Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Breves: filmes portugueses

 

* Victor Nogueira

Fui ver o filme "O Homem do Dia", de Henrique Campos (1958), no cine Restauração. É o primeiro filme português que eu vejo em Magnascope.  (1958.12.09 - Diário I)

VER  O cinema e os homens da bicicleta

No dia 13 [Maio 1963] fui ver "O Parque das Ilusões", de Perdigão Queiroga (1963), no "Águia d'Ouro". Era um filme português, sem pés nem cabeça, como é costume. Interpretado por Laura Alves, Américo Coimbra, Eugénio Salvador. (Diário III - pag. 165)

Na TV vi o filme "Bola ao Centro", de João Moreira (1947), que não era grande coisa [a gravação sonora era má]. (1963.07.30 - Diário III)

Na RTP vi "Aniki-Bóbó" de Manuel de Oliveira (1942). O filme é interpretado por um grupo de miúdos e passa se no Porto, nomeadamente na Ribeira. O filme não era mau, na minha opinião o melhor filme português que já vi. O argumento é razoável. (1963.09.24/25 - Diário III)

Terminou [no "Museu do Cinema" da RTP] o filme "O Taxi 9297" de Reinaldo Ferreira (1927). Pelos comentários do cineasta António Lopes Ribeiro o filme está tecnicamente bem feito. Contudo o entrecho não é grande coisa. Opinião pessoal. (1963.11.10 - Diário IV)

Gostei da interpretação da actriz que interpretava o personagem da "Maria Papoila" (1937), de José Leitão de Barros. O filme teve para mim um valor documental; apreciei as máquinas de lavar roupa e os aspiradores, bem como aquela menina bem que metia o namorado em casa às três da matina. E ainda falam dos tempos de hoje! Antes "O Pátio das Cantigas". (1973.09.05)

O filme de ontem, "A Vizinha do Lado" (1945), de António Lopes Ribeiro, tinha as suas cenas com piada, mas nada valia. Não sabia era que já naquele tempo os filmes portugueses mostravam aquelas mulheres desavergonhadas, como diria a D.Vitória [minha hospedeira em Évora] a irem para a cama com os amantes. Ai que escândalo! (MCG - 1973.09.20)

À noite fui ao cinema ver "Burgueses, Malteses e às Vezes",[Malteses, Burgueses e ás Vezes], de Artur Semedo (1974) que era português e passado em Angola, nomeadamente em Luanda. (MCG - 1974.04.27/28)

Vi na TV O Lugar do Morto, (1984) de António Pedro Vasconcelos estilo policial e passado em Lisboa. (MMA - 1987.01.08)

Neste Palácio da Comenda e nas redondezas, num outro edifício, que também fotografei há anos por estar então abandonado, foi em 1987 parcialmente rodado o filme "Balada da Praia dos Cães", de José Fonseca e Costa, baseado no romance homónimo de José Cardoso Pires (1982), com uma fabulosa interpretação de Raúl Solnado. A obra baseia-se em factos verídicos relativos ao assassinato do Capitão Almeida Santos, um dos implicados na chamada "Revolta da Sé". (2016 05 03)

Parece uma aldeia de brinquedo ou de bonecas, tão pequenas são as casas. Nem parece um convento, se pensarmos que eles deveriam ter claustro(s). Naquele tempo neste sítio agreste muito difícil deveria ser o acesso, por aquelas penedias escalavradas, com o azul das águas lá em baixo. Poderia ser na Grécia, mas fica em Portugal, com vegetação mediterrânica única e preservada, o "maquis"

O filme "O Convento", de Manoel de Oliveira, baseado numa novela de Agustina Bessa Luís, foi rodado neste Convento da Arrábida, em 1995,

Sem comentários: