Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Solilóquios como (quase) sempre, desta feita em torno a presença e amizade

Victor Nogueira  
1. - Hoje o beduíno sedentário que neste momento sou vai encerrar a tenda do inFaceLook e zarpar para outros portos e marés, sabendo que há mais marés que marinheiras ou marinheiros LOL
há cerca de uma hora ·
.
.
2. -  Para vários gostos, a mesma audição base e calminha a caminho da caminha - Blue Moon inFaceLook :-)

http://contosdiaadia.blogspot.com/2010/10/blue-moon-em-varias-tonlidades.html

contosdiaadia.blogspot.com

*
*
(...)
o
Victor Nogueira Olá Alix, (quase) solitária espectadora participante dos meus shows :-)
.
Das 12 luzinhas verdes, para sete seria especial. Mas estão demasiado entretidas com outros shows LOL
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Alice Coelho eu vejo sempre..."quase" tudo dos meus amigos....todos eles!!! todos sao muito importantes para mim...mesmo que só lhes ofereça o meu sorriso....
há 3 horas 
o
Victor Nogueira Não, não podemos dar atenção a centenas de amigos, virtuais ou não. Quanto muito poderemos ao de leve"ver" sobrevoando por umas dezenas. Mas para mim há mais vida para além deste Mundo de Faz de Conta - porque serei tão céptico, analítico, racional e realista ? - Quando chegar a altura, largarei isto como um asteróide abandonado no ciberespaço com nove blogs. Até lá, vou tratando da vida e das arrumações E nos intervalos, especialmente após o jantar, passo por aqui enquanto faço simultâneamente outras tarefas LOL
há 2 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Alice Coelho e...quem disse que das centenas de amigos...todos sao amigos? uns sao amigos...outros conhecidos....a escolha é sempre minha!!!!
há 2 horas · 
o
Victor Nogueira
Quando me reformei fui ao edifício onde trabalhava e aquilo foi um nunca mais acabar de beijos e abraços, talvez de alívio pk nunca poderia a ser chefe exigente deles. E comentei: "Se morresse amanhã teria um grande enterro, mas daqui a um ...ano dirão: Olha, o gajo morreu e não demos por isso. Ainda bem que não soubemos, pois assim não tivemos de ir ao funeral" Em troca ripostaram-me "La estás tu (ou lá está o doutor) com as tuas/suas brincadeiras." Um dia destes voltarei lá após uma ausência de dois anos para avaliar a festa :-)LOLVer mais
há 2 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaAlice Coelho gosta disto.
o
Alice Coelho maneiras diferentes de sentir e ver as coisas....
se as pessoas nao merecem a minha amizade...simplesmente as ignoro!!!!
há 2 horas · 
o
(...)
o
Alice Coelho apenas quer dizer que se sentir que nao merecem a minha amizade...nem penso mais nelas nem no que pensam ou dizem....nada tem para pensares...é apenas um pensamento e um sentir que partilhei contigo!!!!
há 2 horas 
o
Victor Nogueira As pessaos que trabalham comigo ficam a estimar-me.
há 2 horas 
.
(...)
o
Victor Nogueira Ah! Com as funções que tenho tido ao longo da vida, sempre de exposição,para alcançar os meus objectivos e os daqueles que represento, tenho de evitar criar inimigos e procurar a estima da maioria ! Tenho sempre de procurar dar a volta por cima e encostar o adversário à parede.
há 2 horas · 
o
Victor Nogueira Ou neutralizá-lo. Mas eu sou um resistente não passivo !
há 2 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Victor Nogueira Na Amizade e no Amor pouco acredito. Dizem que sou amigo do meu amigo, mas sou selectivo nas amizades.
há 2 horas ·  
o
Alice Coelho cada um...é como cada qual....todos temos direito a ser como somos!!! só temos de exigir o respeito por aquilo que somos!!!!
há 2 horas ·
o
Victor Nogueira
‎3 das 8 luzinhas verdes fazem-m grandes festas na rua e protestos de amizade mas aqui sou invisível :-) Se precisar, conto apenas com os meus filhos e nem sempre, com a
minha tia-avó e com duas ou três amizades. O resto são lantejoulas !
.
Mas... vamos deixar de falar de mim, Alix. Sabes lá tu se não estou a inventar tudo o que escrevo :-)Ver mais
há 2 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
(...)
o
Victor Nogueira Até mais logo, Alix. Pode ser que um dia nos encontremos por aí, na vida real :-)
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Alice Coelho até logo victor!!!
há cerca de uma hora 
.
.
3.

Victor Nogueira A noite está negra e a lua é um disco prateado, hoje. Mas nesta noite sem estrelas, pois na cidade a luz tapa-las, no mundo do Faz de Conta, podemos imaginar que a Lua é azul, da côr do Sado ! E nós as marionetas. The show must go on ! :-)
http://www.youtube.com/watch?v=Md7a9ZH1Z0M&feature=related

 .

Sem comentários: