Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 14 de março de 2022

Textos em março 14

 * Victor Nogueira

  

2022 03 14 A verborreia de Mário Soares e do PS que logo de seguida meteu o socialismo na gaveta, passando a liderar abertamente a contra-revolução, a recuperação capitalista e o regresso das grandes famílias.  

14.03.1975 – «O dia em que o capitalismo se afundou» (M.Soares dixit)


As semanas que se seguiram ao 11 de Março de 1975 foram naturalmente ricas em acontecimentos e convulsões. Três dias depois, no dia 14, para além de ser criado o Conselho da Revolução, deu-se a nacionalização da Banca e dos Seguros. 

Da imprensa da época:

«As nacionalizações são saudadas à esquerda e não são contrariadas à direita. O PPD apoio-as, aliás, embora previna que “substituir um capitalismo liberal por um capitalismo de Estado não resolve as contradições com que se debate hoje a sociedade portuguesa”.

Mário Soares mostra-se mais expansivo. Eufórico mesmo, considerando aquele “um dia histórico, em que o capitalismo se afundou”. Dirá, a propósito o líder socialista, num comício: “A nacionalização da banca, que por sua vez detém (...) a maior parte das acções das empresas portuguesas e, ao mesmo tempo, a fuga e prisão dos chefes das nove grandes famílias que dominavam Portugal, indicam de uma maneira muito clara que se está a caminho de se criar uma sociedade nova em Portugal”.»  (Realce meu)

(Adelino Gomes e José Pedro Castanheira, Os dias loucos do PREC, edições Expresso / Público, 2006, p. 28.)

(Adelino Gomes e José Pedro Castanheira, Os dias loucos do PREC, edições Expresso / Público, 2006, p. 28.)

https://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2018/03/14031975-o-dia-em-que-o-capitalismo-se.html


2022 03 14 O combustível que está a ser comercializado a preços estratosféricos foi adquirido numa altura em que o preço do petróleo era muito mais baixo que o actual. Não se trata de "capitalismo selvagem" ou "liberal", trata-se de capitalismo, apenas, cuja lógica intrínseca é a qualquer preço obter o máximo lucro com o mínimo de obrigações fiscais e sociais, um sistema autofágico, desumano e predador


2022 03 14 Alguém escreve: «o putin tem um cancro. cancro, cumpre o teu dever!»

VN - E os cancros da NATO, do Biden & Cia e dos serventuários de serviço na chamada União Europeia? 
LR - podemos tratar deste já assim no imediato ou algo contra? 
VN - Eu cá sou adepto de igual tratamento para os mencionados. Os cancros em causa são o capitalismo e o belicismo. 
LR - neste momento, o cancro tem um nome específico, não é uma entidade.
VN   Há os "donos disto tudo" por detrás dos manajeiros e capatazes. Mudar estes sem eliminar o capitalismo é um mero paliativo que não evita nem as gangrenas nem as metástases.
RP - ironicamente esta era a frase que os fascistas inscreviam sobre o àlvaro cunhal.
VN - Pois. Mas pensar ou fazer crer que a eliminação física dum personagem seria por si só o remédio ou solução é uma posição idealista, não dialéctica. Mas eu não sou filósofo e na disciplina liceal de Filosofia gostava apenas dos capítulos da "teoria do conhecimento" e da "lógica".

Eu sou apenas um pragmático, com teoria, que se limita a utilizar o conhecimento e a massa cinzenta, o que desagrada a muita gente, como bem sabes. O filósofo és tu!

VN para VMA - Isso é uma visão unidimensional, que não tem em conta tudo o que está em jogo, entre os capitalistas oligarcas ou multimilionários dos EUA, União Europeia, Federação Russa, Ucrânia .... Procure fontes alternativas e desconfie das dicotomias maniqueístas, dos moralismos e dos pensamentos únicos.

VN para VMA - Tresleituras. Quanto ao "vocês" é um saco onde o Valter coloca todos os que não "comungam" das suas visões maniqueístas? Eu não tenho certezas mas "questionamentos". Fique o Valter com as suas certezas e as suas risadas. Por mim não vale a pena continuar este "bate-papo"

VN para VMA - VMA Foi o Valter que colocou o "bate-papo" entre "si", um "nós" em que se incluirá, e um "vocês", onde me amalgama, o que é uma posição dualista.

VN para VMA - By Jove! Sumiram-se todos os comentários de Valter Manuel Alves, que originaram as minhas réplicas, VMA que sumiu também do inFaceLocked, enquanto VMA!



2017 03 14 O CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES ENTRE BELÉM E S: BENTO SEM ESQUECER O CALDAS DA LAPA, OS TRÊS REIS MAGOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE BANCÁRIA E AS VISÕES DOS TRÊS PASTORINHOS

1. - A caranguejola do ex-Páf já nem sabe o que diz, tão tonta está ? Seraficamente, sem mea culpa, Cristas que a(ssas)sina de cruz assunciona que tudo "Fazia parte da visão do primeiro-ministro. O primeiro-ministro sempre teve uma visão que é esta: a banca e o pilar financeiro do resgate eram tratados pelo Banco de Portugal (BdP), que tinha as funções de supervisor independente, e o Governo não deveria meter-se nessas questões. Esta foi sempre a visão do primeiro-ministro. Portanto, o Conselho de Ministros nunca foi envolvido nas questões da banca." e, cereja em cima da barata, afirma que nunca foram discutidos pelo Governo as questões do “sistema financeiro”, que, note-se, "passaram" os testes de stress da banca feitos pela seráfica Troika com as supervisões da Senhora de Fátima segundo Aníbal, de S. Victor e de S. Carlos, incluindo o BES , o BPI, o BCP, o Montepio e a CGD . Pensam a santíssima trindade do CDS/PSD com a benemérita troika que somos todos totós ?

2. – E o ilustre economista do Poço de Boliqueime, o impoluto homem, amigo dos seus amigos, que não lê jornais e raramente se engana, exigiu ao PS / Costa, que não era de Assis nem Seguro o que às 5ªs feiras nem nos restantes dias, ano após ano, nunca exigira a Passos, Gaspar, Luís, Portas, Macedo, Cristas & all good fell’as, que pretendia continuar a “proteger” com (não) exigências sobre o sistema financeiro ? Exigências que rocambolescamente fez ao PS / Costa, apesar deste ter apoio maioritário no Parlamento ? Bem sabemos que a democracia do senhor Silva segundo Jardim é sui generis, mas ...

3. ... considerando as Memórias de S. Paio. ao pé destes estarolas com elevado sentido de estado segundo seguro cisco assis, nada esquerdalhos nem leitões na Bairrada, Sant’Anna, o da incubadora e da Santíssima Casa da Misericórdia, era um anjinho ? E no meio desta sócretina narrativa, as direcções nacionais do PSD/CDS perante os quais Passes, Portas, Luís & Cristas política e partidariamente deveriam ser responsáveis, são “democraticamente” verbos de encher, “responsavelmente” assobiando para o lado, como se o Governo de Passos / Portas & tutti quanti não fosse um Governo do PSD/CDS e Passes/Portas & Cristas não continuem a ser seus militantes e dirigentes ? 

Abrenúncio, Satanás, seja em off.shore o Diabo cego,  surdo e mudo, valha-nos Belzebu, o perro ? A quem interessam toda esta mal enjorcada verborreia e tanga ensarilhadas entre o jornal diário público expresso correio da manha, a verdade  a que temos direito, dizem, como Pôncio Pilatos, eles e elas ?

2017 03 14 Desde 1976 os grandes grupos económico-financeiros foram tomando de novo conta do poder após o susto de 1974/75. E conseguiram-no graças aos manajeiros do PS(d)CDS, em quem nunca votei, mas outros o fizeram.

Quem neles tem votado e continuará a votar PS(d)CDS - cerca de 70% segundo as sondagens - é que deveria entrar em profunda reflexão.

Sem comentários: