Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 10 de dezembro de 2022

Textos em dezembro 10

 * Victor Nogueira

2022 12 10Os matraquilhos - Sendo um jogo colectivo, escolhem-se e endeusam-se os "craques", estilo formação para aceitar a pseudo "meritocracia" capitalista, pondo meninos pobres a competirem entre si, a ver quem mais embolsa!

Engalfinhando-se acirradamente, vibram vibrantemente as claques, torcendo pelos novos gladiadores para bancadas no circo sem pão.

Entretanto, a esmagadora maioria dos pobres pobres continuam.

2022 12 10 - Acenderam-se finalmente as luzes natalícias nas ruas de Vila do Conde. Já reparara nas armações em dias anteriores, mas esta é a primeira noite em que as vejo com as lâmpadas acesas. Cerca das 17h 30m, a meio do que seria uma tarde de Verão, no Inverno já é noite cerrada. Daqui do mirave do Convento de Santa Clara pouco brilham, ao contrário do que sucede ao percorrer as ruas lá em baixo. O trânsito automóvel é intenso a esta hora, seja qual for a estação do ano, com o regresso de muitas pessoas a suas casas. Estou fatigado por uma longa caminhada a pé e não me apetece ficar a fazer horas para percorrer calmamente as feéricas ruas da cidade, apreciando e fotografando as iluminações, como fiz em anos anteriores. A cavalo no Fiesta II viro a proa a Norte, pela antiga estrada real, para apanhar a A28 e rumar a Sul, com destino ao Mindelo.


2020 12 10 -  foto victor nogueira - Aldeia de Irmãos (Azeitão) Poço  de S. Sebastião

«  Este poço para abastecimento público foi construído - tendo em conta a data nele inscrita - em 1888, com a finalidade de abastecer a população local que até então utilizava a Fonte Santa, um pouco distante, e, entretanto, demolida por ocasião de obras viárias no local onde estava implantada. 

Este poço, um pouco de construção singular, encontra-se junto à capela de São Sebastião e está actualmente inactivo, não só pela proximidade de um chafariz público, mais recente, com água da rede, como pela completa cobertura de rede pública na localidade. 

Em tempos teve um anexo onde se guardavam os utensílios e ferramentas necessárias à sua limpeza e conservação. (junto a este existiu também uma pequena habitação para acolhimento do responsável pela conservação da Capela de São Sebastião) 

A água era obtida através de “mergulho” de um recipiente içado através de uma roldana instalada numa tripeça em ferro. Um poial junto à base fazia ligação a um pequeno pio, rectangular e baixo, de um só bloco de cantaria, que servia para dar água aos animais. 

Um passeio em calçada rodeia o semicírculo da parede do poço, fazendo degraus radiais, em plano inclinado, dado o desnivelamento do piso. » 

in https://ciclobeatos.blogspot.com/.../chafarizes-e-fontes...


2018 12 10 - Já noutra publicação do postal lá em cima `à direita, representado um casal numa praia, ele de costas voltadas, com ar de teimoso, ouvindo música nos auriculares (talvez coral alentejana ou do Exército Vermelho, orquestral de Ray Conniff ou a integral duma qualquer ópera), e ela falando, falando, para um ausente, tricotando.

Se o "retrato" do Manuel é fiel, o da Maria Emília não é, pois embora tivesse de estar sempre ocupada, era sorridente e pouco "ralhadora", para não dar corda à cara-metade. Ofereci um exemplar do referido postal a cada um deles. O Manuel, com o seu sentido do humor, divertiu-se com o "retrato", ao contrário da Milaças que zangada me disse que ela não era assim.

Nas suas "brigas" o meu pai declamava-lhe o soneto camoniano "Alma minha gentil que te partiste tão cedo desta vida" e ela cantarolava-lhe -lhe o fado-canção da "Contradição": "Tu dizes sim, eu digo não, tu dizes não, eu digo sim, em constante contradição".

Sendo ambos habilidosos nos consertos domésticos, quando o meu pai lhe perguntava como fizera determinado arranjo, num electrodoméstico, p. ex., ela retorquia-lhe apenas que fora com as suas ""mãos de fada"

~~~~~~~~~~

2015 12 10 - eugénia cunhal (1927 / 2015)Faleceu hoje (10 XII) Eugénia Cunhal, a irmã caçula de Álvaro, que lhe escrevia contos infantis e desenhos, e que surge neste seu poema:
Quando vieres

Encontrarás tudo como quando partiste.
A mãe bordará a um canto da sala...
Apenas os cabelos mais brancos
E o olhar mais cansado.
O pai fumará o cigarro depois do jantar
E lerá o jornal.
Quando vieres
Só não encontrarás aquela menina de saias curtas
E cabelos entrançados
Que deixaste um dia.
Mas os meus filhos brincarão nos teus joelhos
Como se te tivessem sempre conhecido.
Quando vieres
Nenhum de nós dirá nada
Mas a mãe largará o bordado
O pai largará o jornal
As crianças os brinquedos
E abriremos para ti os nossos corações,
Pois quando tu vieres
Não és só tu que vens
É todo um mundo novo que despontará lá fora
Quando vieres.
Maria Eugénia Cunhal in "Silêncio de Vidro"Lisboa, 1962


~~~~~~~~~~~

2014 12 10 - Ricardo Salgado e Sócrates 

NO TABULEIRO DOS PRESUMÍVEIS INOCENTES
DESCOBRE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS, INCLUINDO OS  TRATAMENTOS, OS ANDORES E AS PROCISSÕES
E JÁ AGORA, IMAGINA ONDE ESTÁ O  VERDADEIRO PODER, QUEM SÃO OS DONOS E QUEM SÃO OS SIMPLES MANAGEIROS DESCARTÁVEIS. 
NO AMAR E ARMAR, HÁ MAR E MAR, HÁ TUBARÕES E MEXILHÕES ?

~~~~~~~~~~




2013 12 10- corto maltese, de hugo pratt

Maria Márcia Marques
Procuras no horizonte e nas aves que passam a quietude da tua imaginação ou talvez a vontade de olhares outras paragens de onde saíste um dia......
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
talvez, Maria Márcia Marques. Mas tb pk gosto das histórias do Corto Maltese para akém doutros "heróis", como o Tenente Blueberry, o Gaston Lagaffe Valerian e Laureline ou os Azuis" LOL
10 ano(s)
Maria Mamede
Muito belo esta imagem que aqui deixas...continuas a surpreender-me Victor. Bjs.e obrigada pela partilha!
10 ano(s)
Maria Conceição Cerdeira
è de que album essa imagem?
9 ano(s)
Ver tradução
Maria Conceição Cerdeira
Nunca fui apreciadora de Corto Maltese, mas de outros herois da BD, o meu irmão era fã e eu não era porque os originais são a preto e branco lol
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Não sei se é de algum álbum Maria Conceição Cerdeira Retirei-a da net
9 ano(s)
Maria Conceição Cerdeira
excelente 🙂 na mesma 🙂 bom recordar 🙂
9 ano(s)
Nascimento Maria
Linda figura a do capitâo Corto Maltese .Eu nâo me lembra dessas historias
9 ano(s)


2011 12 10  - O discurso lógico trai a manifestação dos sentimentos; "as palavras são (redes) de dois gumes..." e o discurso lógico uma corrente que nos arrasta para onde não queremos. Um olhar, a mão que se levanta para acariciar um rosto, os dedos entrelaçados, o corpo que sentimos junto ao nosso, a simples presença, o saber se aqui nesta sala ou na outra, não entendes que tudo isto, na sua simplicidade, diz mais e responde e/ou acalma mais interrogações que todas as palavras? É preciso saber ler para além das palavras ou não recusar essa leitura. Lembro me dum poema do Alberto Caeiro, cuja humildade e simplicidade me atraem, humildade e simplicidade perante as pessoas e as coisas que talvez nunca sejam minhas. Levanto me e vou ali á estante busá- lo. Escolho o poema que transcreverei. Hesito na escolha. Será este!
XLV - Um renque de árvores lá longe, lá para a encosta.
Mas o que é um renque de árvores? Há árvores apenas.
Renques e o plural árvores não são coisas, são nomes.
Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de coisa a coisa,
Que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!   (MCG - 1972.07.14)
.
Não era assim que esta carta estava escrita no meu pensamento. Aliás, no meu pensamento esta carta já teve várias formas. Mais fluidas. Variando conforme o estado de alma e o correr do tempo. Mas quando chegou a altura de fixar a fluidez do pensar, o que fica é esta pálida, imperfeita e distorcida imagem, feita de signos que se alinham em carreirinha uns a seguir aos outros. (FPG - 97.06.18)
.
~~~~~~~~~~

2011 12 10 - Chove chuva miudinha, persistente, molhante e faz  frio cortante num dia invernal, nebulento de branco leitoso, gelidamente infernal


2010 12 10MALHAS QUE O IMPÉRIO TECE - A China considera Liu Xiaobo, Prémio Nobel da Paz um criminoso e proíbe a audição da CNN e da  BBC e restringe o acesso à net: DITADURA. Os EUA imponhêm sanções ao Wikileaks, pressionam empresas para não alojarem o site e para restringirem os financiamentos, prendendo Assange: VIVA A DEMOCRACIA. Cuba prende dissidentes políticos: DITADURA.  EUA mantêm Guantánamo, presos secretos e sem julgamento, as torturas, o segredo além de 5 cubanos presos por espionagem: VIVA A DEMOCRACIA. No Irão lapidam as mulheres adúlteras: DITADURA. Na Arábia Saudita, que financia a Al Quaeda, sucede o mesmo: VIVA A DEMOCRACIA. o MUNDO livre ASSASINA E ARRASA países e culturas milenares no IRAQUE, na Sérvia e no Afeganistão? Viva a LIBERDADE.  Os taliban destroem budas milenares: BARBÁRIE!



2010 12 10 - A Democracia Ocidental e a LIBERDADE (😎)


2010 12 10 - A Democracia Ocidental e a Liberdade Eleitoral (6) (Cartoon de Rafael Bordalo Pinheiro)


2010 12 10 - A Democracia Ocidental e os Governantes Governados com o nosso voto ! (5)


2022 12 10 - A Democracia Ocidental e o EIXO DO MAL  (4)


2012 12 10 - A Democracia Ocidental e o Trabalho (2)


2010 12 10 - A Democracia  Ocidental e a Paz (1)


2010 12 10 - A letra morta da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional

Sem comentários: