Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 6 de março de 2022

desINFORMAÇÃO e Guerra na Ucrânia

 * Victor Nogueira


2022 03 06 - Eu "pecador" me confesso: não sei russo nem mandarim e domino apenas o português, embora leia, entendendo, o castelhano, o galego, o italiano, o francês e  o inglês. Como em Económicas nunca encontrei aberto o Gabinete de Alemão, nunca pude inscrever-me para as aulas por este facultadas, pelo que este último idioma é  para mim igual ao russo e ao mandarim.

Em consequência, se não houver legendas em português, francês, castelhano, italiano ou inglês, nada entendo das emissões ou programas em russo, alemão, inglês, mandarim e outros que tais, sejam da Fox News, da CNN ou da RT.

Um dia destes passei acidentalmente pelo RT, limitando-me a ver algumas imagens, pois o que diziam é como se fosse grego, para mim. Como eu, haverá milhões de telespectadores em Portugal.

Portanto, a RT para a esmagadora maioria dos telespectadores é como se não existisse. Em contrapartida, para a  esmagadora maioria, os que existem, para além dos canais desportivos, são a CNN/TVI, o CMTV, a SIC-N e os educativos reality-shows da SIC e da TVI. Tudo estações livres, isentas e de alto gabarito noticioso e plural,  com programações de alto nível cultural.

EM TEMPO - VENDO OS LOGOTIPOS, FICO NA DÚVIDA SE DEVEM SER BANIDAS AS CORES VERDE E LARANJA DA RÚSSIA OU O SUBVERSIVO VERMELHO NAS EMISSORAS  DO "MU(n)DO LIVRE"!

Á CAUTELA E PARA MAIOR SOSSEGO, TALVEZ FOSSE MELHOR DECRETAREM QUE DEVE  FICAR TUDO A PRETO, BRANCO E CINZA.

POR CAUSA DAS INFILTRAÇÕES!  É QUE, DESDE HÁ SÉCULOS, O VERMELHO É A COR DA REVOLUÇÃO, DA COMUNA DE PARIS E DOS COMUNISTAS EM TODO O MUNDO!


2022 03 06 Uffa! O  Fernando Moreira de Sá faz lembrar um daqueles "homens sem sono", ao lema agarrado,  agarrado á roda do a-ventar, Noitidia-diaenoite.


Alegadamente…
06/03/2022 by Fernando Moreira de Sá 

…. um grupo de entusiastas de Vladimir Putin estão reunidos em Lisboa. Assim se vê a força da democracia portuguesa: sejam chalupas de extrema direita ou chalupas de extrema esquerda, a todos o direito de reunião e manifestação.


2022 03 06 PARA QUE A MEMÓRIA NÃO ESQUEÇA: Index Librorum Prohibitorum / VERBOTEN / PROIBITO / VISADO PELA CENSURA


2022 3 06 nota prévia - O PCP NÃO SE AFASTOU DO REGIME CAPITALISTA DE PUTIN, POIS SEMPRE  ESTEVE CONTRA ELE E DELE AFASTADO

Sem comentários: