* Victor Nogueira
Olho para lá da vidraça e anoiteceu, o ar acinzentado, misturado com laranja, em colorido pouco atractivo, as luzes cintilando no horizonte, as couves galegas e as ramadas do limoeiro oscilando levemente, depois duma tarde em que por vezes bailaram com alguma violência. No youtube, a leveza das valsas, vienenses, para tentar animar a alma e o espírito. Depois de intermitências, chegou o 1º dia duma sequência que a meteorologia prevê sejam cinzentonhos, pesados e mais ou menos chuviscosos.
Voltei às séries televisivas, duma assntada visionando a 1ª temporada duma policial, italiana, da RTP2: «Flores sobre o Inferno - Os Casos de Teresa Battaglia», baseado num dos livros da escritora Ilaria Tuti. Teresa é uma comissária simultâneamente arisca, rude e avessa a lamechices e, numa aparente contradição, zelosa dos seus subordinados e afável para com crianças e adolescentes. O enredo desta temporada gira em torno das consequências de maus tratos infligidos a estes e por estes suportados, Ao contrário doutras séries italianas, as cenas surgem justapostas, como quadros separados, e as interpretações sem espessura e profundidade psicológicas. Apesar da tragédia que perpassa no argumento, este é amenizado com momentos de humor ou de ironia entre os "polícias" da investigação criminal. Mas já não tive paciência para visionar a 2ª temporada, «A Ninfa Adormecida»,.
A propósito de escritores ....Ao bochechos, sem grande entusiasmo, estou lendo de Baptista-Bastos "O cavalo a tinta da china", num enredo que ainda não consegui distrinçar. Há dois homens pai e filhp, o primeiro, Francisco José, revisor em "A Voz" , jornal católico, conservador e antiliberal, favorável à Ditadura Militar e ao salazarismo nascente. Nas horas vagas escreve livros policiais e tenta redigir uma obra sobre Salazar, cujo filho, Manuel, procurará dar corpo e concluir a partir dos papéis deixados pelo pai. Há duas mulheres, ambas com o nome de Clara, uma delas a madraste e outra a esposa de Manuel, E personagens reais que ajudam a ilustrar os tempos de ascensão de Salazar e da implantação do fascismo: o Cardeal Cerejeira, Horácio de Assis Gomes (secretário particular de Salazar, Ezequiel Campos, Quirino de Jesus, o general Carmona, Paul Claudel, Charles Maurras, Reinaldo Ferreira ... Os quatro personagens centrais, os dois homens e as duas mulheres, surgem-me num emaranhado em que tenho dificuldade em perceber quando Baptista-Bastos se refere a cada um deles.
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