Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um dia a dia cinzento, de Inverno !

.
[02-03-2010 15:36:53] Victor Nogueira: Nogueira é o nome da árvore que dá nozes
[02-03-2010 15:37:08] Victor Nogueira: e silva dum arbusto que dá amoras
[02-03-2010 15:37:34] Victor Nogueira: Victor significa vencedor e Manuel «Deus contigo»
[02-03-2010 15:38:05] Victor Nogueira: Rui é diminutivo de rodrigo=guerreiro
[02-03-2010 15:38:23] Victor Nogueira: e Pedro «feito de pedra»
[02-03-2010 15:38:46] Victor Nogueira: Susana significa lírio ou linda flor.
[02-03-2010 15:42:31] Victor Nogueira: é um nome bíblico
[02-03-2010 15:42:49] Victor Nogueira: e Judite significa «judia»
[02-03-2010 15:44:18] Victor Nogueira: Li que houve muitos judeus e ciganos que foram mortos pelos nazis e pelo regime fascista na Hungria durante a II Guerra Mundial
.

[02-03-2010 15:55:37] Victor Nogueira: Está outra vez a trovejar e agora é mais perto
[02-03-2010 19:54:53] Victor Nogueira: Já fiz o electrocardiograma e depois fui às compras
[02-03-2010 19:55:20] Victor Nogueira: Cheguei agora e estou cheio de calor
[02-03-2010 19:55:36] Victor Nogueira: Continua a dor aguda no dente
[02-03-2010 19:55:57] Victor Nogueira: Tenho de tomar paracetemol :(
.
[12:45:44] Victor Nogueira: Chove chuva miudinha e o céu está cinzento
[12:47:20] Victor Nogueira: Hoje é dia de vir a empregada de limpeza e às 14h a enfermeira para dar a injecção à minha mãe
[12:48:20] Victor Nogueira: Com esta chuva não me apetece ir fazer o RX pois  ficarei todo molhado
[12:48:41] Victor Nogueira: Pode ser que entretanto a chuva passe
.
[14:31:31] Victor Nogueira: A enfermeira Inácia já veio dar a injecção à minha mãe
[14:32:14] Victor Nogueira: Continua a chover chuva miudinha e o céu continua cinzento
[14:32:54] Victor Nogueira: Daqui a pouco chega a D. Celeste, a empregada de limpeza
[14:33:31] Victor Nogueira: Se continuar a chover não vou fazer o RX pois não quero ficar todo molhado
[14:34:35] Victor Nogueira: O  almoço está a aquecer no micro-ondas: massa bolonhesa = massa com carne picada
[14:35:04] Victor Nogueira: Estou cheio de sono
.
[14:37:03] Victor Nogueira: Um dia destes tenbo de pedir ao Rui para ir comigo ao correio
[14:37:44] Victor Nogueira: São tantos livros que pesam muito que não devo carregar por causa da mão
.
[14:41:36] Victor Nogueira: Na próxima 3ª feira tenho consulta no hospital particular de Setúbal com o neuro-cirurgião Álvaro Lima e vou falar-lhe no síndroma do canal cárpico para ver como resolver  esta doença, que deve ser de teclar muito depois da operação à vértebra cervical que ficou lesionada quando caí em Abril do ano passado
.[14:49:26] Victor Nogueira: Não sei quantos livros tenho, talvez sete mil e continuo sempre a comprar livros e filmes
[14:52:24] Victor Nogueira: Eu herdei muitos livros do pai da minha mãe e do meu tio José João
Mas o meu pai apropriou-se da minha herança dos  livros do meu irmão e do irmão da minha mãe, apesar de saber que eram para mim. Também se apropriou dos discos e obras de escultura, pintura e fotografia do meu irmão.
[14:54:00] Victor Nogueira: E o Rui e a Susana também têm muitos livros e CD's e DVD's de filmes e de música, como eu
[14:55:57] Victor Nogueira: Tenho muitos discos de vinil e herdei todos os do meu tio José João, mas
.[15:03:10] Victor Nogueira: A Susana ficou com os meus filmes VHS pré-gravados, centenas de bobines
[15:06:49] Victor Nogueira: Mas deitei fora centenas de cassetes de VHS de filmes gravados da Televisão, mas não tinha onde arrumá-los nem tempo para escolher.

.
[15:18:25] Victor Nogueira: vou almoçar
.
[18:32:26] Victor Nogueira: Estive a dormir, pois chovia e estava em dia não!
[18:33:10] Victor Nogueira: Agora vou buscar os jornais e ainda tenho de fazer os recibos de Março para a cobradora
.
[19:30:19] Victor Nogueira: Cheguei agora da rua onde fui buscar os jornais
[19:30:38] Victor Nogueira: Vou agora fazer os recibos para levar à Cecília
.
.

Li dum fôlego um livro da colecção Autores lusófonos: Kikia Matcho, dum escritor guineense, Filinto de Barros. É completamente diferente dos do Mia Couto, do Pepetela ou do Agualusa. Mostra o desencanto dos homens da Luta, abandonados e esquecidos pelos novos senhores corrompidos, mas na perspectiva dum sincretismo religioso entre o ateísmo marxista, o animismo, o catolicismo e o islamismo.
.
O Correio da Manhã, o jornal recordista crescente de vendas, continua  os exercícios mórbibos sobre assaltos, crimes violentos, e agora continua a dar o «minuto de glória» póstuma publicando as fotos dos mortos nas cheias da Madeira.
.
Recomecei a comprar o jornal de referência que é o Público, supostamente dirigido às camadas instruídas e alta, mas os comentários dos  leitores são dum primarismo atroz anti-comunista. Prefiro ler o Público on line onde não tenho de andar à cata do que me interessa!
.
Embora dirigido às camadas populares, as opiniões dos leitores do Correio da Manhã têm mais nível! Ironias dos «leitores»!
.
.

Sem comentários: