Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Cowboyadas

 * Victor Nogueira

Filmes que vi em Pointe Noire.

Far-west - L'Aigle Solitaire (Drum beat), de Delmer Davis (1954), 5 Fusils à l'Ouest (Five guns west, de Roger Corman (1955) (no Cine Vox), La Derniére Fleche (Pony soldier), de Joseph M. Newman (1952), com Tyrone Power, Je Suis un Aventurier, (The far country), de Anthony Mann (1954) Tomahawk (Tomahawk), de George Sherman (1951) [este no cine Vox]. (Diário . 1959.08.09)

Fui ao Coliseu [do Porto] ver os filmes "Robin dos Bosques" e "A Conquista do Oregon" (The Oregon Trail), de  Paul Landres.(1959) Eram sofríveis. (1963.07.21 - Diário III)

Fui ao Olímpia (Porto) ver "O Homem que Matou Liberty Valance" (The Man Who Shot Liberty Valance ), de John Ford (1962) com James Stewart e John Wayne. Nos três filmes do John Wayne (O Dia mais Longo, Álamo e este) [este] tem sempre um papel irónico ou coisa que valha. (1963.09.11/14 - Diário III)

Comprei o livro "O Homem que Matou Liberty Valance". Não é nenhuma obra prima da literatura, mas lê-se. Gostaria de ver de novo o filme. Como sempre há diferenças entre um e outro, tanto mais que o livro serviu de inspiração ao filme. (1963.10.18/19 - Diário IV)

Vi na 7ª Arte, da TV, o filme western "7 Homens Maus".(The walking hills), de John Sturges (1949) Tinha algumas cenas boas, mas no conjunto não me agradou. (1963.08.06 - Diário III)

Vi no Olímpia (Porto) o filme "Alamo" (The Alamo), de John Waine (1960) , que é o intérprete principal. Gostei, não obstante o princípio ser um tanto ou quanto parado.. (1963.08.18/21 - Diário III)

Á noite fomos ver um filme de desenhos animados, o "Lucky Luke" Tinha cenas com piada, mas prefiro a banda desenhada. Os filmes de desenhos animados deste género não entusiasmam nem nos fazem "viver", como os outros de "carne e osso", passe a expressão. (1973.09.23)

Faço horas para ir até ao cinema [de Paço d'Arcos], ver uma "cowboyada". Já ontem à noite lá fui e têm piada estes [filmes]"spagetti" italianos, com uma violência risível, embora a história seja linear e sem enredos, tirada e mastigada a papel químico. (MCG - 1974.09.08)

Afinal o filme de ontem era um grande barrete. A "cowboyada" do dia anterior ("Chamavam lhe Aleluia") (They Call Me Hallelujahde Giuliano Carnimeo (1971) tinha mais piada. . (MCG - 1974.09.09)

Sem comentários: