Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alice Coelho ~ Sou: Chata, dificil, resmungona e mimada....





Sou:
Chata, dificil, resmungona e mimada....
Mas, que fique registado em acta, não estou aqui para agradar a ninguem....
Lamento muito, mas não sou nenhuma "Bárbie"
.
(...)
.


  • Victor Nogueira Oh! Alix - Fazes travessias em chata ? Isso é uma relíquia. Como a fazes andar - com uma vara aplicada no fundo do rio ou puseste um motor fora de borda? Vela não deves ter posto, pois nem sempre sopra vento de feição e já te chegam as noitadas virtuais pela madrugada dentro. Bjo
    há 33 minutos · 


  • Alice Coelho sabes o que é ser chata Victor Nogueira??? é ser implicante, é ser do contra, é ser mázinha, no bom sentido....sou tudo isso e muito mais.... :-)
    há 25 minutos · 

  • Victor Nogueira mas alix, eu pensava que te referias a uma chata, meio de transporte Pois para mim, apesar de me não ligares, és uma jóia, esmeralda ou pérola !
    há 19 minutos ·  ·  1 pessoa

  • Victor Nogueira uma jóia e nunca uma jibóia
    há 19 minutos ·  ·  1 pessoa


  • Alice Coelho ahahhahahahah fia-te na virgem e não corras e vais ver o trambulhão que levas..... eu sou mesmo "chata"...há dias que não há condição de me aturar.....olha, mais jibóia....que jóia!!!:-)))
    há 17 minutos · 

  • Victor Nogueira Ainda bem que me avisas, querida alix. Ao pé de ti levarei sempre uma bóia, para não me afogar esbracejando por não saber nadar, um contra-senso num homem da beira mar LOL
    há 15 minutos ·  ·  1 pessoa

  • Victor Nogueira E achas que os capricórnios aguentam com as virgens sem lhes causarem mossa e vice-versa ?
    há 14 minutos ·  ·  1 pessoa


  • Alice Coelho pois, homem prevenido, vale por 2....e se vais para o mar. é melhor aviares-te em terra!!! só que o meu signo, não é virgem, é caranguejo!!!!
    há 12 minutos · 

  • Victor Nogueira mas tu é que falaste na virgem, não eu. E se a virgem vai na conversa fiada, é o contrário da pescada que antes de ser já era. A virgem, mesmo quando deixa de ser continua a sê-lo. Claro, as virgens autênticas e não as de aquário, piscícolas, taurinas, capricornianas e outras que tais :-)
    há 8 minutos · 


  • Alice Coelho okkkkk eu disse-te apena para não te fiares na virgem, só isso....quem te avisa...teu amigo é!!!!
    há 8 minutos · 

  • Victor Nogueira Mas se for para o mar, para além de levar a bóia, emprestas-me a chata? Eu gostava mais dum iate mas enfim ...
    há 7 minutos ·  ·  1 pessoa


  • Alice Coelho ahahhaha vais a nado...e já gozas... :-))))
    há 6 minutos · 

  • Victor Nogueira Minha querida alix - acabei de descobrir que sou duplo capricórnio - toma nota que nasci em 5 de Janeiro do passado milénio, em Luanda !
    há 4 minutos ·  ·  1 pessoa

  • Victor Nogueira iae=iate
    há 3 minutos ·  ·  1 pessoa



    • Alice Coelho okkkk tomei nota.....mas aponta aí que eu sou uma carangueja com ascendente touro!!! olha só que bela combinaçao!!!
      há 10 minutos · 

    • Victor Nogueira Pois. A mãe dos meus filhos era taurina da margem esquerda do Guadiana e diziam os astros que a ligação com um capricórnio era para toda a vida mas acabou-se ao fim de uma década, de candeias às avessas :-(
      há 5 minutos ·  ·  1 pessoa

    • Victor Nogueira eu disse para tomares nota da data do meu nascimeno para um de nós pagar um cafézito ao outro, um chá com torradas ou umas cervejolas, sem alcool para mim para não correr o risco de me pegares fogo. Deves ser cá uma brasa que se calhar deveria pensar em levar um fato de amianto, aesar de ser cancerígeno. LOL
      há 2 minutos · 


    • Alice Coelho desditos da vida....................que é uma caixinha de surpresas!!!!
      há 2 minutos · 

    • Victor Nogueira Vale de lenóis espera por mim Bjos Alihttp://www.youtube.com/watch?v=2jjERuQ-zFY

      Personagem da autoria de José Maria Pimentel. Animação exibida na RTP, com o intuito de assinalar o final do dia para as crianças.


      há alguns segundos ·


      · 

Sem comentários: