Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Victor Nogueira - A poesia nas seis chagas ou blogs

NOTA - A Poesia começou em Kant_O XimPi que, com o tempo, passou a ter um carácter de Registo Político, sobretudo a partir de «recortes da imprensa». Assim resolvi destinar Ao (es)correr da pena e do olhar para textos pessoais, incluindo a minha poesia.
.
O que se segue é uma espécie de índice para quem estiver interessado em localizá-la.
.
.
· Ao (es)correr da pena e do olhar
.
Auto-retrato em Passatempo
Veramente Vero


Nesta Roda
Neste jogo de palavras
Recordo o que não houve
Sedento nas tuas mãos esguias e belas
Sorriste
Todo o dia esperei por ti
Trago dentro de mim a tua imagem
O que amo em ti é a Vida
Na tua mão
Com os meus dedos
Nas minhas mãos
Elegia sem ti
Liberdade
LIBERDADE
Erguer uma vez mais os diques
Raízes
Um dia tu virás
Veramente Vero
Vou-me embora, vou partir
Auto-retrato em Passatempo


in Poesia na Rede em «O amargo dos encontros perdidos»


P’ra tudo há seu gosto e desgosto
Crónica da mui nobre e bela biblioteca …
Rimance da biblioteca municipal
São triste madrigal e melancolia

João Baptista Cansado da Guerra
De pedra sois vós, coisa dura

in Dois sonetos

Sospiros, cuydados, payxões de querer
Cantilena com mau gosto
No beiral da minha porta
O mundo é composto de fazenda e mudança
Nostalgia
Sorriste
Um dia tu virás ...
.
· Kant_O XimPi
.
O mundo é feito de fazenda e mudança
Setúbal, Terra de Encanto
Setúbal, mar de prata
Ao camarada Gilberto
A vida quotidiana (excerto) Évora, burgo medieval em «Évora no Antigamente»
Na linha do Barreiro
De Negro Vermelho
O Amor é uma companhia
O Amor é bem que suaviza
Flor do Mar sem guarida
Coração Rosa dos Ventos
Um dia tu virás ...
De repente semeias o ar
Raízes
Raízes em o «Início da Guerra em Angola: o 4 de Fevereiro de 1961»
O nosso Partido
No cimo das escadas, o menino ...
Cenas do jardim
Nós somos argila
No Dia Internacional da Mulher
Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos
Estão roucas as palavras
Sorriste
Lassos
Ecce Homo
É tempo de chorar
É a guerra o monstro que ceifa a vida
O que amo em ti á e vida
Eles são democratas
DAS KAPITAL E O MANIFESTO COMUNISTA
.
· Mundo Phonographo
.
Auto retrato em Passatempo
As Palavras in «O Processo Criativo»
Cantai olivais, Cantai de Alegria
Notícias do Bloqueio II em «inFelicidade»
.
· Galeria e Photomaton
.
Veramente Vero
O mundo é composto de fazenda e mudança
.
· Ao Sabor do Olhar
.
Veramente Vero
·
D’ali e D’aqui
.
Veramente Vero
.
.
Quadro: Ogni Giorno una Poesia de Roberto Fantini em art.com

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Vou aprenendo a conhecer-te um pouco e fico mais rica ao ler-te!



Bj

Maria Mamede