* Victor Nogueira
* Victor Nogueira
Escureceu e lá fora é uma noite de breu, cujo silêncio é apenas quebrado pelo troar abafado e longinquo das aeronaves e pelo rodar das rodas dos automóveis no empedrado da rua. Com as janelas ainda descerradas, na vidraça defronte de mim refecte-se imprecisamente a sala e, lá longe, tremulizam lâmpadas.
A meio da tarde a minha pituitária acusou um leve odor a água choca. Assomo a uma das janelas e numa das leiras um tractor rebova uma cisterna, adubando o campo para as futuras plantações de milho. Lá vai o mosquedo empaturrar-se! Mas o trabalho incidiu apenas numa as leiras, pelo que haverá "perfme" em próximos dias
As couves têm sofrido um grande desbaste. Não as tenho utilizado nas minhas culinarices. A vizinha Amélia diz-me que são demasiado duras para caldo verde, pelo que as tem desbastado para alimento da criação no seu quintal.
Depos das "Sete vidas por um título" preparava-me para outra coprodução com o chatGPT: "Os 12 trabalhos de Herr Venturra", a partir do seguinte guião:
Ai, credo, Jesus, Maria Santíssima| Valha-nos a Santinha da Ladeira. Um dos querubins, com ar seráfico, queixa-se das ameaças dum ferrabrás. E o Venturra, o líder da bancada dos querubins, fica-se sem arregaçar as mangas, rasgando as vestes e gritando "Vergonha! Vergonha! Vergonha! Três vezes sem vergonha, ameaçando uma inocente criancinha!" "Ainda se mandasse amorosos beijos. Mas não, é com porrada que nos ameaça!".
Descrição detalhada para ilustração (estilo barroco exagerado):
-
Estilo geral: Barroco exagerado, cheio de ornamentos, detalhes dourados, curvas dramáticas e efeito teatral intenso, iluminação dramática com claros-escuros fortes (chiaroscuro).
-
Personagens:
-
Querubim: Figura de altar clássico, expressão de pânico, olhos arregalados, mãos levantadas como se pedisse socorro.
-
Venturra: Pregador inflamado, postura dramática, rasga as vestes no gesto, boca aberta gritando “Vergonha! Vergonha! Vergonha!”, cabelos esvoaçantes.
-
Ferrabrás: Musculoso, parcialmente nas sombras, expressão ameaçadora, com músculos tensionados, postura dominante.
-
Diabrete/putto travesso: Pequeno e travesso, espalha corações dourados pelo ar, expressão maliciosa.
-
-
Fundo: Ornamentos barrocos complexos, colunas torcidas, anjos esculpidos e em relevo, detalhes dourados e mármore, iluminação dramática com foco nos personagens centrais.
-
Atmosfera: Intensamente teatral e exagerada, sensação de movimento contínuo, emoções extremas, cores ricas e profundas, luz dourada incidindo sobre os personagens principais, sombras dramáticas nas bordas.
💡 Resumo:
O prompt não é ofensivo no sentido humano, mas contém palavras-chave e combinações de temas (crianças/angelical + perigo/malícia/sexualidade/violência) que acionam filtros de segurança.
Se você quiser manter o estilo barroco exagerado, pode:
-
Trocar termos como pânico, socorro, malicioso por algo mais neutro (ex.: surpreso, espantado, travesso mas inocente).
-
Evitar descrever nudez ou músculos de forma sexualizada ou ameaçadora em figuras infantis.
-
Focar em drama, luz, cores e movimentos sem ligar crianças/anjos a perigo ou malícia sexualizada.
Se quiser, posso reescrever seu prompt totalmente seguro para geração de imagens mantendo todo o estilo barroco exagerado e a teatralidade. Quer que eu faça isso?
Sem comentários:
Enviar um comentário