Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Em conversa com os meus botões (12) - The Invisible Man & ET

Magrite - A Máscara
.

0 - Quem vê as palavras e sabe lê-las? E quem vê e sabe, o que Vê e Sabe?


.


(The Invisible Man & ET)


.


1 - Desculpa-me, mas há outra perspectiva: estás viva e por isso tens de respirar, isto é, de expirar e de inspirar.


.


Bjo grande do


The Invisible Man & ET


Victor Manuel :-)


.


2 - Bem, eu gosto de sentir a água do chuveiro a escorrer pelo meu corpo, das bátegas de chuva ou das ondas a baterem-me no rosto ou do repouso que sinto a lavar louça com água a escorrer da torneira. Bem sei que é anti-ecológico e prosaico


.


Bjo do Homem Invisível aka Victor Manuel :-)


.


3 - Pk perguntas isso? De que loucura falas?


.
A «Loucura» de que posso falar é que a a amizade e a solidariedade, a verdade, não se encontram nesta treta do hi5 ou de qualquer outra «rede» social de «amigos/as», a maioria deles simples ´«máscaras»ou girando em torno de salamaleques. Salvo raras excepções que confirmam a regra!
.


Bjo do Invisible Man and ET.:-)


.


4 - «Caminhante, caminhando se faz o caminho» Com o coração e a razão !


.
E as mulheres?


.
Bjo e Amizade
Victor Manuel
.


5 - Não sei usar os grafitti nem fazer «rendilhados» pelo que te deixo apenas um bjo como se fora um pássaro a voar por entre as núvens ;-)
.


Mexer no almofariz com umas pitadas da amizade e do sorriso do Kant_O


.


6 - Uma poalha dourada de pó cintilante e ...


.
«Caminhante, Caminhado se faz o Caminho» ou a Estrada de Santiago. Para quem acredita, Deus ajuda, mas sem uma forcinha da nossa parte ... pouco se alcança!
.


Bjo :-)


.
Victor Manuel


.


7 - Apenas? As mulheres são a maioria e sujeitam-se à opressão da minoria dos homens por cuja «educação» também são responsáveis.


.
No ser «mulher» a embalagem exterior não é mais importante, mas sim o valor e beleza ... interiores. Nem ser Maria-vai-com-as-outras,


.


Bjo


VM


.


8 - São? Somos? Que é a falsidade? Que é a verdade?


.
Bjo
VM


.


9 - Não, a não ser minimizar os estragos e seguir em frente, pois até há santidades criminosas, como o Santiago Mata Mouros ou de Compostela. :-)


.
Bjo
VM


.


10 - Na cidade vêm-se poucas estrelas mas se fores para o campo, longe da luminosidade das povoações, ficarás maravilhada com o céu cheio de estrelas. Falo com saber de experiência feita e vivida :-)


.
Há um poema meu em que falo disso.


.
Bjos
Victor Manuel


.


Sem comentários: