Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

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Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

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Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Pingos do Mindelo em 2022 dezembro 27, com sarau musical

 

* Victor Nogueira

Auto-retrato no Mindelo, numa soalheira manhã com amena temperatura, vislumbrando o céu entre o azul e o cinzento, sobre os campos verdejantes para lá da vidraça, rodeado pelo silêncio, depois de ouvir o Concerto nº1 para piano, de Tchaikovski, no leitor de CD's, em 2022 12 27.

Regressaram as aves, que em voos planados passam no horizonte. É tempo de ir almoçar:, estufado de coxas de frango ou de galinha com arroz de tomate. Para o jantar ficará a sopa de abóbora, produto ali do quintalejo.

Para o almoço a companhia musical será mais serena: dois dos imoromptus ou improvisos de Schubert, para piano.


O frango foi cozinhado ontem e ficou saboroso. Contudo, quando estava a preparar-me para desligar o fogão, na vidraça da cozinha bateu  a vizinha Amélia, para que lhe abrisse a porta, pois às 2ªs feiras é o dia em que me ajuda na lida da casa. Conversa atrás de conversa, comecei a almoçar. Terminado o repasto vim para a sala e as minhas tarefas ao computador. A páginas tantas diz-me ela que eu não havia desligado o fogão. De modo que uma parte da comida estava agarrada ao fundo do tacho de teflon, embora uma grande parte não tivesse ficado intragável. E prontus, azares de quem se distrai com as cumbersas.

Quanto ao tempo, a tarde esteve amena e sem chuva, embora ao entardecer o frio começasse a enregelar os meus ossos e o seu magro revestimento. Programara ir até à Póvoa e a Vila do Coode, mas entretanto anoiteceu, o tempo arrefeceu e por casa fiquei. Esperemos que tamanhã a as previsões meteorológicas sejam um flop, como foram nestes dois dias, em que afinal acabou por não chover. O jantar será a massada de marisco que sobrou, mais apetitosa porque resolvi a posterior temperá-la com «gindungo ou piri-piri,  No leitor de CD's, após Vivaldi, a obra "O Lusitano", uma colectânea de canções portuguesas do Renascimento , interpretadas por Gérardd Lesne.


EM TEMPO – Tchaikowski surge nas minhas cartas do meu exílio em évoraburgomedieval.

*** «A tarde está tristonha. Dos alto-falantes do gira discos saem as notas da "Rapsódia Húngara" de Liszt. .

Não há dúvida que o piano é um instrumento agradável de ouvir. E a Rapsódia Húngara nº 6?! Dá uma sensação de afirmação persistente, que nunca se quebra. Mas uma das minhas composições preferidas é o "Concerto para piano, nº 1", de Tchaikowski. (NSF - 1970.03.21)

À "Rapsódia Húngara" de Liszt (o piano é maravilhoso!) junta-se o chilrear dos pássaros no telhado, o ronronar duma avioneta pelos ares e o ruído abafado do trânsito na Praça do Giraldo, aqui a dois passos. (NSF - 1970.05.17)»

*** «Ouço o Concerto nº 1 para piano, de Tchaikowski. Os sons desprendem-se em cavalgada, saem do piano pelo alto-falante, umas vezes de mansinho, outras violentamente, elevam-se, envolvem-nos, penetram em nós e arrebatam-nos. Neste momento os violinos dialogam com o piano, tentam impor-se-lhe, este assemelha-se a um riachozito saltitante. A voz daqueles eleva-se, tentam emudecê-lo. Os violinos perdem a sua delicadeza, tornam-se autoritários. Abafam o piano, o frágil, quem diria, piano! Veio a calma. Lentamente, a medo, uma flauta tenta quebrar o silêncio. Outras vozes vão-se-lhe juntando. Violinos e piano restabelecem o diálogo, secundados por outros elementos. Há uma quietude no ambiente. Uma voz grave, que não identifico, surge. O piano saltita pelo riacho, de pedra em pedra, apressa-se, corre ligeiramente pelos prados. Os outros seguem-no. Os sons misturam-se, elevam-se em cascata. O diálogo repete-se serenamente, em espiral. Termina mais uma cena.

Silêncio. Violência. Brusquidão. Violinos e piano defrontam-se de novo. Implacavelmente o piano tenta impôr-se. Consegue, com alguma luta. Os violinos aceitam a derrota e rendem-lhe homenagem. Ele aceita-la do alto da sua vitória. Os sons ora dialogam, ora competem entre si. Os violinos são os árbitros. Parece que nada mais pode deter o piano, soltito, com ternura, com delicadeza, umas vezes, com altivez, outras. Ah! os outros silenciaram-no. Mas ele debate-se, liberta-se, corre, surdo à majestade dos violinos. Está sozinho. É perseguido, tenta fazer-se ouvir. Mas é tarde! Este final soberbo, empolgante, arrebatador! (NSM - 1969.01.23)

Sarau musical


Pyotr Illych Tchaikovsky - Piano Concerto No. 1 in B-flat minor, Op. 23 1. Allegro non troppo e molto maestoso – Allegro con spirito (
00:04) 2. Andantino semplice – Prestissimo – Tempo I (19:06) 3. Allegro con fuoco – Molto meno mosso – Allegro vivo (24:55) Vladimir Horowitz, pianista Arturo Toscanini, maestro NBC Symphony Orchestra
Gravação - 25, 1943, no Carnegie Hall, New York City


Franz Liszt - : Rapsódia Húngara Nº. 6 in D flat, S.244 -
Pianista: Michele Campanella - 1974


Franz Schubert - 4 Impromptus, D. 899 / Op. 90
Pianista - Maria João Pires (1996)

00:00 - No. 1 in C minor, Allegro molto moderato 11:05 - No. 2 in E-flat major, Allegro 15:50 - No. 3 in G-flat major, Andante 21:40 - No. 4 in A-flat major, Allegretto


Franz Schubert - 4 Impromptus, D. 935 / Op. 142
Pianista - Maria João Pires (1997)

00:00 - No. 1 in F minor, Allegro moderato 12:22 - No. 2 in A-flat major, Allegretto 20:20 - No. 3 in B-flat major, Andante & variations 33:24 - No. 4 in F minor, Allegro scherzando


O LUSITANO. Portuguese vilancetes, cantigas & romances.
00:00 I. La folia 02:10 II. Dos estrellas le siguen Manuel Machado 04:25 III. Já nã podeis ser contentes 05:26 IV. Perdi a esperança 06:45 V. Cuydados meus tao cuidados 08:26 VI. Testou minha ventura 10:00 VII. Porque me nã vês Joana 11:46 VIII. Fantasia Fuenllana 13:25 IX. Clamabat autem mulier Pedro de Escobar/ Alonso Mudarra 16:57 X. Pavan & galliard d'Alexandra Mudarra 20:01 XI. Secaronme los pesares Escobar 23:34 XII. Ninha era la infanta 26:41 XIII. Vos señora a maltratarme 29:24 XIV. Mis ojos tristes Ihorando 30:46 XV. Gran plaser siento yo ya Escobar 32:03 XVI. Pásame por Dios barquero Escobar 35:21 XVII. Tantum ergo sacramentum Manuel Cardoso 37:44 XVIII. Tiento para arpa Manuel Rodrigues Coehlo 48:33 XIX. Senhora del mundo 51:46 XX. Nú tragais borzeguis pretos 54:10 XXI. Paso a paso, ernpeños mios Machado 57:29 XXII. Yo sonhava que me ablava 1:00:10 XXIII. Puestos estan frente a frente Alto: Gérard Lesne CIRCA 500 Flute: Nancy Hadden Viola de gamba, lirone: Erin Headley Harps: Andrew Lawrence-King Guitar, Lute, Vihuela: Paula Chateauneuf Lute, Vihueala: Stephen Stubbs Director: Nancy Hadden Recorded in 1989, at London

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Joana Espanca Bacelar
Adoro Schubert! Oiço muitas vezes....
Joana Espanca Bacelar
Estás com ar satisfeito! 👌

Victor Nogueira
Joana Espanca Bacelar Agora já consegui ultrapassar as minhas inibições e já consigo "representar", olhando em frente, desassombradamente, para a cintilante luzinha verde do PC (entenda-se, personal computer)

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