Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Estados de Espírito

 
.
O Pensador de Auguste Rodin
.

O tópico foi alterado para Bocejando ...
. 

22/Jan 0:26
O tópico foi alterado para Viva quem Vive !
Ana diz:
27/Jan 0:46
Bom remédio,ires deitar-te :(
.
.
irene diz:
27/Jan 10:35
gostei muito da musica
obrigada beijos grandes
.
irene diz:
27/Jan 20:40
.
ola amigo, não escreves para um fantasmas eu existo claro que na net é uma imagem virtual mas sou eu, quando for a portugal gostaria muito de te encontrar 1º para te conhecer 2º para dialogar contigo porque adoro o teu espirito e tuas frases.
beijos amigo
p.s. se tu aceitares de me encontrar claro..
.
Victor diz:
27/Jan 21:40
Combinado, Irene :-)
.
.
KRISTINA diz:
28/Jan 22:11
hummm és mau para mim...tb não te dou um beijo, só para o teu netinho que adorei e não é mau. Adeus
.

Victor diz:
22/Jan 1:17
Gracias, Ana :-)
.
.
yolanda diz:
23/Jan 0:41
Viva,quem vive e deixa viver, como tu meu amigo,bj
.
Victor diz:
23/Jan 0:44
Gracias yolanda e bjo deste Kant_O :-)

Alentejano diz:
23/Jan 8:46
E nós ca estamos ,sãos e salvos!!
.
Victor diz:
23/Jan 11:38
Sim,António, Gracias a la Vida :-)
Abraço
Victor
.
.
irene diz:
23/Jan 21:18
ola amigo, tenho mao feitio é verdade que este hi5 de vez enqunato descarilha !! e me faz sair fora de mim

beijos
.
Victor diz:
23/Jan 21:42
Olá, Irene :-)
.
irene diz:
24/Jan 21:31
sera que se vive?? ou não passara de uma ilusão???
.
Victor diz:
24/Jan 22:48
Ai, Irene, estarei a escrever para um fantasma? Quando vieres a Portugal e nos encontrarmos podes beliscar-me com delicadeza e eu a ti para verificarmos a realidade do que somos LOL
Bjo do Kant_O :-P
.
Ana diz:
25/Jan 3:39
Bom dia! Muito bom ser vivo e viver! Tristeza para os que partem! ...Depende !Se forem de férias ! Nem que seja para o Japão!Encostados ño avião!!!. ..xuac:(
.
Ana diz:
25/Jan 4:44
Bateu-me a saudade! E vim aqui parar ! Não sei como ,nem porquê ! Mas neste cantinho ,lindo de PortugalAqui eu vim parar ,agora vou visitar ! este lindo jardim,que é meu Portugal!Será ??? Que ainda é ? Na situação em que ele se encontra? Mas penso que sim,porque estão a emigrar!!!!...xuac ,porque agora vou para o banco do jardim, como os alentejanos!Que muito prezo! xuac.:(
.
.
KRISTINA diz:
26/Jan 11:44
Com que então um homem de esquerda rendido ao capitalismo?...Mas a tua ideia não é descartável...vamos pensar nisso. Beijinhos para ti ...e muitos miminhos para o teu netinho fofo e lindo.
.
.

Sem comentários: