Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Séries televisivas


* Victor Nogueira

Nos intervalos das arrumações vi os filmes todos que a TV apresentou, desde o "Ivanhoe" até a   "Marty" passando pel' "A Velha Investiga", a Miss Marple, personagem criada pela Agatha Christie. (1986.07.28

Bem, vou jantar e depois ver uma excelente série como são as  da RTP2.: Uma Aldeia Francesa.(durante a ocupação alemã da França). E de seguida, rumo à FoxCrime ou à RTP 2 para ver os policiais: Vera, Inspector Morse, Endeavour,  Midsomer Crimes (britânicas) Candice Renoir, Um crime um castigo (francesas) ... Pode ser que um dia escreva sobre estas e  outras, como A Herança, (dinamarquesa), A família Krupp (alemã),  Gomorra (italiana), Versaiiles, O Paraíso,  Mosqueteiros, Guerra e Paz, (britânicas), Hospital Real, (galega) ....  Terminadas que foram as "reposições" na RTP Memória das britânicas Sherlock Holmes, Poirot e Miss Marple (embora nem todas as intérpretes da idosa detective me agradem) Divirtam-se! (2016 05 18)


Embora aqui no Mindelo só tenha TDT, estou sujeito aos horários de transmissão para visionar as séries televisivas nos parcos canais de sinal aberto disponíveis. Mas os programas da RTP posso visioná-los durante 8 dias no computador, através da RTP Play. Ainda não consegui entender-me com a IRIS para ver on line outras séries ou filmes, como as do Canal FoxCrime, FoxMovies, Move, Hollywood e RTP Memória. Na RTP 2 estou a ver – Príncipe - uma incongruente série diária espanhola passada no enclave espanhol de Ceuta, misturando investigação policial e romance cor-de-rosa de amores impossíveis entre irredutíveis “cristãos” e “mouros”, envolvendo corrupção policial, tráfico de drogas e jiadismo. Sem o nível da italiana Gomorra ou da francesa Um Crime, Um Castigo ou da galega O Códice. Nesta encontro alguns actores duma outra que apreciei, Hospital Real, esta passada no século XVI e em Santiago de Compostela, tal como O Códice, embora este - uma investigação policial - se desenrole nos tempos actuais. (2016 08 27)

in Pingos do Mindelo 02

Se calhar vemos as mesmas séries, como Inspector MorseEndeavour, Inspector Lewis ou a Vera, estas britânicas e de fino humor :-) Mas também há outra como Elementary, uma paródia hilariante ao Sherlock Holmes, transposto para Nova Iorque, na actualidade, interprtada por  Jonny Lee Miller como Sherlock Holmes e Lucy Liu como Dra. Joan Watson,  (2017 03 13)

2023 06 06   Uma investigação criminal dentro duma investigação criminal, uma série policial, em seis episódios, transmitida pela RTP 2 com o título "Crime, disse o livro", que pode ser vista no canal AXN  com o título original "Magpie Murders"  

«Inspirada no best-seller de Anthony Horowitz, com o mesmo nome, Magpie Murders faz-nos mergulhar numa história de mistério e crime.

Susan Ryeland é uma editora de livros que trabalha com o autor Alan Conway, conhecido pela saga do detetive Atticus Pünd. Enquanto trabalham a todo o gás para o lançamento do mais recente livro de Conway, supostamente o último da saga, Susan apercebe-se de que o manuscrito não está acabado. À procura de uma resposta, Susan descobre também que Alan está morto, e percebe que o manuscrito pode ser a resposta para a morte de Conway, e o assassinato descrito pode ser mais real do que fictício.

Duas histórias numa só. Duas investigações paralelas, uma em 1955 e outra atual.»

ESTREIA: Quarta-feira, 25 de maio, às 22:00 horas.

2023 06 05  Uma série com interesse, transmitida aos domingos na RTP 2 ou para rever na RTP Play

Minissérie francesa inspirada em factos que segue a ascensão da extrema direita na Europa de 1935 a 1939.

Através da história do industrial François Salmon, um membro proeminente das famílias mais ricas da Europa e fundador da Salmon Automobiles, esta série segue a ascensão da extrema direita francesa nas vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Vendo a vitória da esquerda como uma ameaça à sua família e classe, Salmon junta-se a “La Cagoule”, um movimento extremista liderado por Eugène Deloncle. Os membros do grupo, reacionários anticomunistas e antissemitas, trabalham nos bastidores para derrubar a República, esperançados de obter o apoio do Exército. Mas a intriga é descoberta e, no Ministério do Interior, o chefe de gabinete de Marx Dormoy revela à imprensa a existência da conspiração.

Na história da Europa de esquerda, entre 1936 e 1938, um assunto extremamente importante permaneceu tabu até hoje: as reações, pensamentos e ações da extrema direita.

in   Textos em junho 06

 O domingo está passado. Para além da janela envidraçada, o negrume da noite pontilhada de luzeiros e reflectindo as estantes cheias de livros. Liguei o televisor aqui doescritório, que transmite uma telenovela, para dar notícia do começo de mais um episódio da 6ª série de O Polvo, sobre a Mafia Italiana.  (1994.02.06)

VER Crime scene - do not cross

Sem comentários: