Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Saramago e Pilar de Rio

Mural de Cecilia L. R. Barata


 .

Obrigada, Cecília, pela bela foto! A grandeza desta mulher mede-se pela atitude que tomou e que a seguir cito:

"Pensámos em vários momentos conjuntamente. Ele, pedir a nacionalidade espanhola, e eu, a portuguesa. (...) Mas eu recusei sempre que ele pedisse a espanhola", diz a jornalista e Presidente da Fundação José... Saramago. O motivo: "Porque ele é um símbolo de Portugal". Sobre o pedido de nacionalidade portuguesa, revelado pela primeira vez ao diário brasileiro "Globo" e confirmada ao PÚBLICO a 26 de Julho, a viúva do escritor reitera ao DN que a sua motivação foi "emocional. Sem razão. Creio que lhe devo [a José Saramago] isso, ponto."


Foto: Pilar del Rio no funeral de José Saramago a 20 de Junho (Nuno Ferreira Santos)
.
Obrigada, Cecília, pela bela foto! A grandeza desta mulher mede-se pela atitude que tomou e que a seguir cito: "Pensámos em vários momentos conjuntamente. Ele, pedir a nacionalidade espanhola, e eu, a portuguesa. (...) Mas eu recusei sempre que ele pedisse a espanhola", diz a jornalista e Presidente da Fundação José... Saramago. O motivo: "Porque ele é um símbolo de Portugal". Sobre o pedido de nacionalidade portuguesa, revelado pela primeira vez ao diário brasileiro "Globo" e confirmada ao PÚBLICO a 26 de Julho, a viúva do escritor reitera ao DN que a sua motivação foi "emocional. Sem razão. Creio que lhe devo [a José Saramago] isso, ponto." Foto: Pilar del Rio no funeral de José Saramago a 20 de Junho (Nuno Ferreira Santos)
Adicionado há 5 horas · 

*
*
(...)o
Victor Nogueira LOL. Só eu é que hei-de morrer sem encontrar a Pilar da minha Vida :-)
há 4 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
(...)
o
Carmen Montesino Ah, Victor, você... ; - ))))))))))))))
há 4 horas · GostoNão gosto ·
o
Victor Nogueira
É verdade. Devo ser intratável, pois os amores da minha vida passam do êxtase ao ódio e, graças ao meu "savoir-faire" , ficam apenas como simples amizades. Vá lá, ainda não fui lapidado por esta heresia minha. Mas é comovente a foto da Pilar olhando para o Saramago depois de morto. Uma foto que fala mais que mil palavras ou uma biblioteca inteira :-) Mas o que nunca entendi foi ele ter riscado da vida dele a Isabel da Nóbrega. Numa ssssão de autógrafos na Festa do Avante estive para lhe oferecer o texto de que deixo a hiper-ligação, mas depois desisti ! 
.
. 
há 4 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
(...)
o
Carmen Montesino Já li! E o que é mais importante: o corpo ou o espírito ? ; - )
há 4 horas  ·
o
Victor Nogueira
A "essência". Muitas vezes, Carmen, somos enganados pela "aparência". Só o tempo e a convivência permitem separar as águas. Nesta virtualidade que é a internet em que navego desde há 15 anos,quem sou eu para quem me lê ? Para uns a ilusão da imagem que surge pelo que escrevo, para outras as mãos com que escrevo, para outras a minha voz. A minha filha em adolescente comentava como podia um pai que escrevia coisas tão lindas - e os meus filhos tb escrevem muito bem - dizia a Susana, como um tal escritor podia ser tão seco, duro, frio e distante. Ou, segundo um amigo meu, apesar do meu ar acolhedor, em torno de mim traço um círculo para cá do qual não permito que as pessoas entrem. Talvez porque nunca tenha encontrado uma Pilar e sempre procurei que os outros tivessem asas para voar, mesmo que para longe de mim. Sorry, estou a escrever demais. Não te esqueças que sou o malabarista do verbo bordejando a chama 
.
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaCarmen Montesino gosta disto.
o
Victor Nogueira
.
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaCarmen Montesino gosta disto.
o
Carmen Montesino Obrigada, Victor! Um belo texto, comme d `habitude ; - )
há 55 minutos ·
o
Victor Nogueira Carmen - Tenho uma vaga sensação que aqui as minhas notas foram como pegadas de elefante numa loja de porcelana.
há 11 minutos ·
o
Victor Nogueira
Em despedida definitiva deixo duas hiperligaões e uma citação
.
http://daliedaqui.blogspot.com/2010/06/discurso-na-academia-sueca-ao-receber-o.html
.
http://kantophotomatico.blogspot.com/2010/06/ainda-saramago.html

- Somos todos uns pobres diabos,...mesmo os génios. A ironia utilizo-a sempre não como um truque, mas como alguém que estivesse dentro de mim e me fosse dizendo "não te iludas" (Saramago)
há cerca de um minuto · 
#
Carmen Montesino Bom dia, Victor!
Não entendi o comentário anterior !
há 4 horas · 
#
Carmen Montesino Victor, nunca haverá palavras para lhe agradecer tudo o que a sua Amizade me tem oferecido! Um lindo dia e um beijo !
há 4 horas ·   ·
#
Victor Nogueira
Neste post de silêncio e homenagem que é este da Cecília,tudo o que escrevi e que mereceu as tuas gentis réplicas, deveria ter sido escrito noutro local. Se leres o que atrás está registado, trata--se praticamente apenas duma conversa entre nós os dois, com uma breve aparição inicial da Cecília e com uma passagem acidental pela minha mão pel'O Tempo das Cerejas, do Vitor Dias. Gosto do post e da foto, embora mais da que o  meu camarada Vitor Dias publicou, Mas há um tempo e um lugar para dizermos as coisas sem dar lugar a equívocos. Bjo pela tua gentileza e à Cecília pela homenagem a Pilar, que a Saramago "deu" uma vida de afecto que para ambos se tornou numa vida que para ambos valeu a pena ter sido vivida !
há cerca de uma hora
.
.

Sem comentários: