Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O estád(i)o da Polis, de 11 a 17 de outubro, entre 2012 e 2024

 * Victor Nogueira


11 de outubro de 2011  · 

Dizer que O ESTADO VIVE ACIMA DAS MINHAS POSSIBILIDADES é um contra-senso. As funções sociais do Estado no campo da Saúde, da Escola Pública, da Segurança Social, da Justiça, da Fiscalidade socialmente justa, da salvaguarda duma ordem e segurança públicas democráticas a todos os níveis, o controle das instituições bancárias e financeiras e dos sectores estratégicos da Economia Portuguesa, sobretudo a nível da energia, comunicação, transportes, produção e distribuição, são tarefas essenciais numa sociedade democrática onde o Governo seja do Povo, para o Povo e pelo Povo !

Afirmar e veicular que O ESTADO VIVE ACIMA DAS MINHAS POSSIBILIDADES é dar razão à financeirização da economia, à engorda das grandes fortunas e das grandes empresas privadas nacionais e transnacionais com a contrapartida da pauperização crescente da esmagadora maioria das populações.

Afirmar e veicular que O ESTADO VIVE ACIMA DAS MINHAS POSSIBILIDADES é dizer que se está de acordo com o saque capitalista e com o esbulho e saque num processo que a nível mundial adquire já contornos fascizantes.



12 de outubro de 2012  · 

Passos dispara em todas as direcções -

Contra a Presidenta da Assembleia da República por esta não lhe dar tempo suplementar para falar. 

Contra a sua própria bancada do psd.

 E contra o PCP, numa deriva fascizante, afirmando que o PCP incita à violência. qd fala de "Roubo". 

Coitado do deputado do psd e conselheiro de estado Marques Mendes - conselheiro de Cavaco - que afirmara que oa política do governo psd-cds-passes de coelho portas é um roubo feito aos portugueses


13 de outubro de 2012  · 

Bem, isto é assm ...

As palavras de ordem reflectem o grau de consciência social. Que se vai adquirindo e até pode mudar radicalmente ao longo da nossa vida

'Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!' é talvez imediatamente mobilizadr. Mas não esclarece

1.- que o problema não está na troika mas sim nos interesses que ela representa e defende. E esses são os dos grandes grupos económicos e financeiros nacionais e transnacionais. Os políticos e os tecnocratas são descartáveis. Como descartáveis não querem ser os detentores dos grandes grupos económicos e financeiros

2. - Detentores dos grandes grupos económicos e financeiros que no caso de serem expropriados querem legitimamente - a legitimidade do seu ponto de vista de classe - querem "as vidas deles de volta". Lutam para que lhes não tirem a sua riqueza e mordomias, a sua - deles - vida. Legítimas, segundo o ponto de vista deles. Mesmo que usem da trapaça e da mentira e da corrupção. Tudo "A bem da Nação" em Governos de Salvação, Conciliação ou Acalmação Nacionais do ps-psd-cds.

"Este não é o meu orçamento porque ... " é uma palavra de ordem que põe a tónica no individual, no "meu" e não no "nós", o "nosso"

Os capitalistas e agrários expropriados na sequência do 25 de Abril 1974/11 de Março de 1975 tb clamavam que aquelas medidas de 6 Governos pré-revolucionários não eram o orçamento deles. Tal como a Constituição da República promulgada em 2 de Abril de 1976 não defende as aspirações mais profundas e os "direitos" dos grandes grupos económicos e financeiros, "expropriados" da vida deles.

Mas a Constituição ainda em vigor incopora(va) as aspirações mais profundas e os "direitos" dos trabalhadores e de amplas camadas do povo português, incluindo a impropriamente chamada classe média e os pequenos empresários do comércio, indústria e serviços.


13 de outubro de 2012  · 

Os "independentes vão e voltam, ou não. Mas não os partidos Os partidos têm um  historial de promessas, de programas, de lutas, de objetivos que depois defendem ou  não. Os partidos podem ser confrontados !

Se a classe dominante tiver "queimado" os partidos que trapaceiramente a defendem fingindo que defendem o eleitorado, a Nação, Portugal, os Portugueses, então faz avançar os independentes. 

Onde vão os "independentes" angariar fundos para as suas campanhas? Que compromissos por baixo da mesa assumem? Que capacidade ou possibilidade individuais têm para contactar ou serem contactados pelos cidadãos ? Para ouvi-los? Para estudar as medidas de governo ou para proporem alternativas ? Quem lhes paga os gabinetes de apoio? E os técnicos ?  Como se podem desdobrar para intervirem nas comissões parlamentares ? 

Acabado o mandato, transitando para as empresas (cujos interesses teriam defendido), que contas o manel ou a Maria prestam ao eleitorado  Servidos oui queimados, outros "independentes" avançarão !

O mal está nos partidos ou estará também  nos cidadãos eleitores que fugindo do PCP ou do Bloco, com a sua abstenção ou voto maioritários,   colocam na Assembleia da República e no Governo, por exemplo, a troika ps-psd-cds  dos grandes grupos económicos e financeiros nacionais e transnacionais.


 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Pois ...
Não vivemos cada um para o seu lado mas sim em colectividade com divisão do trabalho e das funções. Doutro modo ninguém conseguiria (sobre)viver dada a complexidade crescente da sociedade. Ninguém hoje é um faz-tudo ou auto-suficiente.
Cada um contribui com a sua quota-parte individual para o colectivo e é neste que está a satisfação das necessidades individuais. E é na determinação de quais são as necessidades individuais e o que indivíduo espera "sacar" do trabalho colectivo. Aqui começa a distinção entre a solidariedade e o egoísmo. Aqui nasce o desiquilíbrio entre o que o colectivo "produz" e "cria" em bens e serviços e o que o indivíduo quer sacar .. do trabalho alheio, maniual ou intelectual.
Se um grupo de indivíduos [inquestionavelmente organizado em várias frentes] - a classe detentora dos meios de produção e de inConsciencialização Social - é que define as necessidades e o grau de satisfação de amplas camadas/outras classes e camadas sociais, não se trata duma "lamechice" ou duma "pieguice" as pessoas/cidadãos (m/f) esperarem que a sociedade lhes abra o futuro não em função do recheio da carteira mas sim do mérito, das competências, dos sonhos, que só em colectividade e na solidariedade, numa democracia económica, social, cultural e política, podem encontrar campo para se expandirem
Desde que estejamos vivos, quer queiramos quer não cada um de nós é político e faz política todos os dias.
Mordomias e salários obscenos têm os grandes capitalistas. Mas se eu escrever isto, muitos dos que falam contra os deputados e os políticos dir-me-ão que eu sou é um invejoso, pk em vez de trabalhar ando a querer acabar com os grandes empresários ... que nos dão trabalho.
Está-se mesmo a ver que sim. Para além de despedirem, dão-nos trabalho a convencer os ingénuos misturados entre os "mal-intencionados" . Mas que trabalhos ! Porque sacam sempre de outro argumento. Uns, talvez a maioria, por "ingenuidade". Outros porque são de facto fascistas.

O Analfabeto Político
Berthold Brecht
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.


15 de outubro de 2024 
Enquanto o pau vai e vem o regresso acelerado ao 24 de Abril, com a empenhadíssima e activa conivência de Marcelo II, filho de Balthazar e afilhado de Marcelo II, e como resultado das políticas do PS e do PSD, acolitados pelo CDS, desde Nobre Soares, Sá Carneiro e Freitas do Amaral, que pariram esCavacos, Passes de Coelho, Luzio Montenegro, Sócrates, Tó Zés, Costas, PN Santos AM, iéles e os chegas da nossa desVentura! Sem esquecer os que nestes 50 anos neles têm botado o "boto", suicid@ri@mente!

15 de outubro de 2012  · 

Creio ter sido com Jorge Sampaio que se deu a fuga de Durão Barroso lançando Santana~psd / Portas-cds para a frente e matando de seguida a criança ainda na incubadora abrindo caminho ao ps sócrates seguro. Sampaio-PS partiu para a ONU e, dos fugitivos, Guterres PS "refugiou-se" na ONU, Durão PSD sentou-se na UE e Cavaco PSD sucedeu a Sampaio na Presidência da República. O animal feroz do PS SÓCRATES SEGURO, esse não fugiu, mas agora goza dos rendimentos em Paris.

Seguro "resiste" e tenta cativar o Bloco, para ganhar um cheiro de esquerda. Mais pragmáticos, os senadores Nobre Soares Sampaio preferem que Cavaco PSD apadrinhe um governo de salvação conciliação acalmação nacional. a bem dos interesses que a troika representa e defende. 

São tudo Goodfellas / Bons Rapazes


16 de outubro de 2012  · 

Sócrates é o que todos sabemos, mas foi Soares quem iniciou as privatizações e Cavaco quem iniciou o regabofe dos bancos privados como o BPN e o BPP ou as universidades privadas onde não dá auils - ele lá sabe porquê - mas licenciam à Relvas ou à Sócrates este ao domingo, com alunos e turmas fantasmas. Universidades da privada, a encher a bolsa dos cooperantes e a produzir fornadas de licenciados de lápis e papel condenados ao desemprego.

Bancos falidos ou em falência como o BCP Millenium, que privatizam os lucros e socializam os prejuízos graças às troikas internas e externas.

Governantes da troika ps-psd-cds que giram em rodopio entre os órgãos do governo e as administrações de grandes grupos económicos, como Ferreira do Amaral / PSD ou Jorge Cpelho / PS sem esqucer as Portas submarinas do CDS.


16 de outubro de 2013

escreve josé sócrates, do ps que se arroga de esquerda, apoiado por Mário Soares (o tal que elogiava o Governo e Passos Coelho) , que ele, Sócrates "[é] o-chefe-democratico-que-a-direita-sempre-quis-ter" ~~ Coitado do Tó Zé Seguro, para alegria das viúvas e dos viúvos ... de sócrates


16 de outubro de 2024

De repente, após 10 anos a marinar, os grandes "títalos" em defesa dum banqueiro caído em desgraça. "Sic transit, gloria mundi?"

By the way. Que é feito de Sócrates e de Joe Berardo? Há quantos anos estão em banho-maria os lesados do BES, avalizado por Cavaco e pelo BP? Pelo “azar” duns e "sorte" de outros, a comunicação social cai em profundo esquecimento e silêncio?

16 de outubro de 2024

Pimba. Nem houve tempo para piar!

Sem comentários: