Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Veramente Vero ~ Victor Nogueira


Hoje, para a Raposinha




Fotos de Victor Nogueira

Sábado, 1 de Setembro de 2007


 




Victor Nogueira
Foto de autor não identificado
Clique na imagem para ampliar, se quiser

10 comentários:

redonda disse...
A fotografia do autor desconhecido é especial. O texto é bonito, mas triste.
Um beijinho e bom fim de semana
De Amor e de Terra disse...
Olá Victor; belo Poema...
Não creio que o "encontro nunca passe por aqui"...
acredito que os que passam, são tão profundamente analisados, esquadrinhados e vistos ao microscópio da desconfiança,(mais que a lágrima de preta do Gedeão), que no fim, realmente nada ou quase nada resta!...
Vê se dás uma oportunidade aos que passam e querem parar, sabendo de antemão que nenhum é perfeito; quem sabe se assim, autorizarás que algum fique!...
Bj

Maria Mamede
Victor Nogueira disse...
Maria Faia disse...
Olá Amigo Victor,

A poesia é linda, mas algo triste. Própria daqueles momentos em que sentimos o chão fugir debaixo dos pés...
Olhemos em frente e que com esperança renovada.
Desejo-lhe um Fim de Semana alegre e com muito sol

Beijo Amigo
Maria Faia
1 de Setembro de 2007 13:09
http://wwwquerubimperegrino.blogspot.com/
Victor Nogueira disse...
Rosa dos Ventos disse...
Belo poema cheio de melancolia!
Abraço
1 de Setembro de 2007 17:47

http://ventaniasrosadas.blogspot.com/
Victor Nogueira disse...
Kalinka disse...
OLÁ MANO
Hoje dediquei quase 1h 30m à leitura deste teu SABOR AO OLHAR.
Vês que horas são? já passa das 02h 30m da manhã de domingo.
E li isto que escreveste:

Claro que eu bem sei que ainda tenho material de amigos/amigas para publicar, mas tenho preferido estar à espera que me enviem material propositadamente para a «inauguração». Mas como Roma e Pavia não se fizeram num dia ... Eu bem sei que os portugueses e portuguesas sofrem de timidez, embora mal disfarçada.
.
Mas sendo eu cidadão do mundo, podem colaborar visitantes ou amizades, não doutro planeta ou sistema solar (por enquanto, sejamos realistas ou modestos), mas sim do chamado Planeta Azul, que os ecologistas dizem estar em vias de extinçao...

POIS, NÃO SABIA QUE ESPERAVAS POR COLABORADORES...pode ser que um dia eu o faça, quem sabe?

PARABÉNS pela escolha e partilha desta belíssima foto. Adorei.
Beijitos.
2 de Setembro de 2007 02:39

http://kaliynka.blogspot.com/
Victor Nogueira disse...
Kalinka disse...
Como vês, demorei mas cheguei. Os teus blogs são muitos e cada dia mais extensos, vai ser muito difícil conseguir ler tudo o que publicas.
Bem que gostaria, mas não tenho tempo para isso, infelizmente ou felizmente, sei lá.

Bom domingo.
2 de Setembro de 2007 02:41
http://kaliynka.blogspot.com/
Victor Nogueira disse...
Maria.N.P disse...
Tu sabes que não estás só.
Bj
Maria
26 de Fevereiro de 2008 22:14
http://www.blogger.com/profile/14176242962349143345
Victor Nogueira disse...
Obrigada, maninho, pelas palavras lindas que me dirigiste no blog. Tu és mesmo um mano muito fixe, não desnaturado como eu sou.

Beijinhos com carinho
Clara Cabral
A mana da Casa de Belmonte
ter 26-02-2008 18:35
Victor Nogueira disse...
Belisa disse...
Olá
Esta poesia pode considerar-se actual
dadas as circunstâncias...
Gostei muito da foto e do poema.
Quem é o seu autor?

Beijos estrelados
de
Belisa
Setembro 01, 2007
http://estrelanoceu-belisa.blogspot.com/
Victor Nogueira disse...
Maria, Simplesmente disse...
A S. tem razão!
Como pode?...
Verdadeiramente belo!
Bj
Maria
31 Janeiro, 2008
http://www.blogger.com/profile/12960900292990187359

Sem comentários: