Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para a história do ISESE


Apenas uma achega a esclarecer por quem ainda se lembre: 1º quando foi criado o instituo era só ESE (Estudos Superiores de Évora) depois rápidamente passou a ser o IESE (Instituto de Estudos Superiores de Évora), seguidamente (era eu,julgo, o presidente da associação de estudantes) passou a dominar-se ISESE (Instituto Superior Económico e Social de Évora). Foi já com este nome que após o 25 de Abril passou a IUE (Instituto Universitário de Évora) para finalmente ser integrado na UE (Universidade de Évora), passando, então, os alunos formados no ISESE a usufruir do grau académico de licenciatura e os que o ainda o frequentavam foram transferidos para a UE. 
Será assim a evolução? Se sim, a sigla deste grupo, quanto a mim, deveria ser ISESE.....
 ·  ·  · 19 de Outubro de 2011 às 16:36

  • João Gonçalves gosta disto.


    • Antonio Alves Nunca chegou a ser IUE. Quando foi integrado foi-o já na Universidade de Évora.
      19 de Outubro de 2011 às 18:24 ·  ·  1



    • Antes de IUE foi Instituto Superior Bento de Jesus Caraça ou coisa parecida.

      Um abraço
      Dário Tavares

      20 de Outubro de 2011 às 23:41 através de : ·  ·  1


    • Adelaide Brissos Concordo, eu entrei no ISESE, terminei Sociologia em 1978 e vejo vantagem na constituição deste grupo. A colega

      *Adelaide Brissos*


      No dia 19 de Outubro de 2011 16:36, Varela José Inácio <

      22 de Outubro de 2011 às 23:36 através de : ·  ·  2


    • João Gonçalves É isso mesmo pois recordo essa luta que se desenvolveu com o Henrique Granadeiro á cabeça. Como sabes Varela eu sou o sobrinho da D. Maria Inácia que foi tua inquilina e do teu pai na TRav. de Ana Vaz . Faleceu há pouco com 91 anos e 6 meses j+a muito debilitada. Um grande abraço
      23 de Outubro de 2011 às 22:52 ·  ·  1


    • Antonio Alves Havia aqui um comentário meu que não aparece. Após ISESE, passou a chamar-se ESESE - Escola Superior de Estudos Sociais e Económicos - Bento de Jesus Caraça. Isto em 1975
      23 de Outubro de 2011 às 23:11 · 


    • Varela José Inácio Foi isso Antonio Alves, agora me lembro, mas acho k houve qq fase intercalar entre ser I. S.Bento de Jesus Caraça e a integração na UE k julgava ser IU, como diz o Dário Manuel F. Tavares, eu ja la não andava mas vivia os problemas que por la se passavam, eu tb lutei muito (desculpem a falta de modéstia) pela afirmação do ISESE mas antes dessas trapalhadas após 25 de Abril.
      23 de Outubro de 2011 às 23:27 ·  ·  1


    • Varela José Inácio Não me lembrava João que eras sobrinho da D. Maria Inácia k eu e meu pai apreciavamos muito pelas relações de acima de tudo boa vizinhança; e tb não sabia que ainda era viva nem que tinha falecido há pouco, os meus sentimentos. Sabes, pouco depois de meu pai falecer (já estavamos a morar em Coimbra) eu vendi a minha casa (k há pouco visitei da rua com saudades e recordações) na R. das fontes k tinha em anexo matricial a casa onde ela morava e, assim, deixei de ter contactos por lá, a não ser apenas em poucas visitas que fiz para recordar e cumprimentar pessoas conhecidas. Mas obrigado por me informares. Abraço amigo João.
      23 de Outubro de 2011 às 23:38 ·  ·  1

Sem comentários: