Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 25 de agosto de 2024

O ""eixo do mal e a DEMOCRACIA"

 


* Victor Nogueira

25 de agosto de 2017  ·

Após a queda do Muro de Berlim, o "eixo do mal" escrutinado ao mm seria constituído apenas por Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e Angola. No resto do mundo reina o Paraíso com seráficos querubins, serafins, anjos e arcanjos entoando dulcíssimos hinos de Paz, Concórdia e Amor entre e pela Humanidade.

Desde 1989 todos os muros foram derrubados e nenhum outro construído nas ocidentais democracias pois deles não se fala ( Schengen/UE, México/EUA, Cisjordânia/Palestina/Israel, Marrocos Espanhol, Chipre ...), as "democracias" monárquicas hereditárias desapareceram (Reino Unido, Suécia, Bélgica, Espanha, Noruega, Arábia Saudita, Países Baixos ... para além doutras como Mónaco, Liechtenstein e outros paradisíacos off-shores são agora repúblicas  igualitárias, sem corta-fitas ou pretensa nobreza de sangue) e fora do quarteto acima referido, tudo e todos vivem no melhor dos mundos com processos eleitorais à prova de bala, sem manobras de engenharia eleitoral e condicionamento da opinião pública ou manipulação da consciência social, numa perfeita e harmónica democracia política, económica e social. 

Quanto à UE trata-se dum exemplo exemplar de democracia extrema, com um Parlamento de fachada, uma Comissão Europeia não eleita, de burocratas plenipotenciários com o boicote de referendos que sejam desfavoráveis aos desígnios do Grande Capital transnacional e financeiro perante quem a CE responde de facto.

Sem comentários: