Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 30 de setembro de 2007

Um olhar sobre o Porto - Monumentalidade à moda do Porto


Casa da Música e Estádio do Dragão
.
De olhos postos no futuro, a mui nobre cidade do Porto acolhe duas jóias de arte, que já se assumem como ex-libris arquitectónicos do nosso século – a imponente Casa da Música, no coração da Boavista, e o emblemático Estádio do Dragão que contagia de vitórias todos os que passam pelo Freixo! Duas jóias arquitectónicas a descobrir nesta edição da PrisfarNews!
.
Música no coração… da Cidade!

A Casa da Música vai tocar mais fundo no coração da cidade! A grandiosidade deste espaço combina com a dimensão do valor artístico e musical de cada recanto. Uma “caixinha de música gigante” que se transforma, ora em refúgio misterioso para os que buscam os mistérios mágicos da musicoterapia, ora em local de visita obrigatória para todos os amantes da Música – nas suas vertentes Clássica ou Contemporânea –, ora para profissionais ávidos por novos conhecimentos, ora em tudo o mais o resto!...
.
Momentos de pura harmonia e tranquilidade ao som dos maiores nomes da música de outro Te.mpo, do nosso e das promessas que se anunciam para o futuro! Propostas irrecusáveis nas partituras dos residentes da Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, Remix Orquestra, Estúdio Ópera, Cibermúsica e Serviço Educativo.
.
Imagens Virtuais da futura Casa da Musica
.
Excentricidade e originalidade marcam, definitivamente, o projecto arquitectónico cujo objectivo primordial é a comunhão perfeita entre o público e a sala de concertos. Construída sob a forma de um bloco sólido gigante, a Casa da Música apresenta-se como “uma praça intimista” que prende os olhares quer no seu interior quer no exterior. Destaque para a simplicidade da estrutura e para a transparência que acompanha todo o edifício e marca a obra assinada pelo arquitecto Rem Koolhaas. Abertura prevista para Abril do próximo ano!É muito bem-vinda, Casa da Música!

Casa da Música POR PEDRO BURMESTER...
.
“A Casa da Música tem uma ambição internacional.” “A Casa da Música (...) tem uma componente em que aposta na formação, na divulgação, na criação, no acolhimento e na difusão de vários tipos de música, em que a parte portuguesa é uma parte importante, tendo em vista que um dos objectivos fundamentais é a internacionalização da Casa da Música, e com ela da cultura musical portuguesa e da região onde está implantada. A Casa da Música tem uma ambição nacional, mas tem também uma ambição para que venha a colocar-se nos circuitos internacionais, em todas as diferentes áreas. (...)
.
A Casa da Música criou uma imagem de projecto inovador, arrojado, transversal em termos de público. (...) Tudo começou com um desafio nosso ao afirmarmos o que queríamos discricionariamente. Pretendíamos também desmistificar a ideia de que o espaço do concerto é um espaço sagrado. Queríamos democratizar o acesso à música. Este foi o nosso “pingue”. O “pongue” do Ren Koolhaas foi dar-nos uma solução radical e total para isso. Ao fazer um edifício cujas fronteiras interior/exterior são esbatidas, e onde temos perspectivas de dentro para fora, de fora para dentro e para outros dentros e outros foras (...)”
.
In Arquitectura e Vida
.
Estádio do Dragão Um hino aos sentidos
.
O Europeu elegeu-o palco das cerimónias inaugurais, os adeptos consideram o Estádio do Dragão um dos mais belos do país e a História promete consagrá-lo Espaço de referência no panorama arquitectónico. Mas porque não só de futebol se pretende que viva, o “casamento” entre Desporto e Cultura está prometido!
.
MANUEL SALGADO O arquitecto do estádio
.
A Cidade bem se pode orgulhar! O projecto nasceu imponente nos esquiços do Arq. Manuel Salgado. O Estádio cresceu em todo o esplendor e magnificência e apresenta-se contemporâneo, dominado por uma matriz geométrica sólida e linear onde impera o conceito de monumentalidade, que prende os olhares que se aguçam à passagem. Completam-no um design arrojado, uma cobertura translúcida – por muitos delicadamente denominada por “véu” –, o entusiasmo dos adeptos – que podem ser em número de meia centena de milhar –, os cânticos e os aplausos e, é claro, o inevitável sabor a VITÓRIA que se confunde com o próprio sucesso deste projecto!
.
"Fiz este estádio com grande paixão”“O desafio de desenhar um estádio é semelhante a outros edifícios. Quando desenho uma moradia, tenho de conhecer a família que lá vai habitar, os seus gostos, os interesses, as necessidades. Daí ter havido um trabalho intenso com a equipa do F.C. Porto que trabalhou mais de perto connosco. Tivemos de conhecer o modo como se gere uma máquina tão complexa como é um estádio de futebol. (...) Penso que ele ( o espírito do clube) está bem retratado no estádio, não só o espírito do clube como o do Norte. (...)
.
A primeira reacção é de enorme satisfação. Não posso negar que me sinto orgulhoso de uma obra erguida por muita gente. Foi fundamental a acção das equipas de engenharia e do construtor, além, obviamente do F.C. Porto. Usando uma linguagem futebolística, afirmo que, sem este entrosamento, não seria possível chegar onde se chegou. (...)”
.
In Jornal de Notícias

Um palco multifuncional
.
Multifuncional, novo e moderno, o Estádio do Dragão apresenta- se como um palco privilegiado para a realização de eventos vários, nomeadamente congressos, conferências, reuniões, cocktails, showrooms, seminários, colóquios, workshops e exposições. O espaço possibilita, ainda, a realização de almoços ou jantares de negócios, festas de aniversário, casamentos, visitas guiadas e, inclusive, o aluguer do relvado para um jogo de futebol entreamigos! Sugestões originais num palco (de futebol) verdadeiramente multiusos!
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Que posso dizer que outros que aqui trouxeste já não temnham dito?
De futebol não gosto, não me parece portanto que algum dia entrarei no aludido...monumentalidade tem e acho-o interessante.
Quanto à casa da Música, ainda lá não entrei e só poderei pronunciar-me depois de o fazer.

Bj

Maria Mamede