* Victor Nogueira
2023 05 02 Foto victor nogueira (pormenor) - Setúbal - Praça Almirante Reis, vulgarmente conhecida como Largo dos Combatentes, por nele estar o monumento aos Mortos da Grande Guerra e a vizinha Avenida dos Combatentes. Por detrás dos prédios distingue-se a torre sineira do Convento de Jesus, uma das primeiras obras do "manuelino" ( 2023 04 19 IMG_2160)
A ponte antiga ou romana de Cheleiros une as duas margens da ribeira homónima, na aldeia do mesmo nome, no Concelho de Mafra.
A construção da estrutura atual provavelmente remonta aos tempos medievais, tendo sido executada sobre uma anterior ponte romana, na zona existindo muitos vestígios arqueológicos desses recuados tempos.
Desta zona fala Saramago no seu “Memorial do Convento."
«Amanhã não pode ser pior, e no entanto sabiam que iria ser pior mil vezes. Lembravam-se do caminho que descia para o vale de Cheleiros, aquelas apertadas curvas, aqueles declives espantosos, aquelas empinadas encostas que caíam quase a pique sobre a estrada, (…) Perto da hora de jantar chegaram a um alto donde se via Cheleiros, no fundo do vale, (…)»
2021 05 02 foto victor nogueira - vista duma das minhas varandas. No horizonte, o castelo e as muralhas da antiga Vila de Palmela, sede da Ordem Militar de Santiago, apos a conquista ao mouros, alcandorada lá no cimo, como guarda avançada e torre da atalaia de quem do sul se aproximava de Lisboa. No cume. à esquerda, o Convento da Ordem de Santiago e, ao centro, a torre de menagem do castelo, donde se avista Lisboa.
Refere Fernão Lopes na sua Crónica de D. João I que em 1384, durante o cerco castelhano a Lisboa, enquanto o assédio durava, Nuno Álvares mandou atear uma grande fogueira no alto do castelo de Palmela para ser vista em Lisboa, da capital respondendo ateando outra no castelo de S. Jorge.
2015 05 02 As pessoas por falta de tempo, aparente "facilidade" ou pelo receio preferem a virtualidade ao "cara a cara, olhos nos olhos, mão na mão"
INcomunicando
Antigamente as pessoas escreviam muito e as cartas eram meio de transmitir notícias e muitas delas, com maior ou menor valor literário, tornaram-se testemunho dos factos, acontecimentos, ideias e sentimentos. Mas hoje, hoje as pessoas telefonam ou encontram-se, devido à facilidade e rapidez dos transportes e das comunicações, e o tempo é pouco, paradoxalmente, devido à sobrecarga do que se gasta em transportes, sentado frente à TV ou em tarefas domésticas.
O mesmo sucede com o convívio e a conversação: por vários motivos os cafés e as tertúlias desaparecem, só se conhece o vizinho da frente ou do lado, quando se conhece, e as pessoas metem-se na sua concha, casulo, carapaça ou buraco. Muita gente junta, ao alcance da mão ou da voz, não significa que estejamos mais acompanhados e humanizados". (MMA - 1993.08.19)
2013 05 02 Creio que pertence a uma estação agronómica do Estado, se entretanto não foi privatizado. A fotografia é antiga - há muito que~ interrompi a digitalização dos milhares de fotos do meu port-folio. També há muito que n ão passo pela Estrada da Junção do Bem e portanto não sei se entretanto não foi recuperado. Para o tempo o Marquês de Pombal tinha aqui uma extensa propriedade agrícola explorada de acordo com métodos avançados. Aliás creio que foi em Oeiras que ele teria organizado aquilo que me parece foi a 1ª exposição industrial em Portugal. 🙂
~~~~~~oo0oo~~~~~~
2012 05 02 Mas Passes de Coelho quer enganar quem quando afirma:
"Em relação a este último tema, deu o exemplo da dificuldade que as pessoas têm em arrendar casas para aceitarem um emprego noutra região, no caso de estarem a pagar empréstimo de aquisição de casa própria: mesmo quando o pretendam fazer, os bancos normalmente exigem um aumento de margens (spreads) cobradas nas taxas de juro. E disse que o Governo está a trabalhar no sentido de resolver essa situação."
DIZ a comunicação social que a banca reagiu mal à sentença do Juiz de Portalegre no sentido de com a entrega das casas extinguir-se o débito à banca que em tempo de vacas gordas avaliou por cima e em tempo de vacas magras avalia ... por baixo, enquanto o Fisco avalia por cima.. Reagiram mal a Banca e as Empresas imobiliárias.
Mas independentemente deste "milagre das casas", pensa o senhor de Passes de Coelho que com contratos precários e baixos salários os trabalhadores poderão andar a saltitar de terra em terra e de casa em casa e de escola em escola e de centro de saúde em centro de saúde, com a tralha e a família às costas ?
2012 05 02 Não só o Pingo Doce, do patrão pretensamente bondoso e amigo dos trabalhadores e mais ainda dos seus lucros com fugas aos impostos mas também o Continente de Belmiro dono do Público, que à última Greve Geral nem uma linha dedicou, estiveram abertos
Segundo a notícia os descontos eram de 50 % para compras superiores a 100 € e houve quem gastasse MIL euros. Seguramente poucos dos verdadeiramente necessitados poderiam dispor de 100 euros e muito menos de MIL euros.
Note-se que o Pingo Doce em tempos teria afirmado que só aceitava dos clientes pagamentos em dinheiro vivo e nem sequer com cartões de crédito devido às elevadas despesas com os mesmos.
Alguém me sabe informar se o Pingo Doce aceitava cheques ou cartões de crédito ou débito ? É que hoje há muita gente na lista negra do banco de Portugal - desde que não envolvido no BPN - ou a evitar entrar nela. Portanto ... só dinheirinho vivo e seguro nas caixas do Pingo Doce que se faz amargo ?
Ah! E no meio disto tudo, não se esqueçam do Continente do Belmiro, dol Jumbo e doutras grandes empresas que estiveram de portas abertas, talvez mais "inteligentemente" que o Pingo Amargo, e a facturarem e com os meios de comunicação a desviarem a ira apenas para Soares do Santos.
2012 05 02 Soares do Santos e o Pingo Doce têm sido o bombo da festa, pelo menos desde a "denúncia" pela comunicação social que mudara a sede da empresa para a Holanda a fim de pagar menos impostos, o que mereceu a compreensão de Passes de Coelho, tão afoito a carregar o Zé e a Maria de impostos e a perdoar as dívidas dos grandes caloteiros do BPN, na manobra de privatizar os lucros e nacionalizar os prejuízos.
Mas ... Soares dos Santos é o biombo e o bombo atrás do qual se "esquecem" Belmiros e outros que tais, que também não só fogem aos impostos como estrangulam a produção nacional. Ou Américos Amorins, co-comprador do BPN livre de "activos tóxicos". Ou discreto João Pereira Coutinho Ou Berardo, um dos grandes devedores do BCP de que é accionista e dono do grande negócio do "Museu Berardo" And so on
~~~~~~oo0oo~~~~~~
2012 05 02 Aproveitando o direito de resistência consagrado na Constituição, ontem deveriam ter aproveitado o gesto largo e carinhoso do Só-Ares Santinni e levarem tudo sem pagar, pois a tanta generosidade não havia resistência que resistisse. Ficava-lhe de emenda e aos outros que comem pela calada. LOL
Catarina Da Graça Rijo Para mim tem um nome: falta de iniciativa! à que ser pró-activo, como está tão em moda dizer!
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Não sei se é da minha gripe mas essa não entendi. Podes explicar-me, Catarina?
11 ano(s)
Catarina Da Graça Rijo perante tanta generosidade, não deviam ter trazido tudo sem pagar? isso é que é ter iniciativa!...Mas não perdem pela demora, da forma como as coisas estão!
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Ahhhhhhhhhhh !!!!!!!! Primeiro aviavam-se e depois iam à Manif. Eram 3 em uma LOL
11 ano(s)
Catarina Da Graça Rijo Victor, estou tão indignada como o amigo! estou apenas a tentar levar com algum humor, se é que é possivel!
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira O Humor e o Amor é que nos salvam LOL
11 ano(s)
Catarina Da Graça Rijo nem mais!
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira No que respeita aos homens, nem o riso, nem as lágrimas, nem a indignação, mas apenas o entendimento [o porquê] (Espinosa)
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde sem Alarde, Boa Noite sem Açoite, e Viva a Vida com Alegria, Amor, Humor e Fantasia Ah! ... e não esquecer alguns trocos para os gastos! (Victor Nogueira)
11 ano(s)
Catarina Da Graça Rijo LOL, boa noite Victor!
11 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Boa noite Catarina 😛
11 ano(s)
Sem comentários:
Enviar um comentário