* Victor Nogueira
E tal medida preventiva continuou depois da guerra ao covid ser substituída pela guerra na Ucrânia.
Mas um dia destes passei pelos noticiários das CNN, SIC Notícias, CMTV e RTP2, parecendo-me este o mais asseado. Num deles apanhei o Joe, não o desparecido Berardo, mas o Biden.
Francamente, o Presidente dos USA parecia um zombie, fantasmagórico, penosamente debitando umas lérias. Garantia a pés juntos, sem corar nem rir, que não há laboratórios de armas biológicas na Ucrânia e que a denúncia da Rússia indicava que esta se prepara para utilizá-las.
Ainda se lembram que em 1945 os EUA e o Reino Unido despejaram 4 mil toneladas de bombas sobre Dresden, um alvo civil, que provocou a destruição desta cidade alemã e a morte de 25 mil pessoas, apenas para criarem o terror? Lembram-se que nesse mesmo ano os EUA lançaram duas bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, cidades dum Japão já derrotado, provocando a sua completa destruição e a morte de centenas de milhares de civis indefesos, com sequelas que ainda persistem, com o único objectivo de intimidar a URSS, deste modo dando início á chamada "Guerra Fria" e a "corrida aos armamentos"?
Lembram-se dos tapetes rolantes que os bombardeiros dos EUA despejaram sobre a Coreia e o Vietname, incluindo napalm e o agente laranja, um herbicida e desfolhante químico? Lembram-se das armas de destruição massiva que não existiam mas serviram de alibi para que os EUA invadissem e destruíssem o Iraque, apoderando-se das suas reservas petrolíferas, como fizeram posteriormente na Líbia e na Síria, com a finalidade de apropriarem-se das suas reservas petrolíferas? Lembram-se do desmembramento da Jugoslávia, com o bombardeamento durante dezenas de dias das cidades de Belgrado e Novi Sad, arrasadas, com milhares de vítimas,? No Iraque, na Sérvia, na Bósnia, os EUA e a NATO utilizaram bombas de urânio empobrecido.
Com este tenebroso palmarés, quem pode acreditar piamente no Joe, Biden da USA / NATO, seus desmentidos e suas denúncias feitas aos empresários estado-unidenses? Que crédito merece o G.I. Joe, de turno nos EU~A? (Victor Nogueira)
~~~~~~~~~~
«O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que as acusações da Rússia de que os ucranianos têm armas químicas e biológicas são falsas. Para ele, as falas são uma evidência de que o presidente russo, Vladimir Putin, está considerando usar esse tipo de armamento na Ucrânia.
Em evento com líderes empresariais dos Estados Unidos, na segunda-feira (21), Biden afirmou peremptoriamente que Putin está "contra a parede e agora ele está falando sobre novas bandeiras falsas que está levantando, inclusive, afirmando que nós nos EUA temos armas biológicas e químicas na Europa".» (dos jornais)
📷
Joe Biden-Ucrania By Dragan | Politics Cartoon | TOONPOOL
2014 03 22 - Verifico que persistem inúmeros interditos, que separam as pessoas. quase tantos como os que havia em évoraburgomedieval,
.Mesmo que queiramos conhecer-nos, (quase) ninguém aceita os meus convites, mesmo para um encontro ou passeio, e muito menos vem a minha casa, apesar de ser uma casa aberta, como aberta era a casa dos meus pais em Luanda ou aberto era o meu quarto na casa de hóspedes da D, Vitória, apesar da sua oposição ao corrupio de rapazes e algumas raparigas a nele entrarem e permanecerem E muitos poucos são, tal como em évoraburgomedieval ou no Alentejo, os que me franqueiam a porta da sua casa.
Quem está do lado de lá do monitor não me recordo; poderia apenas estar eu a ler um artigo, um blog ou a imprensa on line. Ou alguém cuja virtualidade, por motivos vários, nunca se "encarnou", do verbo se transformando em carne.
Isto nas redes sociais, ainda mais que nas salas de chat, como o mIRC ou o MSN, é um mundo de "faz-de-conta". De jogos virtuais, sem a proximidade do jogo de cartas à mesa da taberna na aldeia alentejana ou da mesa debaixo do caramanchão no quintal em luanda.
Mas hoje estou mais velho e desencantado. Hoje seria uma surpresa para quem eu era aos 20/30 anos ou mesmo antes dos 60.
Com efeito, sobre Portugal poderia continuar a escrever, referindo-me à Inquisição, à Igreja Católica, Apostólica e Romana, a Pina Manique e à PIDE, mandatários dos senhores da terra - " verificar-se-á quão castradora foi a sua acção - e esterilizante - quão veementemente destruiu nas pessoas a espontaneidade, a solidariedade, a camaradagem. Não propriamente destruir, porque nesta maldita sociedade portuguesa feudalizada, cinco séculos de história contribuíram para nivelar as pessoas no temor, na mediocridade e na inautenticidade. A coragem, a hombridade, a lealdade, o entusiasmo inovador, eis o que falta ao castrado povo português! " (NSM - 1971.01.14)
~~~~~~~~~~
Sem comentários:
Enviar um comentário