Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Textos em dezembro 13

 * Victor Nogueira

2022 12 13 Foto victor nogueria - Há quem junto á linha férrea se  entretenha a ver passar os comboios. Alias, "O homem que via passar os comboios" é o título dum romance de Georges Simenon (1903 / 1989), mais conhecido por ter criado o Comissário Maigret, um fleumático polícia, humanizado, que procura entrar na mente dos criminosos, na maioria gente do povo,  mergulhando no "bas-fond" para entende-los e por quem - não poucas vezes  e empaticamente - nutre uma certa "compreensão".

Neste caso os prédios estão em construção com ampla vista para a auto-estrada. 

CONTINUA EM Há quem junto á linha férrea se entretenha a ver passar os comboios


2016 12 13 foto victor nogueira ~- Mindelo - super-lua cheia e avião preparando-se para aterrar no Aeroporto de Pedras Rubras em 2016.12.13

Sobre a Super Lua Nova falei em post anterior. Ocorreu em 14 de Novembro e 14 Dezembro e só voltará a verificar-se daqui a 18 anos, em 25 de Novembro de 2034.PARA VER Novos nocturnos e poentes em Vila do Conde e, por acidente, a super Lua (Cheia), em 

20015 12 13 foto victor nogueira - Mindelo - "Olá ! Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde sem Alarde e Boa Noite, sem Açoite E Viva a Vida com Humor/Amor, Alegria e Fantasia, sem esquecer algum dinheiro para os gastos" (VN dixit)

Manuela Miranda
Gosto tanto de Gelados e destes....mas como mais dos de copo de vários sabores Mas há deste ainda do Olá ? Agora apetece-me e está frio, Amigo Victor Obrigada Beijinhos Boa Tarde de Domingo ❤ Saúde 🙂
8 ano(s)
Carlos Rodrigues
Também acho Vitor, Olá, é mesmo o mais indicado para a Estação, melhor que vacina para a gripe. Boa noite e Boas Festas. Abraço.
8 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Um geladinho vai sempre bem em qualquer altura do ano. Grata. Votos de uma óptima semana. Abraço.
8 ano(s)
Judite Faquinha
OLÁ... camarada amigo Victor, estou feita pois não gosto de gelados mas te agradeço, na mesma maneira, pela gentileza do convite, boa noite com sonhos lindos, e uma boa semana beijokinhas ❤
8 ano(s)
Isabel Maria
Com este frio? Esquece!
Boa noite Amigo.
8 ano(s)

2014 06 21 foto victor nogueira - em Lisboa (Alfama)

2013 12 13 - "coutado" do seguro; Sócrates convidou Passes de Coelho por alturas do PEC IV e levou uma facada nas costas, Balsemão levou o menino tózé a Bilderberg mas soares dos santos e cavaco querem um governo musculado, ps(d), para dez anos, mas o menino pedrinho faz uma nega e convida o portas sempre em pé para a coligação deixando seguro a ver ... submarinos.

Zéguro, qual barata tonta em volta do pote de mel, a tudo se sujeita, atento, venerador e, não obrigado, mas de boa-vontade. Noblesse oblige !

Foto no blog O Tempo das Cerejas, de Vítor Dias


2013 12 13 A quem tem dado pela minha falta, um abraço  e um aceno neste dia de inverno, desagradável  apesar do sol e por causa da gripe e duma cortante dor de dentes. como se  lâmina fosse,o corpo informe. Da cama para a computador ou para a cozinha, lendo jornais ou artigos on line e devorando livros sobre o liberalismo em Portugal, no século XIX, de Oliveira  Martins a Oliveira Marques passando por Victor de Sá e Flausino Torres e também Rui Ramos. ++ São perspectivas diferentes e complementares.
15 dias «fechado» em casa é obra !

Em tempo  Ah! e tb vou jogando um jogo estilo Tetris - Aztec

Foto Victor Nogueira -  Setúbal


2013 12 13  Foto Victor Nogueira - Setúbal - baluarte da conceição (antigo Quartel do Regimento de Infantaria 11) - auto-retrato

1. - Alguém escreve no inFaceLock  "Partilho a sua simpatia (...) mas não por Ang(u)ela Merkle, espírito limitado pela educação comunista e luterana, fortemente conservadora e nada aberta para a realidade europeia. Por alguma razão, ainda hoje, passados vinte anos sobre a queda do muro de Berlim, (..)
.
2. - Victor Nogueira Merckl moldada pelo espírito/educação comunista ? Uma sucessora na concretização da agenda de Hitler - ontem e hoje a de sempre: a do grande capital alemão, britânico e estado unidense americano do norte, financiadores do nacional-socialismo, pesem as contradições internas ? 
.
A facilidade com que a despropósito se salta da jardinagem para zurzir no - dizem - defunto comunismo ! Ou os espectros e fantasmas . apesar de "enterrados" - ainda assustam as almas inocentes ? LOL

~~~~~~~~~~

2011 12 13

1. - Alguém escreve no inFaceLock  "Partilho a sua simpatia (...) mas não por Ang(u)ela Merkle, espírito limitado pela educação comunista e luterana, fortemente conservadora e nada aberta para a realidade europeia. Por alguma razão, ainda hoje, passados vinte anos sobre a queda do muro de Berlim, (..)
.
2. - Victor Nogueira Merckl moldada pelo espírito/educação comunista ? Uma sucessora na concretização da agenda de Hitler - ontem e hoje a de sempre: a do grande capital alemão, britânico e estado unidense americano do norte, financiadores do nacional-socialismo, pesem as contradições internas ? 
.
A facilidade com que a despropósito se salta da jardinagem para zurzir no - dizem - defunto comunismo ! Ou os espectros e fantasmas . apesar de "enterrados" - ainda assustam as almas inocentes ? LOL

~~~~~~~~~~

2011 12 13 - Com passes de coelho sócretinos querem é transformar-nos em carneiros a balirem inocentes a caminho do altar das hienas, abutres, polvos, vampiros  e tubarões. Vai sair raia !? 
~~~~~~~~~~

2010 12 13Boletim meteorológico: Hoje o dia esteve quente, com sol e céu azul e as gaivotas esvoaçavam elegantes e rápidas para lá da janela. Agoreaé noite e até  ao horizonte, em terra, brilham mil luzes como se estrelas fossem ! Tudo é silêncio, salvo o dedilhar no teclado !





2010 12 13Histórias de João Bimbelo

7. E João Bimbelo caminhava pelos caminhos da vida em busca de coisa nenhuma. Pensava nela por vezes com uma grande ternura e acordava no silêncio da madrugada com um desejo sufocante do ouvir o seu sorriso, ver a sua voz, sentir a carícia do seu corpo de mulher apetecida. Mas os seus dedos e os seus lábios não a encontravam e a madrugada era um poço sem fundo e o tempo cada vez mais curto. 

Nas suas longas caminhadas João por vezes entrevia uma janela aberta, uma porta mal fechada, uma luz para além da curva da estrada. E o coração de João vestia-se com os melhores fatos e o seu andar tornava-se leve e fresco e as palavras eram um rio a cantar. Mas era tudo uma ilusão, porque a imaginação dos homens não tem limites e os gestos e as palavras ora são límpidos como cristal translúcido, ora um cristal multifacetado, ora um espelho baço de mil imagens e sons, mesmo se adornado com as cores do arco íris.

E João procurava Aquela Cujo Nome Se Não Desvenda, volúvel como o vento, contrastante como o dia é da noite sem luar, e perante o seu silêncio e as suas fugas em redondel, ficava João sem norte como navio no mar alto em dia de tempestade, como frágil pardal de asas cortadas sem nada de águia altaneira, como cana agitada pela mais leve brisa sem a solidez do roble centenário. Estados de alma que se não perdoam a guerreiros vestidos com suas armaduras que nunca devem despir, mesmo se cansados da guerra, mesmo quando perdidos ou cavalgando no meio das quentes areias do deserto (porque os cavaleiros não andam pelos gelados desertos polares).

E João procurava de novo pôr a máscara, erguer as muralhas, tapar as fendas e os interstícios nela abertos por onde entravam em golfadas crescentes a fragilidade, o desamparo e a tristeza que afogam o coração mesmo dos mais fortes se não mudarem de rumo em busca de portos e marés onde os dias sejam tudo menos uma noite cinzenta, fria, triste e sem esperança. 

Escrito no milénio passado - Foto VN - Nuvem antropomórfica

Sem comentários: