Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Pingos do Milndelo, às gotas

 * Victor Nogueira

Esteve o dia quente, mas a nortada ao fim da tarde tornou desagradável estar no quintalejo. Anoiteceu, de breu está o céu para lá da janela, enquanto vou ouvindo música portuguesa, no You Tube. Uma das prateleitas de cd's ali no corredor é dedicada à m´sica clássica, ordenados por ordem alfabética do compositor. Hoje já vou em Antonín Dvořák  . Nos últimos dias coube a vez a Chopin. A música soava-me le, saltitante, cristalina, como águas dum riacho saltitando de pedrinha em pedrinha. Interrogava-me, mas que estranho violino é este, que não consigo identificar. Até que se me fez luz: o Chopin compnha para piabo, era um dos compositores favoritos da minha mãe. A idade já me vai colocando armadilhas, como por vezes esquecer-me do nome das coisas ou dos objectos. 

Há muito que desejava comer diospiros mas nos minimerados do Mindelo não os tenho encontrado e não tenho procurado por eles quando encomendo os víveres on line, para entrega ao domicílio. Mas hoje tive uma agradável surpresa; a vizinha Guiomar ofertou-me meia dúzia deles, um aboros pitéu.

Começo a ficarx farto de recorrer ao ChatPT para gerar imagens, agora para os "12 trabalhos de Herr Venturra, o Homem-Orquestra". Aquilo funciona para duas ouk três ilustrações, não para uma dúxia ou mais, sujeitas a correcções, ocupando tempo com esgotamento da paciência. 




Estes são as ilmagens de ontem. Hoje pedi outras, a partir de prompts anteriormente gerados pelo chatGPT, prescindindo de ajustamentos prévios meus, antes da imagem final. Tal como ontem este recusou-se a gerar ma das imagens, pelos mesmos motivos já atrás por mim referidos, sendo as restantes as que s segem, que correspondem ao que tinha em mente. 





Quebrando o silêncio, os aviões troam nos ares, embora o aeroporto se situe a cerca de 12 km a sul e les aqui passem muito lá no alto, quer nas aterragens, quer nas decolagens. Para este últimp rermo recorri ao prestimoso Dr. Google. Perguntei-lhe: «Aterragem é o avião descer até ao solo. E numa palavra só, como se chama o ele levantar voo?»

Solícito, ele esclareceu-ne: «AI Overview -  O ato de um avião levantar voo chama-se decolagem. 

Aterragem: é o ato de pousar um avião no solo. Decolagem: é o ato de um avião sair do solo para iniciar o voo. »

Sem comentários: