Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 21 de março de 2022

Textos em março 21

2022 03 21 Energia. No choice?

AN - Escrevi aqui que a EDP tinha fechado a porta a novos clientes e uma boa parte das pessoas achou que se tratava de uma piada. Não era. Hoje, experimentei fazer um contrato online e a resposta é a imagem que reproduzo. A razão, soube-a por um aviso que os Serviços Easy enviaram aos seus clientes, dizendo: "Em virtude do aumento constante de energia, a EDP informou que a partir de hoje [dia 18] já não aceita mais contratos de electricidade. No entanto, continua a aceitar contratos de electricidade se vierem com pedidos dos solares EDP e aceita pedidos de gás isolados e outros serviços".

EA - JC apenas porque conheço a empresa e me pareceu estranho, porque os contratos e todos serviços que fazem associados aos contratos, são a grande mais valia deste segmento, do comercializador. Pude apurar que existem procedimentos contratuais a serem atualizados devido à guerra - vejo, por exemplo, uma grande aposta na "energia verde" no site - mas não deixaram de aceitar novos contratos. Tratar-se-á de algum constrangimento no site, mas com certeza se tentar via telefone, consegue fazer o contrato (embora eu tenha tentado online, me pediu para aderir à área de cliente, e parecia tudo encaminhado para ser possível)

JC -EA não é isso que aponta o relato, no entanto, portanto alguma coisa não bate certo. Assim sendo, visto que há dúvidas, vou manter a publicação com a devida ressalva.

VN - São o mercado livre e a livre concorrência a favor da livre escolha dos .... clientes / utentes, com bónus .... obrigatório? No choice!?

JC - O EA, que trabalha no ramo, alertou para que o relatado pode não corresponder exactamente ao que efectivamente se passa, pelo que, não tendo ainda certeza, deixo essa ressalva.


Vítor Dias no blog «O Tempo das Cerejas»

2022 03 21 Há dias a ex-directora Bárbara Reis, que não sofre de iliteracia, a pretexto de alguém ter enviado um mail criticando o modo como é feita a cobertura do que se passa na Ucrânia, como se não houvesse lugar para outras notícias, leitora que, segundo BR, só podia ser uma militante do PCP, é o pretexto para escrever um artigo de opinião ("Cansado de notícias da Ucrânia? O que dirá o PCP") cujo único objectivo foi deturpar insidiosamente as posições daquele partido. A onda anticomunista e monocórdica já atingiu tal nível que nas caixas de comentários daquele periódico já se escreve "nazis/comunistas". 

2022 03 21 - Casa roubada, trancas á porta? Vão ou podem emitir um mandado de captura internacional? Quem ou o que pode obrigar MM a retornar a Portugal? Prontus. Será que mais pessoas em situação similar podem invocar o desejo de ajuda humanitária para serem libertas de medidas de coacção da "liberdade"? Partindo-se em ajuda "humanitária" para a Ucrânia, Líbia, Síria, Iémen, Palestina? Em que se traduz essa ajuda humanitária e como comprová-la? Enviando uma selfie diariamente, sobretudo embalando alguém num jardim do giroflé giroflá, com um raminho de oliveira nos dentes e uma pombinha branca á cintura?  


2016 03 21 - A violência doméstica tem como agressores tb os filhos e as mulheres e como vítimas tb os homens. Esta é que é a realidade. 

2013 03 21 - PS anuncia voto contra «vergonhosa» resolução que recomenda demissão do Governo  Ora apreciem o lacãozinho no vídeo abaixo, i.e, no "súcialismo" em Liberdade com todo o seu €$p£€ndor !

E vão continuar a votar nos pantomineiros do PS que pelas vozes de Zurrinho e Lacãozinho  acham que é inconstitucional e não democrática a «resolução que recomenda demissão do Governo» da iniciativa do PCP» ?

Democrático para esta "troupe" ps-psd-cds e seus dirigentes é dar lucros fabulosos à banca internacional , de cócoras perante ela, lucros fabulosos à custa da miséria crescente dos povos em todo o mundo, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças ? 

Democrático para esta gente e seus patrões é tripudiar sobre os direitos consagrados na Constituição da República, ainda vigente, e sobre a Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, esse perigoso texto "subversivo" aprovado após a 2ª Guerra Mundial na sequência da derrota (aparente) do nazi-fascismo  !?

Ora apreciem o lacãozinho no vídeo abaixo

Sem comentários: