Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais ou menos outro dia

.
Está  muito calor, as obras no prédio estão quase concluídas (...)
[14:54:10] Victor Nogueira: Gosto de conduzir o Ford novo, mas ando triste e aborrecido com a vida que (não) levo
[14:54:45 | Editado 14:55:09] Victor Nogueira: As obras no Mindelo devem ficar concluídas no final deste mês
[14:58:03] Victor Nogueira: O Sérgio deve lá ter ido hoje, levar os novos  sanitários para a casa de banho e as torneiras para esta e para a cozinha
[14:58:39 | Editado 15:05:11] Victor Nogueira: Vou recuperando da mão direita, mas devia fazer também fisioterapia mas está muito calor
[14:59:38 | Editado 15:03:02] Victor Nogueira: Perdi os óculos novos de ver ao longe e tenho de ir à Polícia - secção dos Perdidos e Achados - para ver se  estão lá
[15:02:48 | Editado 15:04:17] Victor Nogueira: Por causa das avarias no pc ainda não fiz os recibos deste mês,  pois não conseguia entrar no disco de backup. Já resolvi o problema com o velho MS-DOS, cujo volumoso manual tinha guardado quando comprei o primeiro pc, um 386 com o Windows 3, com o qual era entregue
(...)
[16:15:34 | Editado 16:16:26] Victor Nogueira: Tenho as plantas todas na sala, por causa das pinturas, pois pintaram a varanda da sala, que é a única que não está fechada com vidraças de correr
[16:17:08] Victor Nogueira: O meu almoço foi arroz de marisco que tinha cozinhado ontem
[16:17:29] Victor Nogueira: Tenho de ir sair mas  está t anto calor que não me apetece
[16:18:09] Victor Nogueira: Os meses de Julho e Agosto são muito quentes
[16:18:59] Victor Nogueira: Quando trabalhava marcava férias para a última quinzena de Agosto e o resto para o Outono
(...)
[16:21:47 | Editado 16:22:24] Victor Nogueira: Na 1ª semana de Agosto ia sempre à Festa do Avante, que dura um fim de semana, organizada pelo PCP, mas há dois anos que não vou pois o recinto - a Quinta da Atalaia - é muito grande - fica à beira dum braço do rio Tejo, o Rio dos Judeus, mas canso-me agora com longas caminhadas a pé
(...)
Já jantei - bacalhau à braz comprado no Rei dos Frangos - as donas fazem-me sepre uma grande festa pois era lá que ia com prar refeições quando estive numa casa alugaxda enquanto se faziam obrfas nesta.
Ao mudar o plano da PT ofereceram-me um telemóvel e agora passo a fazer as chamadas do fixo para a Optimus com 50 % de desconto.
.
A  vaga de  calor sufocante  continua e nem o ventilador ligado ameniza o ambiente e faz evapora as gotículas de sujor que me encharacam todo o corpo!  É demais !
.
.

Sem comentários: