Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Textos em dezembro 02

 * Victor Nogueira


2022 12 02Foto de Peter Fink Fundação Cx G. Depósitos

C Manuel B Teixeira .  Aqui talvez seja para proteger do sol e do calor, não?!!

Victor Nogueira -  Também penso o mesmo. Mas o que me interessou foi a foto a preto e branco. No longínquo ano de 1966, quando vim para um país que não era o meu para frequentar Economia, que não havia na recém criada universidade em Angola, havia muito poucos automóveis, mesmo em Lisboa, e a maioria ou andava a pé, de bicicleta ou em transportes públicos apinhados. E as carroças puxadas por uma alimária, como a da foto, eram muito comuns nas estradas e povoações neste país á beira-mar prantado, onde dizem que a terra acaba e o mar começa!

C Manuel B Teixeira -  agora a esta distância percebemos como este país rural era atrasado!!

Victor Nogueira - Talvez imagines o meu suplício ao descer a Calçada da Estrela rumo a Económicas no Quelhas, enregelado, mal conseguindo falar ou escrever, ainda noite cerrada, com os guarda-nocturnos e as alimárias que puxavam as carroças deitando "fumo" pela boca e pelas narinas! E as larguíssimas ruas da Baixa Pombalina eram ruelas comparadas com as avenidas e ruas de Luanda! Fora da Universidade, tudo era muito pequeno, mesquinho e cinzento.~~

C Manuel B Teixeira - ainda me lembro em algumas noitadas no Bairro Alto de regresso a casa pelas três da manhã de ver um carro de bois carregado de vegetais em direção à Praça da Ribeira!!

2022 12 02 - Há uma imagem asséptica, romantizada de Veneza, "ilustrada" por inúmeros filmes, tal como sucede nos filmes "medievais" ou na "Bíblia", de John Huston. Mas creio que é em "Morte em Veneza", de Visconti, que tomamos consciência da outra face, decrépita, insalubre, que refere, para lá os circuitos turísticos.

De qualquer modo, se alguma vez tivesse ido a Itália, o meu destino não teria sido Roma, mas a Sicília e Veneza. talvez também Herculano e Pompeia!

2022 12  02 -Alguém publica o acima reproduzido e eu comento para com os meus botões: «Podem ser os 125 €. Os que me caberiam ainda não caíram na minha conta, apenas facturas para serem pagas

~~~~~~~~~~

2022 12 02 - Alguém escreve «O Presidente da República de Portugal - o nosso Presidente...- a comentar jogos de bola. Ó Sr. Doutor, francamente... » e eu reflexiono: «"Senhor Professor Doutor", emérito constitucionalista, Presidente-Rei, Venerando Chefe de Estádio e Supremo Magistrado da Nação, omnisciente e omnipresente, como se um Deus na Terra fosse!»

2022 12 02 - Foto victor nogueira - Perafita (Matosinhos) - Centro Comercial

Foi o Rui que me chamou a atenção para o design deste centro comercial, imitando contentores, ali a dois passos do porto de Leixões. Para além disto, trata-se dum centro comercial que se estende num único e extenso piso, fazendo-me vir á memória as povoações rurais do interior dos EUA, retratadas em inúmeros filmes e séries televisivas.

Mas se repararmos bem no interior de supermercados em edifícios isolados, estes não são mais que enormes contentores, onde se alinham e cruzam corredores de prateleiras, melhor ou pior disfarçados pela decoração, minimalista ou mais ou menos exuberante.~

2022 12 02 - Notícias da rançosa iniciativa neoliberal, ou o pretenso traje remoçado  do seculo XIX no século XXI. It's all mon€y, mon€y, mon€y and th€ $how mu$t go on. Não dão lucro? Acabe-se com o rentismo do biberon, apadrinhado pelo dueto ps/psd, de Cavaco & Sócrates a Passos Coelho & Costa, com o beneplácito dos seus acólitos! 

2022 12 02 - Alguém partilha a foto acima com o comentário<. «ahahah. micção ao boneco.» e eu reflexiono: «E onde seriam colocados os Biden / Zelensky / Ursula / Jens Stoltenberg e outros do mesmo alto gabarito, esses lídimos paladinos da USA/NATO aiUÉ e das suas amplas £ib€rd@d€$, propaladas pelo Ministério da Verdade e seus múltiplos departamentos e avençados?!»

Considerando a resposta, replico: «Pois. Mas depois do facebook me bloquear em todos os meus grupos de que sou Administrador, sem me esclarecer o motivo, 24 horas depois bloqueou-me durante sete dias nos mesmíssimos 3 grupos de que sou administrador, depois de suspender-me a conta por duas vezes alegando que ela tinha sido pirateada ... . Por isso abstenho-me de dizer onde colocaria as sumidades que nos desgovernam, como aprendizes de feitiç»


2016 12 02 Linus, Snoopy e a amizade


~~~~~~~~~~

2013 12 02 - Dentro do sistema capitalista há algum país "normal"? O que é um país "normal" dentro do sistema capitalista? O "farol" da "Liberdade" e dos "Direitos Humanos" é um "Estado Social" com "Segurança Social" ? Fora da Europa e antes da chamada "crise", quantos países poderiam ser considerados como "Estados Sociais" e qual o peso da sua população abrangida relativamente à população mundial ? O "normal" são a desumanidade e a "anormalidade (des)humana".


2012 12 02 - Setúbal - Ruínas na Vila Maria, antigo bairro operário (como se fora um  cenário) em estúdio ou no palco)

Sento-me defronte de mim e entre nós o reflexo ou a imagem baça, esbatida, uma sombra, contorno sem substância, um sabor ígnaro, áspero, rugoso, estranho de mim e o gelo cerca-me, especialmente nos pés. Agarro o pensamento e junto as palavras, um rio pastoso, as mãos frias. Dedilho o teclado, baque seco descontínuo da barra de espaços, um zumbido nos ouvidos. E o rasto de mim é uma carreirinha de signos, formigas no carreiro. Sempre em frente !

Sem comentários: