Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 5 de outubro de 2010

D'os Livros e da sua (des)arrumação




Victor Nogueira Acabei de arrumar a secção de poesia. Segui-se-á a da banda desenhada e depois as dos restantes livros que enchem esta casa. É uma tarefa aborrecida, mas assim não sei onde tenho os livros, depois da desarrumação das obras Seria mais feliz se fosse analfabeto ? :-)
há cerca de uma hora · Comentar · GostoNão gosto

*
*
Carmen Montesino, Odete Maria Botelho Botelho e Maria Guilhermina Rosa Abreu gostam disto.
*
o
Maria Guilhermina Rosa Abreu
Lol, talvez, quem sabe?... Os índios não se queixam da falta de livros. Olha, o meu problema é já não saber onde encafuá-los. Por mim, todos os que são ínúteis por não serem obras primas já tinham desaparecido daqui, mas vivo com um colecci...onador que compra e guarda tudo e lá ando eu a comprar e montar estantes e encher roupeiros com livros que ninguém lê, que é o que me irrita. Também os arrumo por géneros e custa muito quando já não cabem nas estantes e arrebentam cas prateleiras. Quando posso, desfaço-me dos que não gosto, há sempre alguém que os quer e fico com mais espaço, que nunca chega. Beijo, cota, vai devagar e selecciona, se puderes.
há 45 minutos ·
o
Victor Nogueira Pois. Ainda hoje trouxe mais um carrego do alfarrabista. E como os coloco por ordem alfabética do autor, lá tenho de fazer re-arrumações em cadeia. Já conheces esta enorme biblioteca que se espalha pela casa toda, com excepção das casas de banho e das varandas da sala e da cozinha. Que falta faz um sótão ! Ás vezes deito apontamentos pessoais, papéis, revistas e jornais fora, alguns históricos, e depois fico com pena de não ter um sótão :-) Mas, embora goste do Alberto Caeiro, não lhe herdei a alma !
há 35 minutos · 
o
Maria Guilhermina Rosa Abreu Se quiseres, posso emprestar-te um sótão que eu mesma não posso usar porque só ando a pé e de transportes públicos. Comprei uma casa enorme que não visito, aluguei-a recentemente, mas tem lá muito espaço para guardar coisas em segurança. Se quiseres lá ir, dou-te a morada e deixas o que quiseres selado com nome de dono e herdeiros, com a certeza de que esta criatura não abrirá coisa nenhuma, tomara ela manter-se dona de si mesma.
há 20 minutos · 
o
Victor Nogueira
Mas depois não posso tê-los à mão qd quiser lê-los. LOL De qualquer modo grato pela oferta, embora me fizesse mais jeito uma ajuda para arrumá-los. Quanto aos herdeiros dos livros e colecções, será uma biblioteca se chegar a fazer testament...o. Bem se escandalizam o Rui e a Susana, dizendo que não, que ficam com eles e não os deitam fora ou vendem ao desbarato. Sim que os meus filhos herdaram o vírus da família e têm já avantajadas bibliotecas :-) Quando chegarem à minha provecta idade, oh teen, tomara eles terem espaço para os deles quanto mais para os meus ! Quem neste momento "devora" a minha biblioteca é am inha mãe, que passa o dia a ler !
há 13 minutos
.
.

Sem comentários: