Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Musicais

 * Victor Nogueira

Hoje devo ir ver um filme cómico: "Comme un Cheveu sur la Soupe" de Maurice Regamey (1957). (1959.08.09) 


À tarde fui com a Estrela Maria ao CITA, na Av. Marginal, pois a Marisol ia lá. A jovem grande actriz do cinema espanhol chegou a Luanda no passado dia 21, 3ª feira, para apresentar o filme “Chegou um Anjo”, a inaugurar o Cine Esplanada Avis, no Bairro Alvalade.  (Diário - 1961.11.24)


Fomos ver a Marisol e o filme “Chegou um Anjo” (Ha llegado un ángel), de Luis Lucia Mingarro (1961). É este o seu segundo filme. Também vi o primeiro, no Miramar”. Chamava-se “Um raio de Luz” (Un rayo de luz), de Luis Lúcia (1960)

Depois disto começou o filme, que me agradou bastante. (Diário - pag. 126/127 - 1961.11.26)


Outro jovem cantor espanhol famoso, de  que vi alguns fimes, foi Joselito (José Jiménez Fernández), o pequeno rouxinol, de que vi alguns filmes. (2024 08 09)

No domingo, 26 [Maio.1963] vi dois filmes no Coliseu: "Atlas " e "Uma Rapariga nos teus Braços".(The  Young ones) de  Sidney J. Furie. com Cliff Richard (1961) Gostei mais deste último.(Diário III - pag. 171)

Á tarde fui ao Coliseu [do Porto] ver o filme "A Noiva" (La novia), de Ernesto Arancibiao (1962) último que vi em Luanda antes do meu embarque. Vê se com agrado, com boas interpretações de António Prieto e Elsa Daniel. As músicas ouvem se com muita satisfação, excepto "Los ojos del diablo", de que não gostei muito. (1963.06.01 - Diário III)

Vi [em Monte Real] o filme "Adeus, Riviera" que, embora não tendo um argumento por aí além, tinha bons cenários e músicas que são êxitos, como O Sole Mio, Melodia de Amor, Moonlight Serenade, Biquini das Bolinhas Amarelas e muitas outras. (1963.09.6/7 - Diário III)

Na "7ª Arte" da TV vi "Uma Furtiva Lágrima" (Gayarre), de Domingo Viladomat (1959) com Alfredo Kraus no papel do cantor lírico Julian Gayarre. O filme tinha árias de ópera bastante agradáveis. (1963.10.01 - Diário IV)

Fui ver no Rivoli "Balalaika" (Balalayka), de Reinhold Schünzel (1939), filme essencialmente musical, com Nelson Eddy. Foi produzido há umas dezenas de anos mas vê-se com agrado. (1963.10.2/4 - Diário IV)



À tarde fui ao Coliseu (do Porto) ver o "Amor sem Barreiras" (West Side Story). de Robert Wise e Jerome Robbins  (1961)

O filme é óptimo, com um bom colorido, música e bailados. O argumento inspira-se no "Romeu e Julieta" [de Shakespeare]. Trata-se da rivalidade entre dois grupos de West Side [bairro de New York]: os Jactos, americano]s, e os Tubarões, porto riquenhos. Termina com uma briga em que morrem os dois chefes e um outro é assassinado. Gostaria de vê-lo outra vez. (1963.10.07 - Diário IV) (2)

Ontem vi "A Grande Valsa" (The Great Waltz), de Julien Duvivier [Victor Fleming e Josef von Sternberga] (1938) vida romanceada de Johann Strauss. O filme era bom e gostei das "Grande Valsa" e "Danúbio Azul". (1963.11.4/6 - Diário IV)

Vi na TV dois filmes de que gostei: Nova Geração (American Grafitti), de Georges Lcas (1973), enternecedor, sobre os amores dos adolescentes, e O Lugar do Morto, de António Pedro Vasconcelos (1984)  estilo policial e passado em Lisboa. (MMA - 1987.01.08)

Sem comentários: