Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O quarto do estudante exilado em évoraburgomedieval, no 44 da Rua do Raimundo

* fotos MENS


Para além dos livros, vírus familiar de que sempre vivi rodeado, a mesa e o candeeiro de estudo, uma peça de artesanato madeirense (oferta do meu irmão) que ainda conservo e,  sobre a cómoda,  o gira-discos (comprado no Sertório) e o gravador das sessões musicais que se realizavam no meu quarto, para desespero da hospedeira, tantos rapazes e raparigas sempre enfiados no meu quarto, e uma foto, sobre o armário, que resistiu a todas as invectivas para que eu retirasse aquela "porcaria". Para além da reprodução dum quadro de Picasso.


 Na parede mais um poster "porcaria" que resistiu a todas as invectivas da hospedeira, o do "amor é um pássaro azul no alto da madrugada",
 um Cristo desenhado pelo Camilo, uma foice que encontrei abandonada num monte em Santo Amador (todas estas peças resistiram),  a reprodução dum quadro de Picasso e duas garrafas de bolso de uísque, que comprava nas minhas viagens de avião nas férias grandes, entre Lisboa e Luanda e regresso


Nas paredes uma litogravura de Pavia (adquirida para subsidiar a Campanha Eleitoral da CDE) e as reproduções dum quadro de Van Gogh e duma foto da guerra do Vietname (uma mulher chorando um vietcong morto) e  a reprodução dum quadro de Picasso. Apenas este último não resistiu à usura do tempo. Em nenhuma das fotos aparecem as minhas auxiliares: a Olivetti Lettera 2000 (já no lixo há muito) e a calculadora Facit (que ainda está aqui para um armário)




Caricatura por Carlos Barradas para a Festa de Finalistas do Liceu Salvador Correia (Luanda - 1966) afixada na porta do quarto (foto VN)



.


7º Retrato do pessoal da pensão de Évora


Tenho de interromper que a D.Vitóri já me chamou pela 3ª vez - com inflexões de zangada - e o Aristides deve ir no 2º prato.De resto o coraçãozinho deve estar em trevas, pois hoje uma miúda amiga veio visitar o Aristides e ele mandou a subir. E como era uma miúda toda alegre, nova e de mini saia ... bem, imagino a tempestade que deve ser o sentido de honra e decência da recatada senhora! Se a coisa me não tocasse também dar me ia vontade de rir de tudo isto. Raio de gente que só vê pernas abertas e "poucas vergonhas!" (MCG - 1972.10.17)

10 º retrato do pessoal da pensão de Évora

O quarto é ainda uma enorme desarrumação, especialmente por causa daqueles montes de papéis e resíduos para os quais não se encontra encaixe. Tudo isto porque eu e o João Luís resolvemos dar outra disposição aos móveis. Sempre está melhor e houve variação, embora um pouco marceliana, isto é, estilo "renovação na continuidade" (abrenúncio, o diabo seja cego, surdo e mudo!) Tenho mesmo muito lixo aqui no quarto; amanhã ou depois tenho de fazer uma grande limpeza despejatória. Reparo que o verde das paredes é mortiço e doentio.  Mas além dos aumentos anuais, a D. Vitória não se preocupa com melhoramentos e renovações.(MCG - 1973.03.12)

Verdadeiramente o quarto até parece outro, mesmo atendendo à evolução na continuidade. Que não gostou muito da brincadeira foi a D.Vitória que ficou enxofrada por eu ter posto no corredor a abominável moldura do espelho da cómoda. Ao regressar a casa hoje aquilo estava de novo no meu quarto, arrumado embora num canto. Quando desci a ilustre senhora começou a mandar vir, que aquilo ficava no meu quarto e mais blá blá que me ia enchendo as medidas. Enfim, disse me que me alugou o quarto para dormir e se eu queria uma sala de convívio que alugasse um apartamento. (!) Ah! Ah! Ah! ... e este até tem sido um ano sossegado: pouca gente vem para cá para o paleio e para ouvir música ou estudar como nos primeiros anos, nem as meninas (1) ainda cá puseram os pés, como algumas de outrora, muito menos tendo eu feito qualquer tentativa nesse sentido. Enfim, a gente tem de desculpar os nervos dos outros! (Aquilo deve também ser por causa das fotografias e posters "imorais e contra os bons costumes". " Porcarias e palhaçadas", como doutras vezes desabafou). Mas o problema é que o monstro acima referido não ficará no meu quarto. Vamos deixar arrefecer o copo de água e quando a vozinha estiver menos agreste e o olhar menos sofredor atacarei novamente, desta vez com um sorriso Pepsodent, que doutro modo não vai a ilustre senhora. (MCG - 1973.03.13)
.
Os ares lá por casa andam tempestuosos. Começou já não sei bem porquê, continuou no dia em que paguei a pensão e deve ter piorado ontem: o João e a Maria Antónia estiveram no meu quarto, á tarde, ouvindo música. A D.Vitória não grama o João e uma rapariga lá em cima - ai Jesus, credo, que lá se vai o bom nome da minha casa! Para além disso o João Luís não tem o mínimo sentido das conveniências, o que de modo algum serve para lançar água na fervura. (MCG - 1973.03.20)
.

.
Outro motivo de conversa eram as sessões musicais no meu quarto, onde passava montes de malta, da casa da D. Vitória ou do Instituto, para ouvir a minha discoteca. O Jorge aparecia sempre empertigado, com um lote de discos dele debaixo do braço, para ouvir. Quando se retirava, retirava-se com eles debaixo do braço, insensível aos nossos comentários. Lá deixá-los, isso é que não!
.
As porcarias a que a D. Vitória se referia eram um poster com um casalinho sentado junto a um muro e beijando-se, com o título O amor é um pássaro azul no alto da madrugada. Outro era uma inocente fotografia a preto e branco dum dorso feminino, das nádegas ao pescoço. Um terceiro era uma fotografia retirada duma revista (Paris Match?), salvo erro relativa ao Maio de 68 e mostrando jovens de ambos os sexos sentado no chão dum modo descomposto. Enfim ... Não sei se também incluiria duas fotos coloridas, uma expressiva do rosto da Liz Taylor chorando, do filme Quem tem medo de Virgínia Wolf e outra relativa à guerra do Vietname, com uma mãe chorando com o filho morto ao colo, talvez um guerrilheiro vietcong!
.
.
1 - Hóspedes da casa.

Sem comentários: