Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bibliofilia

* Victor Nogueira
.
.

[19:58:44] Victor Nogueira: Saí depois de almoço para tratar de vários assuntos e só cheguei agora, pois passei pelo alfarrabista e como hoje quem lá estava era o senhor Diogo e não a mulher ou um dos filhos,  as horas passaram na conversa sobte história e política.
[19:59:22 | Editado 19:59:46] Victor Nogueira: Como já não era tempo para cozinhar passei pelo pronto a comer e agora vou jantar.
.
Para além de alguns exemplares soltos da revista "Arquivo Nacional", comprei alguns duma revista "Século Cómico", em que um dos ilustradores é Stuart Carvalhaes com Quim e Manecas. São duas revistas distintas, ambas do 1º quartel do século XX, uma delas "séria", republicana e jacobina, a primeira,  outra humorística e no mínimo anti-bolchevique, a segunda, cujas ilustrações me fazem lembrar o jornal infantil "Senhor Doutor".
.
Já há umas semanas atrás, na Feira das Antiguidades e Velharias, que quinzenalmente se realiza em Setúbal na Avenida Luísa Todi comprara três volumes encadernados, dois da revista "O panorama - jornal litterario e Instructivo da Sociedade Propaganda dos Conhecimentos Úteis" de 1841 e 1842, e um de "A Volta ao Mundo - Jornal de Viagens e de Assumptos Geographicos", de 1883. Qualquer deles é amplamente ilustrado e o último publica a obra de Serpa Pinto "Como eu atravessei a África"
.
.

Sem comentários: