!

Andei eu feita tonta à procura do João Batista que por obre e graça de Deus e de mais alguém foi parar onde eu não esperava!...

Queres então a cabeça duma tua fã numa qualquer bandeja?...

Procurar a fã a quem queres que um Herodes qualquer mande cortar a cabeça, mas o maior trabelho que terás de ter é arranjar uma salomé que dance "a dança dos sete véus...!

Depois publica a notícia.

Mas afinal foi o João Batista que te encarregou dessa missão?

Bj
Maria

Branca disse...

Versos nuito engraçados a fazer lembrar os tradicionais cantares de amigo, neste caso de amiga(?) ou nem por isso. Paciência, há muito disso por aí, amigas e amigos que não o são ou são simplesmente levianos(?).
Um abraço