Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ainda sobre as pérolas da sabedoria popular


Victor Nogueira 13/10 às 12:31
Desde já ressalvo que não concordo com qualquer destas pérolas do senso comum intuitivo: "as mulheres são burras", "as loiras são burras", "os ciganos são todos ladrões", "quanto mais me bates mais gosto de ti", "o sol gira à volta da terra", "os políticos e os partidos são todos iguais", "eu cá não faço nem me meto em políticas", "os negros são estúpidos", "os imigrantes do Leste são todos mafiosos" "as mulheres são um desastre a conduzir", "é assim porque toda a vida foi assim", and so on Bjo do Kant_O (quase) invisível e por vezes iconoclasta!
.
LM -  13/10 às 12:41  
Ah! AH!
Mas para isso é que a Ciência vem a seguir... a confirmar ou não!
.
E isso é mais preconceito...
.
Sabes, há muitos anos fiz um trabalho; à pressa para ir a Lisboa defender, pela dignificação do "senso comum", tão maltratado pelo conhecimento científico, na cadeira de Sociologia do ISCTE. Apanhei 18 valores e foi muito elogiado pela criatividade e formulação reflexiva... quando estiver em Setúbal, se o encontrar dou-to a ler.
Beijos
.
Victor Nogueira 13/10 às 13:04
Em desacordo e um facto (a tua classificação) nada tem a ver com o outro (o que afirmo, no Mural do Pedro). Mas não sou apóstolo nem difusor da Boa Nova ! :-) Em tempo, quatro citações: - No que respeita aos homens, nem o riso, nem as lágrimas, nem a indignação, mas apenas o entendimento (compreender/perceber)(Espinosa) - Mal com os homens por amor del-rei e mal com el-rei por amor dos homens (Afonso de Albuquerque) - O retrato fiel do que sou deixou-o escrito Gramsci: "Pessimista pela razão, optimista pela vontade.". Está tudo dito. (Saramago) - Sou aquilo que faço e não apenas aquilo que digo (V. Nogueira) Bjo do Kant_O (quase) invisível :-)
.
Victor Nogueira 13/10 às 13:06
E agora vou tratar do almoço pois, como nos dizia na Praça do Giraldo, aquele meu colega anarquista "Adeus, pessoal, que ainda não perdi o hábito burguês de almoçar"
.
LM - 13/10 às 13:12
Pois..mas, por exemplo, já em pequenina eu dizia que mais que as palavras importam os actos, em qualquer pessoa...
Bom almoço,burguês lindo
.

Sem comentários: