Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

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Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

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Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Pingos do Mindelo, salteados

* Victor Nogueira

* Victor Nogueira

Escureceu e lá fora é uma noite de breu, cujo silêncio é apenas quebrado pelo troar abafado e longinquo das aeronaves e pelo rodar das rodas dos automóveis no empedrado da rua. Com as janelas ainda descerradas, na vidraça defronte de mim refecte-se imprecisamente a sala e, lá longe, tremulizam lâmpadas.

A meio da tarde a minha pituitária acusou um leve odor a água choca. Assomo a uma das janelas e numa das leiras um tractor rebova uma cisterna, adubando o campo para as futuras plantações de milho. Lá vai o mosquedo  empaturrar-se! Mas o trabalho incidiu apenas numa as leiras, pelo que haverá "perfme"  em próximos dias

As couves têm sofrido um grande desbaste. Não as tenho utilizado nas minhas culinarices. A vizinha Amélia diz-me que são demasiado duras para caldo verde, pelo que as tem desbastado para alimento da criação no seu quintal.

Depos das "Sete vidas por um título" preparava-me para outra coprodução com o chatGPT: "Os 12 trabalhos de Herr Venturra", a partir do seguinte guião:

Ai, credo, Jesus, Maria Santíssima| Valha-nos a Santinha da Ladeira. Um dos querubins, com ar seráfico, queixa-se das ameaças dum ferrabrás. E o Venturra, o líder da bancada dos querubins, fica-se sem arregaçar as mangas, rasgando as vestes e gritando "Vergonha! Vergonha! Vergonha! Três vezes sem vergonha, ameaçando uma inocente criancinha!" "Ainda se mandasse amorosos beijos. Mas não, é com porrada que nos ameaça!".





Quatro das propostas do chatGPT para a cena 1

Para ilustrar o meu guião, apenas com 12 cenas, o chatGPT  foi-me fazendo propostas até que parei em três blocos de doze cada um. 

Bloco A – Versões Estilísticas (1–12) - 
1 – Cartoon Clássico   2 – Barroco Satírico . 3  - Tira de Quadrinhos.  4.- Xilogravura Humorística  5 – Caricatura Moderna   6– Minimalista Surrealista   7 – Expressionista Dramático  8 – Mangá Cómico   9 – Gravura Medieval   10  - Futurista Minimalista   11  - Caricatura Política  12 – Surreal Grotesco

Bloco B – Variações da Cena Base (13–24)

Bloco C – Cenas Criativas (25–36)

A partir daí foi um entalanço, porque o "programador" deve ter "ordenado" que para uso gratuito era um alambazamento, Lá consegui tornear o bloqueio, ainda consegui a cena 4, mas quando voltei à  cena 2, pimba, Eu havia dado completa liberdade criativa ao ChatGPT. Para a cena 2 do 1º bloçco ele havia sugerido:

Descrição detalhada para ilustração (estilo barroco exagerado):

  • Estilo geral: Barroco exagerado, cheio de ornamentos, detalhes dourados, curvas dramáticas e efeito teatral intenso, iluminação dramática com claros-escuros fortes (chiaroscuro).

  • Personagens:

    • Querubim: Figura de altar clássico, expressão de pânico, olhos arregalados, mãos levantadas como se pedisse socorro.

    • Venturra: Pregador inflamado, postura dramática, rasga as vestes no gesto, boca aberta gritando “Vergonha! Vergonha! Vergonha!”, cabelos esvoaçantes.

    • Ferrabrás: Musculoso, parcialmente nas sombras, expressão ameaçadora, com músculos tensionados, postura dominante.

    • Diabrete/putto travesso: Pequeno e travesso, espalha corações dourados pelo ar, expressão maliciosa.

  • Fundo: Ornamentos barrocos complexos, colunas torcidas, anjos esculpidos e em relevo, detalhes dourados e mármore, iluminação dramática com foco nos personagens centrais.

  • Atmosfera: Intensamente teatral e exagerada, sensação de movimento contínuo, emoções extremas, cores ricas e profundas, luz dourada incidindo sobre os personagens principais, sombras dramáticas nas bordas.


Surpreendentemente o ChatGPT informou-me que não daria seguimento porque a ser assim "ofenderia" / "violaria" os "padrões da comnidade", seja lá o que isso for! Mais concretamente "This image generation request did not follow our content policy."

Vai daí  interpelei o chat que me disse:

«Ah, agora faz sentido. O prompt que você compartilhou provavelmente está sendo sinalizado pelos filtros de conteúdo não por estilo artístico ou descrição barroca, mas por causa de alguns elementos que os sistemas de moderação podem interpretar como violência, ameaça ou sexualização de menores, mesmo que a intenção seja puramente artística ou histórica. Vamos analisar:

[...]

💡 Resumo:
O prompt não é ofensivo no sentido humano, mas contém palavras-chave e combinações de temas (crianças/angelical + perigo/malícia/sexualidade/violência) que acionam filtros de segurança.

Se você quiser manter o estilo barroco exagerado, pode:

  • Trocar termos como pânico, socorro, malicioso por algo mais neutro (ex.: surpreso, espantado, travesso mas inocente).

  • Evitar descrever nudez ou músculos de forma sexualizada ou ameaçadora em figuras infantis.

  • Focar em drama, luz, cores e movimentos sem ligar crianças/anjos a perigo ou malícia sexualizada.

Se quiser, posso reescrever seu prompt totalmente seguro para geração de imagens mantendo todo o estilo barroco exagerado e a teatralidade. Quer que eu faça isso?


Dito por mim

Mas este prompt foi escrito por ti
Dito pelo ChatGPT:

Ah! Isso explica a confusão 😅. Sim, olhando de perto, o prompt que você me mostrou parece ter sido escrito em uma sessão anterior — provavelmente eu mesmo ajudei a criar aquela descrição barroca exagerada.

O detalhe é que quando geradores de imagem analisam o texto, eles não “sabem” que a intenção é histórica ou artística. Eles só leem palavras-chave como:

  • pânico, socorro, malicioso, parcialmente nas sombras, ameaçador

  • Figuras angelicais ou crianças em situações de perigo ou travessura com conotação sexual

E isso aciona automaticamente os filtros de conteúdo, mesmo que você esteja descrevendo uma pintura barroca exagerada e totalmente simbólica.

Então, mesmo que o prompt seja meu, a moderação de imagens não faz julgamento artístico, apenas técnico — e é por isso que ele é sinalizado.

Se você quiser, posso reescrever o mesmo prompt mantendo todo o estilo barroco exagerado e dramático, mas de uma forma que não acione os filtros. Quer que eu faça isso?



Claro que isto é conversa da treta, pois no prompt não se encontram as palavras "suspeitas" ou "proibidas". Por outro lado o  chatPT já "desenhara" cenas em que surgiam querubins com rostos infantis, diabretes vermelhos e ferrabrazes seminus e ameaçando pancada. Enfim ...



Cai o pano!

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