Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O saber e a acção !


José Pedro Namora
Não se pode resistir sem ter ideais. Não se pode resistir sem ter sentimentos. José Casanova
há cerca de uma hora · 

*
*
Jose Anselmo Durão Duarte, Partido Comunista Povo Galego, Ricardo Cardoso e 46 outras pessoas gostam disto.
*
o
João Paulo Fonseca Resta acrescentar que não é possível actuar com eficácia sem ter racionalidade e frieza por cima dos sentimentos.
há 17 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaMaria Antunes gosta disto.
o
José Pedro Namora Por mim, não acrescentaria isso. E parece que o nosso Damásio, cientista, também não.
há 8 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaLurdes Martins gosta disto.
o
Lurdes Martins
João Paulo Fonseca, permita-me desafia-lo para constatar que a maioria dos resultados científicos decorre do ante-saber "intuitivo", o chamado senso comum, conhecimento/observação apriorístico que tem a verdadeira função de comando sobre a ...teoria e, consequentemente, sobre os resultados. Ainda sobre estes, não deixa de haver sempre um olhar "emocional"
.
Por isso também a gigante diferença entre "conhecimento" e "sabedoria". Se aquele valesse mais que esta, o mundo estaria melhor, não acha?
.
Nem ainda o António Damásio descobriu onde se situa, no cérebro, a sabedoria, sobretudo a daqueles que, isolados numa qualquer serra séculos distante da intelectualidade citadina, a detém e, ainda por cima, são felizes...
.
Será a Natureza? A Natureza do Homem em sintonia com a natureza da Natureza? O respeito e aceitação de um pela outra? O "Vivam apenas" do grande José Gomes Ferreira?
.
Desde novinha que me fazia confusão o "penso, logo existo", sempre fui mais para o "sinto, logo existo". Agradeço aos cientistas que me pacificaram através das suas investigações...
...enquanto sentirmos estaremos salvos, acho.
.
Sintam! Por favor, sintam! O quê! Sintam! No mínimo, sintam-se...bem! Pois que, se soubermos ser felizes, havemos de vencer!
há cerca de uma hora ·
o
Victor Nogueira
O coração tem de ser temperado pela razão (raciocínio/inteligência). A intuição pode por vezes ajudar, mas por detrás dela está está sempre a observação e nunca contra a razão :)
.
Lurdes, a meu ver os conhecimentos nascem da observação na e da prática, nesta se fundamentam e por esta são validados. Errando se aprende desde que do erro se saibam tirar as conclusões certas :-)
.
A ciência não nasce duma intuição mas da observação e da experimentação !
há 4 minutos ·
.
.
.

Sem comentários: