Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 8 de julho de 2012

Pensamentos gota a gota no dia a dia por Victor Nogueira


 a Quinta-feira, 26 de Julho de 2012 às 22:11 ·

Victor Nogueira

Todos os becos têm pelo menos uma saída, a da entrada, e tantas outras quantas as portas, portões e janelas que neles estejam ou se encontrem. E, em última análise, uma marreta para abrir outra saída no muro ou na parede


Onde estão os verdadeiros criminosos ?
Ah! O Povo e os Trabalhadores não são criminosos. Criminosos são aqueles que os exploram, que os anestesiam, que tudo fazem para os dividir e alienar, porque é assim que os verdadeiros Criminosos, aliados e capatazes os querem: mansinhos como cordeiros e a balirem cada um para seu lado !

Pão e circo ou sem pão mas futebol
O futebol é o circo dos romanos, tal como as touradas. E os gladiadores agora são futebolistas, muitos milionários, com baixos impostos e facilmente descartáveis. Mas os obscenos rendimentos não são os destes gladiadores de pacotilha Roma ainda dava pão e circo, para anestesiar. Mas os verdadeiros e bem-cheirosos, bem vestridos e discretos  donos do redondel  nos dias de hoje  só dão circo, no relvado da trafulhice, a marionetas e paus mandados  bem pagos com um prato de lentilhas e migalhas que recebem rafeiramente.

E o povo faz anedotas no relvado escavacado de sócretinos, entretido, distraído, em vez de lutar e manifestar-se. No medo e na ânsia de antes esMIGALHADOS em vegetatibilidade do que manter a espinha e a honra dreitas com risco de morrer. Morrerão, de qualquer maneira, mas sem honra nem dignidade!

Espécies em vias de extinção
Mas há mais espécies em vias de extinção, para além do lince da Malcata,  como os humildes burros que dantes enchiam as estradas e as ruas deste país, puxando carroças, transportando o Sancho Pança ou puxando água nas noras para irrigar os campos ! Ou as andorinhas, que na Primavera deixaram de chilrear nos beirais dos telhados e neles fazer o seu ninho para onde voltavam anualmente !

O que é ser Livre?
Sim sou livre de acreditar que sem união, sem unidade, sem solidariedade, sem organização, cada um puxando para seu lado, convencido da sua "razão" esquecendo-que duas ou três cabeças valem mais que uma só, a nenhum lado chegaremos. E sou livre de manter a minha liberdade organizando-me e ajudando os outros a organizarem-se, pk doutro modo o barco vai para o porto que eles querem. Sou livre, mesmo qd aceito a disciplina e não desisto de lutar por uma sociedade onde a Humanidade e a Natureza sejam o princípio e o fim da política e da economia.
.
Sou livre apesar das amarras que me tolhem mas tenho a consciência delas e não me fico pelas aparências ou pelo pensamento único. Ao contrário das aparências é a terra que gira à volta do sol e não o contrário, apesar da Inquisição ter levado Galileu a abjurar o que a ciência demonstrou. Sem a divisão do trabalho e sem o trabalho, não há riqueza. Os trabalhadores passam bem sem patrões e capatazes que os roubam todos os dias. Já estes, sem o Trabalho de quem escravizam e submetem, morreriam à fome e na miséria a que condenaram biliões de seres humanos no Planeta Azul Se os patrões se organizam em Clubes e Confederações, a nível nacional e internacional, porque razão hão-de os trabalhadores pensarem que desorganizados os vencerão e terão melhor vida ?

O Baile das Cadeiras e dos Cadeirões
Mas é neles, nos farsantes, nos mentirosos, nos corruptos,  que o povo e as camadas intermédias botam maioritariamente..  Trocam-se as cadeiras mas é o boto que temos de gramar, por falta de bota e muito falazar, ...! Mesmo a minoria que quer outro baile e outros actores, é reduzida ao silêncio pelas TV's e órgãos de referência ou (semi)tablóides ! Os jornais falam nas falcatruas do BPN, do enorme buraco que a CGD vai ter de encaixar,nas trafulhices sócretinas no relvado, nos podres loureiros e nas limas enferrujadas, enquanto a banca enriquece com o deinheiro que lhe confiamos e nos rouba mais e mais, sempre mais, com falcatruas e empréstimos e  lucros chorudos e artimanhas que para repôr lucros ainda maiores  para que a falperra continue! Ainda não se fartaram dos banqueiros e corticeiros e grandes distribuidores que  continuam a enriquecer à custa da miséria de crescentes camadas da população, aqui e lá fora?  que dão ordens ao Governo e a certos partidos de que são os verdadeiros donos?

Mas o Zé Povão esfrega-se de contente a bater nos paus mandados e nos Trabalhadores da Administração Pública, que estes também pagam impostos mas são acusados de viverem à custa dos impostos quando asseguram funções sociais do Estado Social desbaratado, mas ninguém fala dos baixos impostos e fabulosos lucros da banca, associada a grandes empresas, a que entregamos o nosso dinheiro, com ele arrecadam os tais lucros fabulosos e ainda por cima não nos pagam juros antes nos cobram comissões crescentes e despesas de gestão.Cansa tanta cegueira!
.
Devias estudar o materialismo dialéctico e o papel do Estado e o Conceito de Ditadura. Nós vivemos numa democracia burguesa (dos grandes capitalistas e seus aliados) e numa ditadura (cada vez mais feroz) sobre os trabalhadores. Para que estes tenham de construir um mundo à sua medida tem de ter um Estados Democrático para os Trabalhadores e ditatorial para com o Capital e seus aliados. E é com os erros e as experiências que se conseguirá construir uma democracia a todos os níveis, uma democracia de verdade e não de fachada e engodos.

Temos de fazer a revlução com os homens e mulheres com os defeitos e virtudes do lugar e tempo em que estão. Queres combater a organização deles, a ideologia deles, com o salve-se quem puder e cada um por si, desorganizado ? Temos de aprender com os erros e tentar evitá-los ou preveni-los. E aproveitar o que de positivo a experiência humana tentou construir.

 Só que a classe dominante tem milhares de anos e experiência e os outros de que falas ou são vítimas de manipulação da consciências ou vivem na ilusãp de que poderão ascender a patrões ou capatazes, empresároios ... da tasca da esquina ! 


  • Sem comentários: